Categories
Turismo

Qual a melhor época para visitar Sevilha (Espanha)?

Sevilha é fascinante. Fantástica. Encantadora. Animadíssima. Rica em História. Com povo muito simpático. Faço turismo nessa cidade pelo menos duas vezes por ano. (Moro em Portugal, por isso chego facilmente lá de carro.) Eu tanto divulgo a cidade que muitas vezes ouço esta pergunta: “Qual a melhor época para visitar Sevilha?“.

Qual a melhor época para visitar Sevilha (Espanha)?

A melhor época para visitar Sevilha

Verão

O verão é o clímax de Sevilha. A cidade vê turistas aos montes, em todos cantos. Os próprios sevilhanos são muito animados, por isso frequentam os mesmos locais preferidos pelos turistas. Consequentemente, tudo fica mais vivo, alegre, empolgante, dinâmico, vibrante… mas também lotado. Longas filas formam-se em bares e restaurantes e em alguns populares pontos, como a Catedral de Sevilha e o Palácio Real Alcázar.

Uma boa expressão aqui é dizer que “a cidade ferve” no verão. Ferve em sentido figurado, para expressar a animação, o dinamismo em todos os cantos. Mas ferve, também, no clima.

Sevilha é terrivelmente quente no verão. A sensação térmica passa facilmente de 50 graus! Para pessoas que não gostam de calor (eu!), alguns passeios durante o dia viram um tormento. Os próprios sevilhanos evitam sair nas ruas em momentos de picos de sol. No verão, principalmente em agosto, observamos maior movimento a partir do fim da tarde. Ainda dá para aproveitar muito a luz do dia, porque o céu só fica escuro a partir das 21h.

Qual a melhor época para visitar Sevilha (Espanha)?

Em princípio, devo dizer: a melhor época para visitar Sevilha é o verão, por haver mais VIDA lá. Mas você deve preparar-se para ver tudo lotado e para enfrentar o calor infernal. Atenção: realmente infernal. Não há nem vento. A cidade parece estar dentro de um forno gigante. Por isso, não surpreende quando alguns turistas passam mal. Para ser sincero, nem em desertos do Egito eu senti tanto calor como no verão em Sevilha. Preciso dizer mais?

Reconheço as vantagens da cidade no verão. Mas prometi a mim mesmo nunca mais voltar nessa época, justamente por causa da temperatura. Em viagens, gosto de explorar grandes áreas a pé. Não consigo fazer isso em Sevilha por longo período nessa época. Considere também o enorme tempo de espera, na rua, para entrar em locais populares como a Catedral de Sevilha e o Palácio Real Alcázar. Além disso, um dos maiores charmes da cidade é ocupar mesas externas em bares e restaurantes. Isso lá é mania, tradição. Em todos os lados há mesas em calçadas. No verão… Bem, você já pode imaginar, certo? Há um guarda-sol em cada mesa, mas ele próprio absorve o calor e irradia a temperatura para baixo.

Restaurante El Giraldillo | Sevilha, Espanha
Isto ERA manteiga. Virou líquido em menos de 3 minutos. Foi servida de entrada no delicioso Restaurante El Giraldillo, que fica ao lado da Catedral. Era verão, e eu ocupava uma mesa na parte externa.

Fique atento a isto:

  • Não se esqueça de óculos de sol, chapéu e protetor solar.
  • Prefira refeições leves.
  • Cuidado com a saúde. Pessoas com problema de tensão arterial devem ficar mais atentas.
  • Tome muita, muita água.

Se a sua viagem for mesmo no verão, tente ao menos evitar agosto. Em termos de calor, é o pior mês. Muitos sevilhanos saem da cidade para fugir das temperaturas. Eles aproveitam o mês para férias.

.

Inverno

OK, chegamos ao extremo oposto do verão.

Pode fazer bastante frio em Sevilha durante o inverno. Estive lá há poucos dias, em pleno inverno de janeiro, e o cenário foi este: frio ameno de manhã e à tarde, até 16h. A partir disso, frio mais intenso, mas não rigoroso, e bastante vento, com picos de chuva.

Há muito menos turistas. Alguns bares e restaurantes simplesmente fecham, ou reduzem o horário de atendimento. Ainda assim, a visita é interessante.

Não desanime se a sua viagem estiver marcada para o inverno. Afinal, como eu sempre digo, Sevilha é VIDA. Os próprios sevilhanos dão vida à cidade. São animados, estão sempre nas ruas, lotam bares e restaurantes. Pode haver menos turistas no inverno, mas os sevilhanos dão conta de manter tudo animado. Minha viagem de poucos dias atrás foi fantástica. Até pretendo voltar muitas vezes durante o inverno, para escapar das altas temperaturas. Foi a minha primeira vez em Sevilha no inverno, e pela primeira vez não resmunguei lá por causa de mal-estar causado por calor. Que prazer! Andei muito a pé, e até aluguei um Segway para “deslizar” pela cidade. Não faria isso no verão.

Segway em Sevilha
Passeios com SEGWAY são uma grande diversão extra em Sevilha. No verão, devem acontecer a partir do fim da tarde, quando não há mais o sol que torra a cidade.

Sevilha

Outono e primavera

Outono e primavera são as melhores épocas para turismo em Sevilha. Se você me forçar a eleger apenas uma, fico com a primavera.

Há muito mais turistas que no inverno, mas não se vê o grande tumulto do verão.

A principal vantagem está no clima. Faz calor, mas não é nada que associe a cidade a uma filial do inferno. É um calor tolerável.

Mas atenção: entre a primavera e o outono, temos o verão (esse vilão!) no meio. Os melhores dias de outono e de primavera são os mais distantes do verão. A primeira metade da primavera e a segunda metade do outono são os melhores períodos. Portanto, acho que os melhores meses são março, abril, outubro, novembro e dezembro.

Há pouco tempo eu estive em Sevilha na segunda metade da primavera. Portanto, já estávamos perto do verão. Já fazia muito calor. Não ainda o horror do verão, mas o suficiente para incomodar. Os sevilhanos acostumaram-se tanto com altas temperaturas que, naquele dia, achavam que estava “fresco”. Para eles, 30 graus pode ser chamado de “fresquinho”!

Sevilha

.

Minha sugestão, em ordem de preferência

Esta é a lista de minhas épocas preferidas para visitar Sevilha, em ordem de preferência. O principal fator aqui é o clima. Do meu ponto de vista, o intenso calor do verão pode estragar vários passeios.

  1. Primavera (de preferência, 1ª metade da primavera)
  2. Outono (de preferência, 2ª metade do outono)
  3. Inverno
  4. Verão

Você não se estressa com calor e prefere uma lista de acordo com a afluência de turistas? Prefere a cidade mais cheia, com mais locais abertos e por mais tempo? Então esta é a lista, também em ordem de preferência:

  1. Verão
  2. Primavera
  3. Outono
  4. Inverno

.

Quando NÃO ir a Sevilha

Ressalto o que escrevi acima. Vai durante o verão? Tudo bem. Verá uma cidade lotada e animadíssima. Mas evite agosto ao máximo. Nem os sevilhanos suportam ficar na cidade, por causa do calor.

.

Independentemente da estação do ano escolhida, uma coisa eu posso garantir: você estará em uma das mais animadas e fantásticas cidades da Espanha para turismo. Lembre-se: SEVILHA É VIDA!

By GLAUCO DAMAS

Moro em Portugal. Atuo como autor desde 2001. Publiquei livros infanto-juvenis, inclusive pela Editora Saraiva. Em 2013, surgiram o primeiro livro técnico e o primeiro guia de viagem.

12 replies on “Qual a melhor época para visitar Sevilha (Espanha)?”

Você tem razão. Olhando aqui a previsão do tempo, é só começar agosto a temperatura sobe ainda mais!!!! Esse lugar é muito quente, sei se tenho coragem de ir lá no verão não, kkk. Grande abraço, Glauco, texto excelente!!!

Gostei demais do texto! Você descreveu com perfeição o clima sevilhano durante o ano, e concordo com suas preferências quanto as épocas para visitar a cidade.
Obrigado e abraços!

Seu blog é fantástico e me ajudou muito! Em abril viajarei a Sevilha e suas dicas foram preciosas! Abs,

Fui no mês de setembro. Realmente, estava escaldante, insuportável. Mesmo assim, fiquei encantado com Sevilha com a beleza e riqueza cultural e arquitetônica da cidade.

Infelizmente me parece que os comentários nao são respondidos. A caixa de comentários deveria ser excluida.

Oi, Léa.

Eu tenho tentado organizar-me com os comentários. São muitas mensagens por e-mail e por Facebook. Eu preciso mesmo melhorar isso.

Peço desculpa.

Boa noite Gilson, perfeita a tua explicação sobre o clima em Sevilha e também a sugestão de quando ir. Quando voce fala em primeira e segunda metade da primavera qual seria esse período. Em 2017 vou para Andaluzia mas está dificil para definir o período. Inicialmente pensei em Abril mas li em alguns blog que chove nessa época, agora estou pensando em Março, porém não li nada a respeito das chuvas nesse mês. Voce poderia me ajudar com isso.
Estive em Portugal – Lisboa em 2015 no mês de Maio. Fiquei hospedada próximo da estação ferrea, algumas noites ventava bastante próximo do Tejo. Adorei Lisboa.
Aguardo o teu retorno.
Abraços

Léa, a primavera vai de 21 de março a 21 de junho. Quanto mais perto do calor, pior. Em agosto, pior mês (o mais quente), não é suportado nem pelos próprios sevilhanos.

Eu não me preocupo mais com essa história de chuvas. Já notou como o clima está instável? Não vemos mais épocas de CHUVAS DEFINIDAS. Muitas surpresas acontecem. Por exemplo, onde moro, no Algarve, deveria chover muito em abril. Em abril deste ano, não choveu nada.

Já fiz belas viagens a Sevilha em março e em abril, sem nenhum problema. Ambas seriam ótimas escolhas.

Gilson, “encantadora” é pouco para definir Sevilha. 🙂 Sevilha é VIDA! 🙂 🙂

Deixe um comentário