Categories
Turismo

O Museu Van Gogh, em Amsterdã

Museu Van Gogh, em Amsterdã

Museumplein, em Amsterdã, é uma grande área que abriga dois dos mais famosos museus da Holanda: o Rijksmuseum e o… sim, ele mesmo, o Museu Van Gogh.

Van Gogh poderia hoje orgulhar-se dos números ligados a esse lugar especialmente dedicado a ele. O museu recebe quase 2 milhões de visitantes por ano. Com esse número grandioso, tornou-se o segundo museu mais visitado da Holanda, e o 31° museu de arte mais visitado do mundo. O sucesso valeu uma reestruturação no museu recentemente. Dois prédios — o Rietveld Building e o Kurokawa Wing — formam, juntos, o museu, com uma área de entrada que conecta os dois. Essa entrada foi inaugurada em 2015. No YouTube, o museu mostra um vídeo sobre isso:

 

Pouco tempo em Amsterdã?

Fique esperto.

Se o seu tempo em Amsterdã for curto e houver necessidade de limitar o número de museus a serem visitados, eu sugiro que você volte sua atenção ao impressionante Rijksmuseum. Esse é, digamos, o Louvre da Holanda — e o museu mais visitado do país. Seria imperdoável não visitá-lo. Lá, encontramos algumas obras de Van Gogh, e ainda apreciamos outros grandes Mestres, como Rembrandt.

Para calcular seu tempo, considere que o próprio Museu Van Gogh estima em 75 minutos o tempo médio de uma visita. E lembre-se de que o período mais movimentado ocorre entre 11h e 15h.

 

Museu Van Gogh: horários

O Museu Van Gogh abre em horários que variam muito, de acordo com a estação do ano. Em períodos normais, funciona das 9h às 17h (até 22h às sextas-feiras). No verão, estende os horários, podendo chegar até às 19h ou às 22h. Convém informar-se quando chegar à cidade. Procure ajuda na recepção de seu hotel, vá a um centro de informações a turistas ou verifique a página web do museu.

Tenha em mente que as pessoas podem entrar até 30 minutos antes do horário de encerramento.

Museu Van Gogh, em Amsterdã

 

Tickets

Agora, principalmente, fique ainda mais esperto. Compre tickets on-line. Você evita enormes filas lá na entrada. Visite a loja on-line do museu (versão em inglês) e escolha o dia da visita.

A visita, aliás, será muito mais rica se você solicitar um guia multimídia. Está disponível em dez línguas, incluindo português. Adultos pagam um extra de 5€; jovens entre 13 e 17 anos, 3€.

Museu Van Gogh, em Amsterdã

 

Portadores de necessidades especiais

Moderno e preocupado com todos os visitantes, o museu oferece excelentes recursos a quem exige cuidados especiais.

Problemas de locomoção? Não se preocupe, você ainda assim poderá explorar o museu. Se estiver com um acompanhante por precisar de ajuda, o acompanhante entra gratuitamente (peça o ticket grátis lá mesmo; não é possível obter on-line). Para pessoas com problemas de visão, eles oferecem um livro que mostra, em letras grandes, as descrições das obras expostas.

 

Loja e café

Van GoghDepois da visita, explore a loja do museu. Você pode comprar muitas lembranças, especialmente reproduções de pinturas de Van Gogh.

O café Le Tambourin oferece bebidas e refeições quentes e frias. Ali nós temos uma bela visão da Museumplein.

 

Onde fica

O endereço é Museumplein 6. Para localizar direto no Google Mapas, siga aqui.

Pretende ir pelo Tram? Então:

  • Tram 2, direção Nieuw Sloten, parada Van Baerlestraat
  • Tram 5, direção Amstelveen Binnenhof, parada Van Baerlestraa
  • Tram 5, direção Amsterdam Central Station, parada Van Baerlestraat
  • Tram 12, direção Amsterdam Amstel, parada Museumplein
  • Tram 12, direção Station Sloterdijk, parada Museumplein

By GLAUCO DAMAS

Moro em Portugal. Atuo como autor desde 2001. Publiquei livros infanto-juvenis, inclusive pela Editora Saraiva. Em 2013, surgiram o primeiro livro técnico e o primeiro guia de viagem.

Deixe um comentário