Categories
Turismo

Miradouros em Lisboa: conheça o Miradouro da Senhora do Monte

Há vários miradouros em Lisboa. Neles, temos visões espetaculares da cidade, em posições privilegiadas, bem no alto.

Para mim, a melhor vista está no Castelo de São Jorge. Também vale destacar o Miradouro das Portas do Sol, perto do castelo. Mas um miradouro merece destaque especial: o…

.

Miradouro da Senhora do Monte

Um dos melhores miradouros, considerado o melhor por muitas pessoas, é o Miradouro da Senhora do Monte. Apesar disso, há turistas que o ignoram, por ser menos divulgado.

O miradouro fica na freguesia de São Vicente (Graça), em Lisboa. Eu o conheci pela primeira vez em 2008, graças a uma dica do guia de turismo Helder Lopes.

Miradouros em Lisboa: o Miradouro da Senhora do Monte
Ao fundo, a Ponte 25 de Abril, o Cristo Redentor e o Rio Tejo.

A maior vantagem do Miradouro da Senhora do Monte é a visão mais ampla e aberta. Em dias de céu limpo, o cenário é espetacular — perfeito para fotos, inclusive selfies. Podemos observar, por exemplo, o próprio Castelo de São Jorge, uma parte da Baixa de Lisboa, o estuário do majestoso Rio Tejo, o Bairro Alto e o Parque Florestal de Monsanto. Mais ao fundo, vemos a famosa Ponte 25 de Abril (recentemente eleita uma das mais belas pontes da Europa) e o Cristo Redentor.

Para o visitante localizar-se melhor, um painel de azulejos ilustra os pontos essenciais que podem ser observados dali. No entanto, em condições vergonhosamente precárias, o painel perdeu pedaços que mostravam alguns dos pontos.

Miradouros em Lisboa: o Miradouro da Senhora do Monte
O painel de azulejos.
Miradouros em Lisboa: o Miradouro da Senhora do Monte
Ao fundo, mais à direita, o Castelo de São Jorge.
Miradouros em Lisboa: o Miradouro da Senhora do Monte
Esta foto: Wikipédia, Reino Baptista. Você pode tocar nas fotos para ampliá-las em outra janela.

Miradouros em Lisboa: o Miradouro da Senhora do Monte

.

Capela de Nossa Senhora do Monte

Junto ao miradouro nós podemos visitar a Capela (ou Ermida) de Nossa Senhora do Monte.

A capela original foi construída em 1147, a poucos metros dali. Ruiu no devastador terremoto de 1755. Surgiu, então, a atual capela, em 1796.

Miradouros em Lisboa: o Miradouro da Senhora do Monte
Esta imagem: Wikipédia, Filipe Rocha

Além do valor religioso, a capela traz uma história muito curiosa.

A capela original serviu de homenagem a São Gens de Lisboa. Segundo a tradição, ele foi um dos primeiros bispos de Lisboa, na época da dominação romana. Dizem que foi martirizado no local.

Frades agostinhos que cuidavam da capela decidiram colocar lá dentro a cadeira de pedra que pertencera ao santo. Isso fez surgir uma lenda.

A mãe do bispo teria morrido durante o parto. Inspiradas nessa história, as pessoas passaram a acreditar que as grávidas que se sentassem na cadeira teriam um parto sem complicações. A lenda ganhou tanta importância que a mulher de D. João V, D. Maria Ana de Áustria, sentou-se nela quando estava grávida do herdeiro do trono.

A cadeira de São Gens foi colocada na nova capela.

.

O jardim

Também junto ao miradouro, encontramos um pequeno jardim. Bem arborizado e com bancos, costuma ser ponto de casais de namorados e de turistas que desejam relaxar diante de uma bela vista.

Sente-se. Aprecie.

Miradouros em Lisboa: o Miradouro da Senhora do Monte

.

Localização

Siga pela Rua da Graça a partir do Largo da Graça e vire à esquerda na Rua da Senhora do Monte. As linhas 28E e 734 do transporte público chegam até a Rua da Graça.

Use ESTE LINK para localizar o miradouro direto no Google Mapas.

Miradouros em Lisboa: o Miradouro da Senhora do Monte

NOTA:
Procura hotéis em PORTUGAL? Aproveite a parceria deste blog com a Booking. Vantagens costumam aparecer nas reservas. Siga aqui para conferir. (Esse é um link afiliado. Há uma pequena comissão ao blog, e isso ajuda a cobrir altos custos com servidor de qualidade, segurança, tratamento de imagens, etc. É assim que eu NÃO coloco aqui aquelas publicidades irritantes que atrapalham o conteúdo dos artigos. Por uma internet mais limpa! Eu agradeço.)

By GLAUCO DAMAS

Moro em Portugal. Atuo como autor desde 2001. Publiquei livros infanto-juvenis, inclusive pela Editora Saraiva. Em 2013, surgiram o primeiro livro técnico e o primeiro guia de viagem.

1 comentário a “Miradouros em Lisboa: conheça o Miradouro da Senhora do Monte”

Deixe um comentário