Categories
Tecnologia

Netflix consegue diminuir consumo de banda de internet, sem perder qualidade da imagem

Netflix consegue diminuir consumo de banda de internet, sem perder qualidade da imagem

Em horários de pico, a Netflix é responsável por mais de um terço de todo o tráfego de dados na internet. Impressionante, não? Mas a companhia descobriu um meio de economizar a banda, e, o mais importante, promete fazer isso sem comprometer a qualidade da imagem.

O benefício será sentido principalmente por usuários de internet menos veloz. E, é claro, pelos que assistem ao conteúdo por um smartphone ou tablet, sem Wi-Fi, usando o próprio plano de dados da operadora. (Alô, você que usa Netflix no trajeto para o trabalho, ou enquanto espera um vôo.)

.

A mudança

A Netflix dispõe todo o conteúdo de forma única, com base na banda de internet dos usuários. Com a mudança, cada vídeo terá regras próprias para o streaming.

Há múltiplas versões de cada vídeo. A Netflix entrega a versão que melhor atende ao usuário no momento. Com isso, todo o catálogo é tratado da mesma forma, independentemente de ser um simples desenho animado ou um filme de ação em super HD. Com isso, o sistema atua pesado para comprimir um filme como Os Vingadores para que o tamanho do arquivo fique próximo ao de um simples desenho como Meu Pequeno Pônei. Resultado? Perda de qualidade na imagem do filme, e uso desnecessário de banda de internet para assistir ao desenho. Isso não tem lógica, é desperdício.

Com a mudança, os usuários deverão notar uma pequena melhora na imagem, ao mesmo tempo em que consumirão aproximadamente 20% menos de banda.

.

Catálogo pobre

Se você, no Brasil, critica a Netflix devido à pobreza do catálogo, deveria dar uma olhada na seleção aqui em Portugal. O catálogo português chega a ser vergonhoso, indecente. A Netflix nem deveria ter vindo ao país, para não sujar o próprio nome com isso.

A mudança descrita acima é muito benéfica. Mas, antes disso, creio que o maior desejo dos assinantes seja um catálogo digno de uma assinatura mensal.

By GLAUCO DAMAS

Moro em Portugal. Atuo como autor desde 2001. Publiquei livros infanto-juvenis, inclusive pela Editora Saraiva. Em 2013, surgiram o primeiro livro técnico e o primeiro guia de viagem.

Deixe um comentário