Categories
Turismo

Ótima loja de produtos de alabastro (e outros materiais) em Luxor, Egito

turismo no Egito coloca-nos em contato direto com materiais que os antigos egípcios usavam frequentemente para construir templos, tumbas, peças de decoração, entre tantos outros itens. Eles eram mestres em manusear mármore, alabastro, calcário, granito, etc.

Por causa disso, é uma tradição visitar, durante a viagem, pelo menos uma loja que venda produtos feitos com esses materiais. Tudo extraído no próprio país e manipulado por artesãos locais, de acordo com as superantigas tradições.

Em minha viagem mais recente ao país, descobri uma das melhores lojas do gênero. Fica em Luxor, muito perto do Vale dos Reis e do Templo de Hatshepsut.

Loja de produtos de alabastro (e outros materiais) em Luxor

 

Loja em Luxor

A loja é a Hatshepsut For Alabaster.

A fachada é simples, mas com pinturas que captam nossa atenção imediatamente. À esquerda da entrada, visitamos uma pequena sala onde artesãos mostram aos turistas como eles trabalham as peças de alabastro — a especialidade da casa. São verdadeiros artistas por darem formas tão belas a peças extremamente duras.

Depois de uma pequena apresentação, cruzamos a porta de entrada e descobrimos uma loja enorme, bonita, bem organizada, com uma quantidade tão grande de produtos que nem sabemos para onde olhar primeiro. Precisamos de ajuda para entender tudo aquilo — e somos atendidos por funcionários muito simpáticos, inclusive pelo proprietário, Mohammed Hassan Ahmed Galal, que se esforça pela atenção aos clientes.

Loja de produtos de alabastro (e outros materiais) em Luxor

Loja de produtos de alabastro (e outros materiais) em Luxor

Loja de produtos de alabastro (e outros materiais) em Luxor

(Artigo continua após este recado.)
Turismo no Egito? Conheça o Meu Egito. Eu mesmo, G. DAMAS, lá recomendo os melhores guias de turismo egípcios — aqueles em quem eu mais confio. Em um destino exótico e complexo como esse, a sua viagem está nas mãos dos guias. Por isso, tenha preocupação com qualidade. Para saber mais, siga depois AQUI.

Loja de produtos de alabastro (e outros materiais) em Luxor

Loja de produtos de alabastro (e outros materiais) em Luxor

Loja de produtos de alabastro (e outros materiais) em Luxor

É uma ótima oportunidade para comprar lembranças de viagem. Há produtos baratos, mas de qualidade. Quem estiver disposto a gastar mais encontrará peças de luxo dignas até das maiores mansões. Se um item for grande demais para a sua mala, eles despacham para a sua residência.

Eu fiquei maluco lá dentro. Tudo muito bonito, e eu valorizava ainda mais por ver ali as tradições dos antigos egípcios. Dava vontade de ser magnata para poder comprar TUDO!

Uma das peças que eu comprei foi a réplica, em alabastro, de um candelabro encontrado na tumba de Tutancamon. O candelabro aparece no vídeo abaixo.

E por falar em alabastro…

Se você visitar a loja, peça para eles demonstrarem como o alabastro tem certa transparência quando em contato com qualquer tipo de luz. Aliás, esse é um dos sinais de um alabastro verdadeiro e de qualidade. Uma demonstração dessas também aparece no vídeo abaixo. (Nas ruas, vendedores tentam enganar turistas com peças de alabastro falso. Cuidado.)

 

Onde fica

A loja fica em El Qurna, Luxor, na Margem Ocidental. Fica complicado falar assim, eu sei. A melhor maneira é você localizá-la agora direto no Google Mapas e mostrar o local a seu guia no Egito.

Como eu já disse, está muito próxima do Vale dos Reis e do Templo de Hatshepsut. Programe a visita, portanto, para depois desses lugares.

A loja no Google Mapas
Observe como a loja está perto, por exemplo, do Vale dos Reis (Valley of the Kings) e do Templo de Luxor (Luxor Temple).

O telefone da loja é (002) 01000062215.

E-mail: foxgall@hotmail.com

By GLAUCO DAMAS

Moro em Portugal. Atuo como autor desde 2001. Publiquei livros infanto-juvenis, inclusive pela Editora Saraiva. Em 2013, surgiram o primeiro livro técnico e o primeiro guia de viagem.

6 comentários a “Ótima loja de produtos de alabastro (e outros materiais) em Luxor, Egito”

[…] A única imagem de Quéops que você verá no Egito. Feita de marfim. (Sim, Quéops, das Grandes Pirâmides.) Prepare o espanto: aqui estão as vísceras da mãe de Quéops. O alabastro é uma pedra marcante na cultura egípcia. Os antigos usavam muito esse material. Peça para seu guia iluminar por dentro este túmulo com uma lanterna (fica perto daquela estátua de Quéops). Há certa transparência no alabastro: a pedra parece acender-se em uma luz amarelo-avermelhada. (Veja mais sobre alabastro em minha recomendação de uma loja em Luxor.) […]

Deixe um comentário