Categories
Tecnologia

Tela do Nexus 6: minhas impressões sobre o tamanho

Nexus 6: impressões sobre o tamanho da tela

A TELA DO NEXUS 6

.

Vejo muitas pessoas interessadas em comprar um Motorola NEXUS 6, mas com sérias dúvidas sobre o tamanho da tela (ou o tamanho do ecrã, como dizem meus queridos leitores portugueses). Não é grande demais? O smartphone fica bem em um bolso? É confortável segurá-lo por longos minutos? Os aplicativos ajustam-se com perfeição a esse espaço bem maior?

Eu também tive essas dúvidas. Três meses atrás, animado com a experiência do puro Android que só um Nexus pode oferecer, eu decidi arriscar. Depois de quase 3 anos nas linhas Samsung Galaxy S e Samsung Galaxy Note, encomendei um Nexus 6.

A compra foi on-line, na própria Play Store, loja oficial da Google. A espera do produto quase virou uma agonia. Em dúvida, cada hora eu pensava uma coisa. Uma sensação O Senhor dos Anéis tomou conta de mim. Em conflito, eu parecia o Gollum diante do My Precioouussss!

Oh, sim, eu VOU me arrepender! Espere, vai dar certo, sim. Não, não vai dar certo, já me vejo a devolver o smartphone. Ah, é lógico que eu vou gostar!

Depois de 3 meses (passou a “fase de lua-de-mel”, portanto), tenho apenas uma opinião: eu não poderia estar mais satisfeito. As experiências com o smartphone tornam-se tão mais incríveis que eu não conseguiria mais usar uma tela/ecrã menor. Simples assim!

A tela do Nexus 6 possui 6 polegadas. Para ser específico, 5.96 polegadas. Se você gosta de detalhes mais técnicos, saiba que é uma tela QHD AMOLED de 2560×1440 (493 ppi).

Ver fotos e vídeos agora é uma sensação muito mais vibrante. Fotografar e filmar são tarefas mais fáceis, porque temos imagens maiores do que a lente está a captar. Os jogos ficaram ainda mais divertidos. Tenho mais facilidade para editar textos. Páginas da web abertas no navegador Chrome dão mais conforto a meus olhos. Acompanhar minhas contas Facebook e Google+ não é mais algo meio estressante que me fazia preferir estar sempre diante de meu computador de mesa.

Além do conforto visual, eu percebi que uma tela maior traz mais praticidadeeconomia. Desde 2010 eu vivia na trindade computador + tablet + smartphone. Eu eliminei o tablet dessa rotina. Pense comigo: o Nexus 6 é um exemplo do que as pessoas chamam de phablet, união de “phone” e “tablet”. O tamanho do telefone é tão superior às dimensões tradicionais que ele quase pode ser um tablet. Com 6 polegadas, eu faço muito bem quase tudo o que antes só conseguia realizar em um tablet. Por exemplo, edições de fotos, de vídeos e de textos. Depois, complemento em casa, no computador, as partes mais pesadas. Por que manter o tablet na jogada? O Nexus 6 tornou-se um grande companheiro (depois dos meus cães e da minha gata, claro), inclusive em viagens.

OK, Glauco. Mas você está enrolando. Visualmente, pode ser maravilhoso. Mas, na prática, como é carregar um gigante desses?

Nesse aspecto, minha maior preocupação era meu bolso. A situação é mais complicada para os homens. Mulheres sempre podem apelar para uma bolsa. Homens são dependentes de bolsos nas roupas — exceto os que costumam andar com malas e bolsas de transporte. Eu tinha certeza de que seria difícil carregar o Nexus 6 principalmente em bolsos de calças.

Fiquei surpreso. Até hoje, em diversos modelos de calças, eu nunca tive problema. Claro que o aparelho preenche praticamente todo o espaço, mas não sinto incômodos.

Em seguida, a grande preocupação era o conforto ao segurar o smartphone por períodos mais longos. Mais uma vez, nenhum problema. São apenas 184 gramas, e eu acho o design ergonômico — gosto da traseira arredondada, que encaixa-se bem na minha mão. A única e pequena dificuldade é alcançar um dos botões virtuais na parte inferior quando eu uso apenas uma mão. Nada que uma esticadinha no dedo não resolva.

Se você me perguntar agora qual será meu próximo smartphone, digo que comprarei outro Nexus, porque a experiência do puro Android é mais fascinante. E, mais uma vez, um Nexus com tela o maior possível. Agora em 2015, teremos uma nova versão do Nexus 5. Eu assustei, achando que a Google descartaria uma outra novidade com 6 polegadas. Mas haverá uma atualização do Nexus 6 no mercado. Posso sorrir, bem satisfeito.

By GLAUCO DAMAS

Moro em Portugal. Atuo como autor desde 2001. Publiquei livros infanto-juvenis, inclusive pela Editora Saraiva. Em 2013, surgiram o primeiro livro técnico e o primeiro guia de viagem.

Deixe um comentário