Categories
Tecnologia

Nada de passaporte: canadense cruza a fronteira dos Estados Unidos ao apresentar apenas seu iPad

Em viagem aos Estados Unidos, o canadense (canadiano, para os portugueses) Martin Reisch percebeu, tarde demais, que havia esquecido o passaporte. Tinha apenas uma carta de condutor simples — até 2008, suficiente para cruzar a fronteira via terrestre. O que fazer? Ele teria que voltar, é claro. Mas… por que não uma tentativa?

Havia uma cópia digital do passaporte arquivada em seu iPad. Parecia loucura, mas Reisch resolveu apresentá-la. Para sua surpresa, alguns minutos depois, ele foi liberado! Incrível, não?

Autoridades norte-americanas negam o fato. Admitem que não havia passaporte, mas alegam que tudo se baseou na carta de condução e no registro de nascimento de Reisch. Este, no entanto, diz que não tinha o registro de nascimento.

Reisch considera que a sua história foi uma exceção, por isso ninguém deve contar com uma licença dessas — ainda mais depois dos comentários que o caso gerou mundo afora. Mas ele acredita que identificação digital em fronteiras é apenas uma questão de tempo.

Para ler a notícia completa, visite esta página (em inglês) no web site da BBC.

 

By GLAUCO DAMAS

Moro em Portugal. Atuo como autor desde 2001. Publiquei livros infanto-juvenis, inclusive pela Editora Saraiva. Em 2013, surgiram o primeiro livro técnico e o primeiro guia de viagem.

Deixe um comentário