Categories
Turismo

Ingressos geralmente não incluídos em pacotes de turismo no Egito: quais são e quais os motivos


Para facilitar a vida dos turistas, pacotes de viagem ao Egito incluem bilhetes de entrada das atrações históricas a serem visitadas. Três exceções costumam aparecer, causando certas dúvidas. Hoje eu venho explicar isso. Saiba quais são as exceções e por que elas acontecem.

Bilhetes de entrada no Egito: três exceções

Grandes Pirâmides

Ingresso para entrar na Grande Pirâmide de Gizé
Meu ingresso para entrar na Grande Pirâmide de Gizé.

Está incluído o bilhete para entrar no gigantesco complexo das Grandes Pirâmides e da Esfinge. Mas quem deseja entrar em uma das Grandes Pirâmides precisa comprar ingresso à parte, lá mesmo na fila de entrada, direto na bilheteria oficial.

Faz sentido isso. Entrar nas Grandes Pirâmides é uma aventura incrível, inesquecível, do outro mundo, mas exige cuidados. Há riscos no interior, e a pessoa não pode sofrer de problemas de locomoção, nem cardíacos, nem respiratórios, muito menos claustrofobia. Mesmo que não sofra nada disso, no último momento ela pode não ter coragem de entrar. Assim, se o valor do bilhete extra estiver incluído no pacote de viagem, será um gasto à toa.

Dica — Não deixe para decidir isso quando estiver bem diante das Grandes Pirâmides. Tome a sua decisão antes de entrar no complexo, ainda na fila de entrada. Por quê? Para entrar no complexo das Grandes Pirâmides e da Esfinge, os turistas enfrentam uma fila para bilhetes e para verificação de segurança. Um acesso que até pode ser demorado. Depois, caminham vários metros até chegar às Grandes Pirâmides. Para poupar tempo, por questões logísticas, até porque sítios arqueológicos não ficam abertos o dia todo, comunique a seu guia de turismo, durante a fila de entrada (ou antes), o interesse em entrar em uma das Grandes Pirâmides. Se deixasse para comunicar isso quando estivesse diante de uma pirâmide, seria necessário voltar todo o caminho, voltar ao início da fila, comprar o bilhete, passar por verificação de segurança novamente, subir de novo todo o caminho.

Museu do Cairo

Entrada do Museu do Cairo
Entrada do Museu do Cairo

O ingresso ao interior do Museu do Cairo deve estar garantido no pacote de viagem. Mas lá dentro nós encontramos a Sala das Múmias Reais.

A entrada nessa intrigante sala é opcional, mas eu recomendo vivamente. Vigiada e climatizada, ela abriga múmias de enorme importância, como a da Rainha Hatshepsut — cujo templo mortuário você deve conhecer em Luxor, geralmente na fase do cruzeiro no Nilo.

Você pode comprar o bilhete em um balcão perto da sala.

Vale dos Reis

Tickets extras para a tumba de Tutancamon e para a tumba de Ramsés VI

Também incluído no pacote, o ingresso para o Vale dos Reis dá direito a visitar três tumbas. Claro que todo mundo pensa que uma das três será a tumba de Tutancamon. Mas o governo, esperto, sabe disso, e diz que essa escolha não faz parte daquelas três. Para Tutancamon, é preciso pagar um bilhete extra, lá mesmo na entrada do complexo.

Não há dúvida de que vale muitíssimo a pena. Afinal, é Tutancamon. Parte do sarcófago está lá. E prepare-se para ficar maravilhado com o colorido dos desenhos nas paredes. Além disso, o próprio Tutancamon continua ali. Quero dizer, a múmia dele (ainda bem, porque se fosse o próprio ainda vivo todo mundo ia sair de lá correndo).

Dica — Tutancamon é celebridade. Não há quem não queira entrar na tumba dele. Mas não deixe de entrar na tumba de Ramsés VI, que também exige ingresso à parte (observe a foto acima). É uma das tumbas mais belas e mais impressionantes de todo o vale.

Três exceções, três grandes emoções no Egito. Eu espero que você viva todas elas!

By GLAUCO DAMAS

Moro em Portugal. Atuo como autor desde 2001. Publiquei livros infanto-juvenis, inclusive pela Editora Saraiva. Em 2013, surgiram o primeiro livro técnico e o primeiro guia de viagem.

2 replies on “Ingressos geralmente não incluídos em pacotes de turismo no Egito: quais são e quais os motivos”

Deixe um comentário