Categories
Turismo

Vai ao Egito? Não deixe de visitar o Museu Egípcio

O fantástico MUSEU EGÍPCIO, no Cairo, faz parte do roteiro básico do turismo no Egito. Em minha viagem, foi um dos momentos mais emocionantes. Trata-se, afinal, de uma enorme área com a exibição de riquezas históricas que nos deixam de queixo caído. Ali está boa parte do melhor da História do Homem. Muito do que vemos em livros, enciclopédias, documentários e filmes fica bem à nossa frente. É de arrepiar! Múmias, sarcófagos, potes, jóias, utensílios, obras de arte estão entre os mais de 120 mil artefatos expostos para nos lembrar do passado glorioso daquelas terras.

Que tal ver o tesouro encontrado na tumba de Tutancâmon e ficar a poucos centímetros da famosíssima máscara mortuária de ouro do faraó? Ou arrepiar-se na Sala das Múmias Reais? Eu garanto: a visita é pra nunca mais esquecer. Até hoje eu falo do museu e sinto até o cheiro do lugar, tão fortes foram as sensações em mim.

Como é a visita ao Museu Egípcio? Quais os horários de visita? Quanto custa? Quais cuidados tomar? Vejamos alguns detalhes…

.

LOCAL

O ideal é visitar o Egito com um guia de turismo. O Viagem Fantástica recomenda alguns (veja destaques no final deste artigo). Se você estiver por conta, qualquer táxi saberá chegar ao museu. (NOTA — Ao citar “guia de turismo”, refiro-me a pessoa guia, não a um livro guia. Entenda essa diferença seguindo depois este link.)

De qualquer maneira, para localizar-se melhor, use ESTE LINK para ver o museu no Google Mapas. Observe que ele está bem perto da margem do enigmático Rio Nilo.

.

HORÁRIOS & PREÇOS

O museu abre todos os dias, das 9h às 19h. Há exceção para as sextas-feiras, com horários das 9h às 11h e das 13h30 às 19h.

O ingresso custa 60 libras egípcias. Para entrar na Sala das Múmias, paga-se um extra de 100 libras egípcias. (Assustado com os valores? Lembre-se de que a libra egípcia tem um câmbio desfavorável. Em média, 1 euro é trocado por 11 libras egípcias, e 1 real brasileiro por 3 libras egípcias. Portanto, os gastos acabam por ser baixos no Egito. Já escrevi aqui um artigo sobre isso.)

Museu Egípcio
No dia de minha visita, o ingresso custava 50 libras egípcias.
Museu Egípcio
Meu ticket extra para a Sala das Múmias Reais

.

A VISITA

(Artigo continua após este recado.)
Turismo no Egito? Conheça o Meu Egito. Eu mesmo, G. DAMAS, lá recomendo os melhores guias de turismo egípcios — aqueles em quem eu mais confio. Em um destino exótico e complexo como esse, a sua viagem está nas mãos dos guias. Por isso, tenha preocupação com qualidade. Para saber mais, siga depois AQUI.

Infelizmente, era proibido fotografar lá dentro. Minhas fotos são do exterior. Veja algumas:

Museu Egípcio

Museu Egípcio

Museu Egípcio

Museu Egípcio

Museu Egípcio

Museu Egípcio

Antes de entrar no museu, preocupe-se em comprar uma garrafa de água para levar durante a visita. Devido ao intenso calor, eu fiquei desesperado por água. Tive de sair do museu para ir atrás de água. Precisei avisar um guarda, para que ele permitisse meu retorno com o mesmo ticket. Com isso, perdi tempo.

Prepare-se, também, caso você seja sensível ao calor, ou caso tenha pressão baixa. No dia de minha visita, não havia ventilação eficiente (!!!). Foi um sufoco suportar aquilo. Acho que eu só cheguei até o fim do roteiro porque fiquei deslumbrado demais com o que vi.

Aproveite o momento para combinar com seu guia de turismo (você provavelmente estará com um) como você quer explorar os artefatos. Refiro-me a tempo e a informações a serem transmitidas. O museu é gigantesco, por isso você não pode sonhar em conhecer todas as peças. O guia leva ao mais essencial, e explica o básico. Você pode ver poucos itens, com muitas informações, ou mais itens, mas com menor riqueza de informações. Eu fiquei no meio-termo. No início, meu guia parou demais diante de cada item, falando muito. Eu adoraria ouvir tudo em detalhes, porque sou apaixonado por História, mas tempo de turista é sempre curto. Conversei com ele francamente, pedindo um pouco mais de “pressa”. Portanto, tenha essa liberdade de falar com o guia, se necessário.

E, já que ainda estamos na parte externa, chamo a sua atenção para explorar essa área. Por exemplo, diante da entrada, há duas coisas tipicamente egípcias que encantam os visitantes: papiroflor-de-lótus. É emocionante ver tão de perto!

Museu Egípcio
Atrás de mim, papiro e flor-de-lótus.
Museu Egípcio
Papiro é o que está no meio. Ao redor, flor-de-lótus.
Museu Egípcio
Flor-de-lótus
Museu Egípcio
O famoso papiro! Visitei uma loja de papiros (o “papel” usado pelos antigos egípcios para a escrita) na qual demonstravam como essa planta era processada para fazerem o “papel”. Leia depois aqui.

Enfim dentro do Museu Egípcio, prepare-se para babar! Eu não tenho palavras boas o bastante para expressar minhas emoções.

É altamente recomendável que você pague as 100 libras egípcias extras para entrar na Sala das Múmias Reais. É ali que estão (é claro) as principais múmias da exibição. Mas não espere encontrar a maior “celebridade” delas, Tutancâmon. Eu tive o privilégio de ver, a poucos centímetros, o corpo do faraó Tutancâmon, mas isso foi no Vale dos Reis, bem longe do Cairo. Por outro lado, lembre-se de que as peças extraídas da tumba do faraó estão no Museu Egípcio, incluindo a máscara mortuária de ouro, por isso tenha força em seu coração.

Museu Egípcio
A famosa máscara de ouro. Lembre-se: não era permitido fotografar no dia de minha visita, por isso esta foto não é minha. E desconheço o autor. Aqui, nota-se que a máscara fica dentro de uma caixa de vidro, que é à prova de bala.

Por fim, uma nota negativa. Acostumado a ver grandes e famosos museus, como o Louvre e o Museu Britânico, eu senti falta de uma boa dose de organização no egípcio. Por exemplo, vi muitos itens sem descrição. Imperdoável. Ainda bem que eu tinha o guia ao lado.

A boa notícia é que o Egito prepara-se para entregar ao público um NOVO Museu Egípcio, maior e muito mais moderno. Construído em uma área de 117 acres, está com o orçamento inchado, alcançando agora 1,1 bilhão de dólares. Isso tem causado sucessivos atrasos na inauguração, mas o grande dia vai chegar… para nossa felicidade.

Viva o Egito! 😉

By GLAUCO DAMAS

Moro em Portugal. Atuo como autor desde 2001. Publiquei livros infanto-juvenis, inclusive pela Editora Saraiva. Em 2013, surgiram o primeiro livro técnico e o primeiro guia de viagem.

5 comentários a “Vai ao Egito? Não deixe de visitar o Museu Egípcio”

Olá!

Hoje em dia, quanto custa os ingressos da:
sala das múmias
Entradas por dentro das pirâmides
Tumulo de Tutancamom?

agradeceria se respondesse.
Obrigada.

Olá, Yedda!

No momento, o bilhete para entrar na Sala das Múmias Reais, dentro do Museu do Cairo, custa 100 libras egípcias. Entrar em uma das Grandes Pirâmides, 200 libras egípcias. Entrar na tumba de Tutankamon, 100 libras egípcias.

Boa sorte e boa viagem!

Ola Raphael
Se você tiver cartão de estudante internacional O ISIC (de cor verde)assim voce tem direito de desconto 50% em todos os locais turisticos pertencentes ao ministerio de antigüedades Egipcia

Boa viagem

Bom dia,

Li sua experiência que teve no Museu, e achei muito boa meu caro.
queria saber se lá tem algum desconto para estudantes, por que estou indo pra lá em dezembro.

Obrigado e tenha um bom dia

Deixe um comentário