Categories
Turismo

O Mundo Fantástico da Sardinha Portuguesa: atraente loja no Aeroporto de Lisboa

No Terminal 1 do Aeroporto de Lisboa, uma loja muito colorida chamou a minha atenção:

Mundo Fantástico da Sardinha Portuguesa: fachada da loja no aeroporto de Lisboa

Os criadores do conceito da loja estão de parabéns. Sabem atrair clientes! É simplesmente impossível passar ali sem ser sugado para o interior, no mínimo por curiosidade — para umas fotos, talvez. Eu mesmo, apesar de vegetariano, fiz questão de entrar! Claro, eu também queria anotar a dica para escrever neste blog.

A inusitada O Mundo Fantástico da Sardinha Portuguesa preenche a nossa mente com paletas de cores que nos hipnotizam. Para reforçar as sensações únicas, traz um ar de início do século 20, com decoração circense.

É tudo tão curioso que eu parei ali um tempo para observar o comportamento dos clientes. Antes de escolherem produtos, eles olhavam deslumbrados para cada detalhe da loja, como crianças em uma doçaria.

Mundo Fantástico da Sardinha Portuguesa: loja no aeroporto de Lisboa Mundo Fantástico da Sardinha Portuguesa: loja no aeroporto de Lisboa Mundo Fantástico da Sardinha Portuguesa: loja no aeroporto de Lisboa Mundo Fantástico da Sardinha Portuguesa: loja no aeroporto de Lisboa Mundo Fantástico da Sardinha Portuguesa: loja no aeroporto de Lisboa Mundo Fantástico da Sardinha Portuguesa: loja no aeroporto de Lisboa Mundo Fantástico da Sardinha Portuguesa: loja no aeroporto de Lisboa

Incrível, Glauco! Incrível só de ver as imagens tão coloridas! Imagino como é entrar nessa loja! Agora… esse colorido confunde meus olhos ou tudo o que eu vejo são mesmo montes e montes de latas pequenas, tipo aquelas latas de sardinha?

O colorido não ilude seus olhos. São milhares de latas espalhadas em todos os cantos. Dentro da maioria delas, 160 gramas de sardinha em azeite — o legítimo, o incomparável azeite português, é claro.

A sardinha é o grande destaque porque a empresa por trás de tudo isso é a tradicional Comur, Fábrica de Conservas da Murtosa, inaugurada em 1942. Tornou-se uma das maiores bandeiras do setor conserveiro português. No início, dedicava-se à exportação de enguias (isso mesmo!). Depois, a produção voltou-se aos mais variados tipos de conservas de peixe. Foi natural o foco nas sardinhas, tão simbólicas na gastronomia de Portugal. (Turistas no Algarve, por exemplo, sul do país, deliciam-se aos montes durante a temporada da sardinha.)

As latas representam todos os anos do calendário desde 1916. Para cada ano, um fato marcante na História. Que tal comprar 1982, ano de estréia de E.T. — O Extraterrestre? Ou 1945, para comemorar o fim da II Guerra Mundial? Quem sabe 1988, para festejar o nascimento da cantora Adele? Há de tudo por ali. E, é claro, esse encantamento de imediato desperta um desejo nos clientes: “Quero o ano do meu nascimento”. Encontre a lata e mate a sua curiosidade.

A loja é, portanto, uma boa oportunidade para você comprar lembranças para amigos e familiares. Produtos tipicamente portugueses para lembrar a sua viagem pela terra de Camões. No mínimo, será um presente original. (Uau! Depois dessa, a loja devia me pagar um cachê!)

Mundo Fantástico da Sardinha Portuguesa: loja no aeroporto de Lisboa Mundo Fantástico da Sardinha Portuguesa: loja no aeroporto de Lisboa

Que maravilha de loja, Glauco! Até apertou a minha fome! E já anotei a dica para a minha viagem a Portugal. Mas eu tenho uma dúvida. Você não esclareceu bem uma coisa… Ali em cima, você disse: “Dentro da maioria delas, 160 gramas de sardinha em azeite”. Entendeu? A maioria das latas. E as outras latas? Isso tem a ver com a palavra “polvo” e umas outras duas que eu li nas fotos ali em cima?

Ah, você presta muita atenção!

Eu disse “a maioria” porque sardinha é o grande destaque, mas não o único produto oferecido. Encontramos atum, lula, bacalhau, enguia, robalo, polvo e afins.

Mundo Fantástico da Sardinha Portuguesa: loja no aeroporto de Lisboa Mundo Fantástico da Sardinha Portuguesa: loja no aeroporto de Lisboa Mundo Fantástico da Sardinha Portuguesa: loja no aeroporto de Lisboa

Certo?

Antes que você diga algo mais: eu acabo de ouvir seu estômago roncar de fome. Melhor seguirmos logo para as informações práticas. E tenho uma surpresa para você.

Surpresa? Eu gosto de surpresa!

Eu sei.

E é isto: o Aeroporto de Lisboa não é o único lugar onde você encontra essa loja. Há outras… três!

O Mundo Fantástico da Sardinha Portuguesa está em:

  1. Aeroporto de Lisboa, Terminal 1, e também…
  2. Praça Dom Pedro IV – Rossio – Lisboa.
  3. Casa Oriental – Campo dos Mártires da Pátria – Porto.
  4. Marina de Vilamoura – Algarve.

Lugares suficientes para você comprar centenas de latas!

Quer saber mais?

Boas compras!

E bom apetite!

NOTA:
Procura hotéis em PORTUGAL? Aproveite a parceria deste blog com a Booking. Vantagens costumam aparecer nas reservas. Siga aqui para conferir. (Esse é um link afiliado. Há uma pequena comissão ao blog, e isso ajuda a cobrir altos custos com servidor de qualidade, segurança, tratamento de imagens, etc. É assim que eu NÃO coloco aqui aquelas publicidades irritantes que atrapalham o conteúdo dos artigos. Por uma internet mais limpa! Eu agradeço.)

By GLAUCO DAMAS

Moro em Portugal. Atuo como autor desde 2001. Publiquei livros infanto-juvenis, inclusive pela Editora Saraiva. Em 2013, surgiram o primeiro livro técnico e o primeiro guia de viagem.

5 replies on “O Mundo Fantástico da Sardinha Portuguesa: atraente loja no Aeroporto de Lisboa”

Eu falava ontem com o meu marido sobre a gente comprar umas lembranças diferentes para umas pessoas durante essa nossa viagem em Portugal no mês que vem. Eu achei isso sensacional, vou aproveitar.

Deixe um comentário