Categories
Turismo

Melosa: bebida espirituosa (e medicinal) para você experimentar em Portugal

Vinho não é a única bebida típica para você explorar ao fazer turismo em Portugal. Sem dúvida, é a principal bebida. Afinal, os portugueses atingiram a excelência na produção de vinhos — ninguém chega perto da qualidade do que eles fazem. Drunk | BêbadoOutras bebidas típicas que merecem sua atenção são a aguardente de medronho e a Melosa.

Medronho é o fruto de uma árvore comum por aqui. No Algarve (Sul do país), vejo muitas. A aguardente feita com ele é forte em teor alcoólico (uuuuuh!) e intensa no sabor. Se você tomar no inverno, sentirá seu corpo esquentar em um instante. O fruto é usado, também, na fabricação da Melosa — o grande destaque deste artigo.

Monchique | Serra de Monchique | Algarve, Portugal

 

Melosa: bebida e remédio natural

Melosa é uma bebida espirituosa feita com aguardente de medronho e mel. O toque mágico extra na mistura é a adição de um pouco de canela e de limão. Produzida de forma natural, ela assimila a força do aguardente com a suavidade do mel. Perfeito para apreciar uma dose após uma refeição.

Eu não deixo esse produto faltar em minha casa. Mas, sinceramente, não consumo como bebida espirituosa.

Gripe, resfriado, tosse, dor de gargantaA Melosa é uma tradição muito antiga em Portugal. Sempre foi usada também como remédio natural para combater tosse, dor de garganta e males gerais causados por um resfriado. E eu posso testemunhar: funciona! Em muitos casos, com mais eficácia que um remédio normal de farmácia.

Em sua viagem, não procure apenas vinhos. Considere levar algumas pequenas garrafas de Melosa em sua mala. Guarde o precioso líquido para as enfermidades citadas acima.

Monchique | Serra de Monchique | Algarve, Portugal

 

A melhor Melosa

Você pode encontrar Melosa em diversas lojas de bebidas. Algumas vezes, até em lojas de artigos turísticos.

A minha eu sempre compro na Serra de Monchique, aqui no Algarve. Considero a melhor. A garrafa é a que aparece neste artigo.

No alto da serra, perto da Fóia (pico), há um senhor com uma tenda dedicada à venda de Melosa, mel e doces típicos de Monchique. Você pode comprar dele com tranquilidade. São produtos bem cuidados, artesanais, feitos pelos próprios locais — portugueses antigos, fiéis às tradições. Toda vez que eu recebo hóspedes em minha casa, eu os levo para um passeio na serra, e praticamente obrigo todos a comprarem umas garrafas. E também uns potes de mel puro.

Eu ainda viro sócio daquele senhor…

NOTA:
Procura hotéis em PORTUGAL? Aproveite a parceria deste blog com a Booking. Vantagens costumam aparecer nas reservas. Siga aqui para conferir. (Esse é um link afiliado. Há uma pequena comissão ao blog, e isso ajuda a cobrir altos custos com servidor de qualidade, segurança, tratamento de imagens, etc. É assim que eu NÃO coloco aqui aquelas publicidades irritantes que atrapalham o conteúdo dos artigos. Por uma internet mais limpa! Eu agradeço.)

Monchique | Serra de Monchique | Algarve, Portugal
Meu “sócio”.

By GLAUCO DAMAS

Moro em Portugal. Atuo como autor desde 2001. Publiquei livros infanto-juvenis, inclusive pela Editora Saraiva. Em 2013, surgiram o primeiro livro técnico e o primeiro guia de viagem.

Deixe um comentário