Categories
Turismo

Qual a melhor época do ano para visitar Portugal?

Qual a melhor época do ano para visitar Portugal?

Vejamos as estações do ano. No final, indico a que considero mais vantajosa.

Antes, um alerta. As estações não são mais definidas como antigamente. Hoje, falamos de modo geral, sempre à espera de surpresas com o clima.

.

INVERNO

 

21 de dezembro a 21 de março

Garfield InvernoO inverno é a estação menos vantajosa para visitar Portugal.

O número de turistas cai drasticamente. Monumentos, castelos, palácios, museus, restaurantes, entre tantos outros pontos, reduzem o horário de funcionamento. Independentemente da região do país, escurece mais cedo. Às 5 horas da tarde já pode estar escuro. O dia rende menos para passeios.

Rota do Vinho do Porto
Na Rota do Vinho do Porto.

O Algarve (sul), principalmente, é a pior escolha para essa época. É onde moro, por isso eu posso afirmar: os turistas praticamente desaparecem daqui nessa época.

O maior benefício durante o inverno está em Porto e em zonas mais a Norte. São áreas típicas do frio — algumas com neve. Que tal apreciar as maravilhas da Serra da Estrela, toda coberta de neve? Ou deliciar-se com o melhor vinho do mundo nas zonas que fazem parte da Rota do Vinho do Porto? O charme de tomar — “direto da fonte” — esse vinho no frio é inesquecível, depois da emoção de visitar as caves de umas produtoras.

O problema é que o turista brasileiro geralmente não vem a Portugal para visitar apenas essas regiões do Norte. Ele pensa também em Lisboa, Fátima, Óbidos, Évora, Coimbra, Algarve. É melhor escolher uma estação do ano mais propícia a todas as regiões.

Resumo:

:: ÓTIMO PARA: Porto e regiões mais a norte

:: RUIM PARA: Lisboa, Coimbra, Fátima, Évora, Óbidos

:: MUITO RUIM PARA: Algarve (sul)

.

OUTONO

21 de setembro a 21 de dezembro

Garfield OutonoO outono é um período aconselhável para turismo. As temperaturas são amenas. A paisagem típica da época fica deslumbrante em Portugal. Há muito mais turistas que no inverno, por isso o país fica animado. Museus, palácios, castelos, monumentos, restaurantes, entre tantos outros pontos turísticos, ampliam os horários de funcionamento, em comparação com o inverno.

O Algarve, cujo forte é o verão, pode ser interessante no outono. O mar está muito frio, mas é possível apreciar as belíssimas praias, devido às temperaturas um pouco mais elevadas que no resto do país. (Lembre-se de que o Algarve não é feito só de praias.)

Cascais
Cascais

Porto e várias regiões turísticas do Norte oferecem um clima convidativo para o tipo de turismo que se faz por lá. Já fiz a Rota do Vinho do Porto durante o outono e foi inesquecível.

Os dias escurecem um pouco mais tarde que no inverno, mas ainda não é o bastante para render dias mais produtivos aos turistas.

Resumo:

:: ÓTIMO PARA: Porto e regiões mais a norte

:: MUITO BOM PARA: Lisboa, Coimbra, Fátima, Évora, Óbidos

:: RAZOÁVEL PARA: Algarve

.

VERÃO

21 de junho a 21 de setembro

Garfield VerãoO verão é quando Portugal está mais vivo. Oficialmente, é o pico do turismo no país. Milhões de pessoas lotam várias partes do país. Ampliam-se os horários de funcionamento de pontos turísticos. As paisagens ficam espetaculares.

Porto e região, e zonas mais a norte, são exceções — escolhas menos propícias para essa época, embora também estejam lotadas. Acho que são áreas muito associadas a frio, por isso uma alta temperatura tira boa parte do charme dos passeios.

Enquanto isso, o verão é o grande momento do Algarve e de alguns outros lugares típicos de dias quentes, como Tróia (perto de Lisboa). Vale ressaltar: o Algarve tem praias consideradas as mais bonitas do mundo.

Marina de Vilamoura
Marina de Vilamoura (Algarve)

O céu fica escuro só às 21h30. Portanto, o dia rende o bastante para inúmeros passeios. No Algarve, é possível tomar um banho de sol na praia às 8h30 da “noite”!

Há um problema, no entanto. Faz MUITO calor em Portugal nessa época, principalmente no Algarve e no Alentejo. Isso é pessoal. Há pessoas que gostam de calor; há pessoas (eu!) que odeiam. Para mim, o calor intenso tira o prazer do turismo. Eu conto isso no artigo sobre minha visita às ruínas romanas de Tróia. A sensação térmica de quase 50° C quase destruiu meu passeio.

Pense em um detalhe. Já existe calor mais que suficiente no Brasil. Que tal viver um clima ameno durante a viagem? Aliás, o charme da Europa está associado a frio.

Considere, também, que essa alta temporada traz filas para tudo. Pontos turísticos ampliam horários de atendimento, mas é mais difícil entrar, usufruir em paz.

Resumo:

:: ÓTIMO PARA: Algarve

:: MUITO BOM PARA: Lisboa, Coimbra, Fátima, Évora, Óbidos

:: RAZOÁVEL PARA: Porto e regiões mais a Norte

.

PRIMAVERA

21 de março a 21 de junho

Garfield PrimaveraGrande número de turistas, mas ainda não o tumulto do verão. Pontos turísticos com horários de funcionamento ampliados, embora não como no verão. Paisagens tão deslumbrantes que eu nem tenho palavras para descrever. Clima ameno. Céu escuro por volta de 20h. Em minha opinião, a primavera é o clímax de Portugal.

Pontos típicos do verão, como o Algarve, podem ser apreciados com dias muito felizes e intensos de passeios. As praias ainda não oferecem água morna, mas ficam convidativas, devido às temperaturas um pouco mais elevadas em relação ao resto do país.

Roteiro para Lisboa em apenas 1 dia
A Torre de Belém, em Lisboa

Pontos típicos do inverno, como Porto e região, mantêm o charme único. Para muitas pessoas, aliás, esses lugares são ainda mais interessantes na primavera que no inverno. Já fiz a Rota do Vinho do Porto durante a primavera e gostei tanto quanto no outono.

Resumo:

:: ÓTIMO PARA: toooodos os pontos de Portugal

.

 Portanto, a estação mais vantajosa para visitar Portugal é a PRIMAVERA. (Aliás, acho que isso vale para quase todos os países da Europa. Voltei à França durante o verão, há pouco tempo, e me arrependi muito. Escrevi sobre isso aqui no blog. E vale destacar um outro ponto aqui. Muitas pessoas me perguntam qual é a melhor estação para visitar Portugal com bebês. Eu recomendo também a primavera.)

Aqui vai a minha lista das estações do ano, em ordem de preferência para Portugal:

  1. PRIMAVERA
  2. OUTONO
  3. VERÃO
  4. INVERNO

De um jeito ou de outro, enfim, eu acho que você vai amar Portugal, como eu amo. 🙂 Por mais que eu viaje pelo mundo, continuo a dizer que é um dos melhores países para turismo. Eu tenho o privilégio de morar aqui, e espero que você consiga um turismo bom o bastante para enxergar o que eu vejo no país.

~~~~~

Já que você mostra tanto interesse em Portugal, considere ler outros artigos sobre o tema.

By GLAUCO DAMAS

Moro em Portugal. Atuo como autor desde 2001. Publiquei livros infanto-juvenis, inclusive pela Editora Saraiva. Em 2013, surgiram o primeiro livro técnico e o primeiro guia de viagem.

78 replies on “Qual a melhor época do ano para visitar Portugal?”

Olá!
Obrigada pelas informações!
Pretendia ir no verão 2019, mas de acordo com o que relatou, vou na primavera.
Pretendo ficar de junho a agosto.
Quero aproveitar o máximo de Portugal e tbm dar um pulo na França e Espanha.

Estou indo a Portugal no inicio de abril. Gostaria de saber que roupas levar. Se vai estar muito frio?

Excelente blog. Mas há uma coisa que não entendo. O Glauco escreve no menu “SOBRE”, no final, que não segue o Acordo Ortográfico. Eu também não – detesto-o. No entanto, lendo o texto do blog, vê-se que segue o AO. Mesmo seguindo o AO há um erro. Está escrito CONTATO quando em português (de Portugal) se escreve e pronuncia CONTACTO, mesmo depois do AO.

Bom dia Glauco, adorei seu blog. To precisando de um roteiro. Eu, meu marido e minha irma, estamos querendo ir a Portugal no inicio de novembro, para passarmos 15 dias. Gostariamos de ir a Lisboa, Porto e Algarve e mais algumas regioes próximas. O que vc sugere fazer primeiro e quantos dias em cada lugar. Grata

Cara, tudo bem?
Vou sair do Brasil em 18.09 e voltar em 25.09. Serão dias de loucura, pois pretendo rodar mais de mil km por portugal. Veja o trajeto. https://goo.gl/maps/pcJ6vA8zTCu O que você sugeriria?
Em Lisboa deixarei o veículo na garagem do hotel e farei os trajetos de Uber.

Olá Glauco , irei para Portugal (Lisboa) em Junho/2017 ficando por lá uns 15 dias, mas depois de ver alguns posts estou quase me decidindo ir para Algarve, o que me diz disso pois iria para Lisboa devido as inumeras festas que se promovem por lá nessa época do ano , sabe me dizer se em Algarve acontece a mesma coisa e se é perto do centro de Lisboa.

Boa noite!!! Estou pretendo viajar entre setembro e outubro, fazer Portugal e Espanha. Vou só primeira viagem pra europa. Não falo inglês nem espanhol, vou com a cara e a coragem.vou ficar em hostel, quero explorar bem o país, qual roteiro vc indica e quais cidades polos devo ficar. Desde já muito obrigado.

Boa noite, Glauco !
Gostaria da sua orientação: eu e alguns amigos estamos querendo fazer a rota do Rio Douro, já no próximo mês de maio/17 ou junho/17. Seria uma boa época para esse passeio ?
O que você aconselha: descer em Porto e como obter orientação quanto a pacotes turísticos para essa região?
Moramos no Brasil e devemos sair de Guarulhos(SP).
Obrigado !
José Adauto Pessoa

Boa noite Glauco.
Vou com a minha namorada no mes de junho/2017 , pretendem os ficar 11 dias tenho que levar muita roupa ?
Oque vc me indica de roteiro turístico?
Desde já grato pela atenção.

Oi Glauco bom dia. Temos intensão de mudarmos para Portugal. Dentro do que li temos condições de comprovar renda para cada membro da família, tendo em vista que sou funcionário público aposentado. Gentileza gostaria se possível tirar algumas dúvidas com vc.
abraços

Olá Paulo Sérgio, meu nome é Wanderley também estou me preparando para morar em Portugal e sou funcionário público aposentado, deixa te fazer uma pergunta, já. Sabe como fazer para enviar dinheiro para Portugal, se descobrir me dá um toque, o governo nos cobra muito caro para enviar. Obrigado.

Caro Paulo sergio, li seu comentário e suas perguntas eu gostaria de saber a resposta que ele de deu se é que lhe respondeu.

Obrigado.

Prezado Glauco, você tem publicado roteiros em Portugal? Queria saber as principais localidades para visitação e quantos dias em média por cidade. Vale a pena ficar baseado em Lisboa e a partir daí fazer os passeios, já que o país não é tão extenso? Você prefere a primavera, mas e as chuvas? Não gostamos de calor, pelo seu relato os períodos ideais são primavera e outono, mas qual dos dois é mais viável economicamente???Obrigado. Jorge.

Olá Glauco!!!

Estou indo para Portugal na segunda quinzena de Março/17, vou passar 5 dias em Portugal e outros dias na Espanha. Gostaria de dicas para aproveitar ao máximo Portugal com meu esposo..poderia me ajudar?
Com relação ao frio, não preciso me preocupar com roupas pesadas né isso?

Boa tarde, estive em Portugal em 2015 e simplesmente fiquei apaixonada pelo país, fiquei em Estoril na casa da minha cunhada e fiz diversos passeios por Lisboa (com direito a andar de tuc tuc com um guia que era estudante da Escola de Artes – inesquecível), por diversos bairros de Lisboa como o Chiado … Adorei as lojas de rua!!!!! Visitei museus, Sintra, Praia das Maçãs , Mafra, Cascais … Ah!!!! Os cafés Cascais …. Poço da Roca (acho que é este o nome) … Não é difícil de se deslocar de um lugar ao outro, andei bastante de comboio, metrô e autocarro ….. Enfim, eu e meu esposo gostamos muito (Ele já conhecia). Retorno esta semana a Portugal e pretendo aproveitar ainda mais!!!!

Ola Glauco. Estamos indo em fevereiro direto para o Porto e ficaremos 10 dias.Poderia nos dar dicas para aproveitar bem nossa viagem?

Olá, Teresa.
Quais são seus interesses? Para recomendar, preciso saber isso e também a disposição de orçamento. E só Porto ou também a região?
Se quiser um roteiro mais específico, pode usar o serviço oferecido logo no alto deste artigo (roteiro personalizado).
Meus cumprimentos.

Olá Glauco, pretendemos ir em Maio/17 para Portugal, casal e uma filha de 13 anos.
Pretendemos ficar dez dias e alugarmos um carro para conhecermos os lugares, o que você indica como ponto inicial da viagem? É melhor começar por Lisboa..Porto..etc…
O que não posso deixar de conhecer?
Gostamos muito de praia, então gostaria de dicas das mais bonitas!
Obrigada

Olá Glauco, eu tenho muita vontade de conhecer Lisboa e me surgiu uma possibilidade entre os dias 21/03/2017 até 28/03/2017. Você com a sua grande experiencia considera que esse período é bom???

Obrigado e parabéns pelo blog

Olá Glauco,parabéns pelo blog,adorei as dicas em relação ao clima,pois acho bem importante,tbm não gosto de muito calor como vc,estava pensando em ir em janeiro para Algarve mas vi que não vale a pena,até 20 de dezembro ainda é bom o clima? Tenho muita vontade de conhecer Portugal e talvez até morar por um tempo com meu filho de 21 anos,estou bem desanimada com o Brasil,principalmente na questão de segurança,sem liberdade fica difícil ter qualidade de vida desejada!Mas tenho dúvidas na questão do lugar de fácil adaptação pra ele e gostaria de conhecer esse lugar antes de me mudar,é uma decisão importante.Você poderia me dá uma dica?Gostaria de um lugar onde tem Universidades,comércio,vida noturna por ele ser jovem e próximo ao mar .Achei lindo Algarve,um sonho,mas não sei se tem esses requisitos a ponto de eu me mudar prá lá.Agradeço desde já,um abraço!

Bom dia, Glauco. Estou pensando em ir à Europa em dezembro. Portugal é um dos destinos, assim como Espanha, Itália e França. Sabe me dizer se nessa época do ano chove muito?
Obrigada.

Glauco, infelizmente só consigo viajar em janeiro do próximo ano, a partir do dia 20 (seriam 8 dias) ou em julho ( seriam 15 dias). Li nos seus posts sobre as temperaturas no inverno e no verão. O que é melhor? Tenho medo de pegar muito calor, não gosto de passear com calor. Aqui no Rio, derretemos no verão. Aí é assim também? Qual a sensação térmica nos dias de temperatura acima dos 30 graus ? As temperaturas chegam a 40 graus ? O que você recomenda?

Desde já agradeço

Cíntia Firpo

Oi, Cíntia!

São extremos opostos.

Pelo visto, você é como eu – não gosta de calor. Infelizmente, o verão é rigoroso em boa parte de Portugal. Em muitos locais, a sensação térmica atinge facilmente os 40 graus. A média deve ser de uns 35 graus.

Antes de escolher o inverno, lembre-se de que o turismo no país cai MUITO. Vários locais até reduzem horários de funcionamento, e alguns simplesmente não abrem. Alguns hotéis, inclusive.

Eu detesto calor. Mas, em Portugal, a escolher verão ou inverno para turismo, acho que prefiro o verão. No verão, há VIDA aqui. No inverno, fica meio depressivo…

Qualquer coisa, cá estou.

Boa tarde, Glauco!

Me chamo Amanda, meu pai é português, mas após sair de Portugal (com 18 anos), meu pai nunca mais retornou. Gostaria de presenteá-lo com essa viagem e, de quebra, conhecer Portugal com meu pai e suas lembranças.
Sei que meu pai ajudava à família a fazer vinho quando pequeno., e por este motivo, gostaria de levá-lo na época da colheita das uvas. Meu pai é de Viana do Castelo.
Qual período do ano você indica para que eu possa passar entre 10 e 15 dias com ele?
Meu intuito é alugar um carro e rodar pelos principais pontos da história da vida do meu pai, além dos locais mais conhecidos.

Muito obrigada em responder de forma tão gentil às dúvidas.

Olá Glauco!! Pretendo ir a Portugal em outubro. Já vi que é um mês bom, vi em suas postagens. Gostaria de saber se eu for sozinha, é fácil de visitar algumas cidades aí. Pretendo ficar uns 10 dias. Vc tem alguma indicação de hotel ou hostel aí com preços bons , e tbm algum endereço de guia que possa me indicar. E tbm quais as cidades melhores a ser visitadas. Pode me mandar por e-mail, por favor. Desde já obrigado. Cris.

Olá Glauco , estou pensando em ir a Portugal em outubro / novembro , mas parece que chove muito ….. é verdade ?

Alice, você fala do outono. As chuvas são mais comuns na primavera.

Mas eu não confio mais nas tradicionais previsões de chuva ou de seca. O clima, em todo o planeta, está muito instável. Por exemplo, passamos algumas vezes por um abril seco aqui em Portugal. E abril, tradicionalmente, é época de muita chuva – tanto que existe aqui o ditado “Abril, chuvas mil”.

Outubro/novembro para a sua viagem? Posso dizer que o clima estará ameno, agradável. Mas quanto às chuvas… quem sabe?

Em Portugal chove sempre muito mais no outono e inverno do que no resto do ano. As regiões com mais neve não são o Porto como foi referido mas sim Guarda, Vila Real , Viseu e Bragança.
Cumprimentos

O provérbio “abril águas mil” tem significado agrícola. Porquanto que as últimas chuvas fortes do ano acontecem em abril e são as últimas antes do verão e das colheitas e por isso mesmo valem por mil.

João, obrigado por enriquecer o artigo com seus comentários.

Olá Glauco,

Vou para Portimão no mês de outubro, o que você poderia comentar deste local?

Desde já agradeço seu comentário

Parabéns pelo seu BLOG.

Wanderley

Por que “infelizmente”? O outono é uma época muito boa para turismo em Portugal. Eu só faço alertas sérios quanto ao inverno.

Marcela, aos poucos eu publico artigos aqui. Tenho uma fila de artigos sobre Porto e região. Logo estarão no ar…

Gostei do seu post…estou pensando em ir em outubro…só pra verificar se posso morar ai quando aposentar-me…gostaria que relatasse mais sobre a vida em Lisboa…particularidades, se me compreende.
Um abraço!

Olá Henrique, li seu comentário para o glauco e tenho também esta intenção. Acontece que não achei a resposta que ele te enviou, se é que enviou. Caso tenha te respondido, vc poderia me enviar pois tenho pensado muito em mudar para Portugal mas minha dúvida maior é onde morar, em qual cidade entende?
Agradeço a atenção. Um abraço.

Henrique e Regina:

A decisão sobre morar aqui envolve muitos aspectos. Exige uma conversa mais profunda sobre as particularidades do país. É difícil responder em um simples comentário aqui no artigo. Tudo depende dos gostos da pessoa, do que ela procura, da capacidade de adaptação, etc.

Pretendemos eu e minha esposa permanecer cerca de 40 dias em Portugal, nos meses de setembro e outubro de 2016. Você poderia fazer a gentileza de indicar um roteiro sucinto de cidades/lugares que vale a pena conhecer. Um grande abraço.
Ps- Nossa intenção é alugar um carro para viajar pelo país.

Uau! 40 dias? Bom tempo para explorar este magnífico país!

Setembro/outubro é uma boa época para viajar por todo o país. Façam o tradicional do turismo em Portugal, como Lisboa, Sintra, Cascais, Estoril, Fátima, Óbidos, Évora, Porto, etc. Ao visitarem Porto, explorem os arredores, como Braga, Guimarães e Vila Nova de Gaia. Não deixem de visitar o Algarve (sul), tão pouco explorado por turistas brasileiros. No Algarve, dediquem um tempo a Portimão, Alvor, Lagos, Vilamoura, Monchique, Carvoeiro, Sagres.

É uma boa idéia alugar carro aqui para explorar o país. É fácil conduzir em Portugal, e as estradas principais são muito boas. No entanto, não considero boa idéia alugar carro para usar dentro de algumas cidades, como Lisboa. É confuso, traz a preocupação de onde estacionar. Eu mesmo vou a Lisboa a passeio umas 5 vezes por ano, mas nunca uso carro lá. Quando vou de carro, deixo-o no hotel e uso transporte público coletivo e táxi.

Para algo mais específico, falem comigo por e-mail.

Amei o artigo,minha única tristeza é que irei em Janeiro,ou seja no inverno devido às férias de meu esposo

Obrigado, Paula.

Infelizmente, o inverno não é mesmo uma boa época para turismo em Portugal. No Algarve, principalmente.

Mas… você ainda assim descobrirá alguns encantos deste país. Mantenho Portugal em minha lista dos 5 melhores países para turismo.

Parabéns, muito bom o seu blog!
Estou pensando em fazer o caminho do Porto à Santiago de Compostela, em final de abril.
Você sabe dizer se chove muita naquela região?
Abrços,
Jorge Adir

Obrigado, Jorge.

Sobre chuvas… vale o que respondi em outro comentário aqui. Não me arrisco mais a falar de previsões de chuvas. O clima está muito instável em todo o planeta. E eu ainda não estive em Santiago de Compostela (irei), por isso não posso opinar com segurança.

Há um guia de turismo de Porto (Fernando Macedo) recomendado aqui no blog. Ele também leva turistas a Santiago. Se precisar, fale com ele sobre pacote de viagem para lá.

Acostumada a ir para Portugal no verão (junho/julho/agosto) por causa das férias escolares dos filhos, em 2015 fui só com meu marido no finzinho de abril, em plena primavera. Simplesmente adorei!!! O Norte tem noites frias, mas os dias são ensolarados, ótimos para passear. Chuva? Só no feriado de 1º de maio. Lisboa já está quente, e no “13 de maio” , 30 graus C na cidade de Fátima. Enfim, concordo plenamente com o autor, e espero repetir a dose para ir ao Algarve nessa época, com preços melhores e sem aquele calorão!

Maria, obrigado por seu comentário enriquecedor.

Você bem pôde experimentar as delícias de Portugal na primavera! 🙂

E espero mesmo que volte para visitar o Algarve. Como eu digo no artigo, o forte do Algarve é o verão, mas o calor é de matar. Agora mesmo… é verão. Está insuportável (pelo menos para mim, que odeio temperaturas altas). Eu acho o Algarve mais mágico na primavera. O turismo está agitado e as temperaturas são agradáveis.

DIZEM QUE NO MES DE MAIO CHOVE MUITO EM POORTUGAL… E VERDADE:::
GOSTARIA DE SABER SE E UMA EPOCA BOA PARA IR…

Mirian, maio é um ótimo mês para turismo em Portugal!

Quanto a chuvas, vale o que tenho dito. Não há mais uma confiança nesses períodos de chuva.

Estou planejando voltar a Portugal em Abril de 2017. Esta época é muito frio em Lisboa e Fátima? Eu estive nesses locais ha 12 anos e no verão. Não gosto de viagens com clima frio, já basta onde eu moro!
Obrigada pela atenção

Ana, abril é um excelente mês para turismo em Portugal inteiro. As temperaturas são agradáveis, amenas. Em princípio, você não deve passar frio. (Não afirmo mais com segurança, porque o clima está instável neste planeta maltratado…)

Adorei a explicação.Pretendo viajar em finais do mês de Abril e principio de Março a Portugal-Lisboa, gostaria no entanto que me indicasse hotéis excelentes e com preços baixos .

Abraços.
Ficarei aguardando pela resposta.

Maria, um bom hotel 3 estrelas pode ser a sua solução, já que procura preços baixos. Conheço bem o Hotel Roma e o Ibis na área do Parque das Nações. Mas nunca deixe de procurar ofertas em hotéis 4 estrelas. Muitas vezes aparecem ofertas incríveis, com preços de nível de 3 estrelas. Aqui no blog, você vê banners da Booking. É por onde reservo hotéis em minhas viagens. Aparecem promoções muito boas.

Oi estou a preparar a minha vinda a portugal em principio de outubro por um mês.que dicas você me deixa de lugares de musica ao vivo (rock)pubs e diacotecas…obrigado abrçs

Oiiiii! Estou indo a Portugal dia 20 de junho, gostaria de saber que tipo de roupas devo levar, nesta época qual a temperatura. 20 de junho até 04 de julho. Obrigada.

adorei seu post!!! Nos ajudou muito, vamos na primeira semana de junho para Portugal, pena que vamos ficar apenas 6 dias :/

Adorei as dicas! Estou de viagem marcada para Lisboa e Porto em outubro, mas estava chateado achando que não seria uma boa época.

Pode me dar dicas de onde ficar nas principais cidades turísticas?
Adorei seu artigo, sou descendente de português e estou tentando cidadania para deixar ao meu filho pequeno de 2 anos

Escreveu tudo, só esqueceu de definir os meses de cada estaçao do ano.
Para quem ja sabe, fica facil, mas para quem nao sabe nao adiantou nada todo esse trabalho.

Oi.

Você tem razão quanto a sua crítica.

Nesta semana eu vou atualizar o artigo para deixar mais claro.

Obrigado.

Oi, boa tarde. Glauco, estou a decidir que epoca visitar Portugal pela primeira vez com uma amiga. Pelo que estive lendo parece ser melhor na Primavera, para não pegar temperaturas extremas. Acho que não gostaria de pegar frio e chuva por lá. Pode me dar uma dica de roteiro? Tenho um amigo na Ilha da Madeira, é um lugar que poderia ser facilmente incluido num roteiro ou ja fica mais distante dos outros pontos turisticos?

Deixe um comentário