Categories
Variedades

Livro “Papo de Viagem”: diversão e cultura para os amantes do turismo

Livro Papo de Viagem
Livro “Papo de Viagem & Outras Histórias de Bar” traz histórias curiosas e cômicas.

Turismo é um [delicioso] vício. Viagens ampliam nosso horizonte, enriquecem nossa cultura. Vivemos aventuras, descobertas, paixões, delírios.

Todo turista que se preze tem histórias cômicas para contar. Um simples mal-entendido, um gesto inadequado, uma situação de risco que nos faz rir mais tarde.

Tenho uma lista enorme de histórias engraçadas. Boa parte delas aconteceu no Egito.

Um exemplo. No Cairo, perto das Grandes Pirâmides, fui seguido por um menino que insistia em prestar algum serviço em troca de “gorjeta” (situação comum por lá). Depois de uns cem metros de “perseguição”, dei um basta mais firme. O menino afastou-se magoado. Ele tinha visto uma pequena bandeira do Brasil estampada em meu chapéu (na época dessa viagem, eu ainda morava no Brasil). Já distante de mim, gritou: “Brazil NO GOOD! I tell EVERYBODY!”.

carinhafelizUns dias depois, fui de camelo até um povoado núbio. Eu já tinha visto muitos camelos, mas aquela era a primeira vez que eu usava um como transporte — sentia pena dos maltratados animais. Minha irmã subiu em um. E eu, diante do outro: “É seguro? Este é tranquilo?”. O guia garantiu que sim. E disse que o camelo da minha irmã na verdade era fêmea e chamava-se Caramelo. Coisa bonitinha! E o meu camelo? “Ah, esse é o Rambo“.

No Vale dos Reis, vivi duas das situações mais cômicas. Ao entrar na primeira tumba, soube que era proibido fotografar. Deixei a câmera na entrada. Mas eu ainda tinha o meu telefone… Peguei para fotografar disfarçadamente. Ah, espere! O aparelho ia fazer barulho durante os cliques! Eu não podia configurar o sistema para cancelar o som; chamaria a atenção se fizesse isso. Então, num acesso de loucura, decidi ter uma “crise de tosse” lá dentro. Cada tosse, um clique. Minutos depois, diante do túmulo, vi um egípcio com uma lanterna. Ele iluminava o interior para os turistas e pedia gorjeta (baksheesh). Mas eu, preparado, tinha uma lanterna. Iluminei eu mesmo, e o homem limitou-se a apontar alguma coisa lá dentro (que eu não vi). Ao sair dali, fui abordado por ele. Queria gorjeta. Mas eu havia usado a minha lanterna. “Ah, mas eu usei meu dedo para apontar um local para você.”

Ouvir histórias cômicas de viagens é entretenimento garantido. Acabo de contar quatro. Percebe como a gente se envolve e deseja mais? Além da diversão, absorvemos experiências de outros para as nossas próximas viagens. Já pensou se alguém fizesse um livro com histórias assim?

Livro Papos de Viagem

Janaína CalaçaClarissa Donda pensaram nisso. Para nosso prazer, publicaram o livro Papo de Viagem & Outras Histórias de Bar.

As duas têm um amplo histórico em turismo. Janaína é autora do blog Jeguiando; Clarissa é do blog Dondeando por Aí. Somadas as experiências, eu aposto que daria para elas fazerem volumes 2, 3, 10, 200 do livro.

As autoras nos brindam com uma reunião de histórias e “causos” divertidos (oba! inclui o Egito!). A publicação propõe mesclar os tradicionais guias de viagem aos relatos pessoais dos “travel books”. Cada crônica, passada em um lugar e envolvendo um evento diferente do mundo, é seguida por um mini-guia, que reúne informações necessárias para o leitor conhecer melhor o destino ou serviços abordados. Sites, descritivos e informações técnicas importantes sobre os destinos complementam a parte informativa. Para completar a proposta, a publicação possui conteúdo crossmedia: cada texto é acompanhado de um QR Code, que, lido por smartphones ou tablets, direciona os leitores ao blog das autoras, onde poderão encontrar mais informações e dicas especiais para montar sua viagem.

Para saber mais (e comprar o livro), visite www.papodeviagem.net.br.

Papo de Viagem & Outras Histórias de Bar

204 páginas

Editora Patuá / Papo de Viagem

By GLAUCO DAMAS

Moro em Portugal. Atuo como autor desde 2001. Publiquei livros infanto-juvenis, inclusive pela Editora Saraiva. Em 2013, surgiram o primeiro livro técnico e o primeiro guia de viagem.

2 comentários a “Livro “Papo de Viagem”: diversão e cultura para os amantes do turismo”

Deixe um comentário