Categories
Tecnologia

Nexus 6P: o leitor de impressão digital é fantástico!

Pela terceira vez, meu smartphone Android é um Nexus. A compra deste ano foi um Nexus 6P, que tem recebido inúmeras análises positivas. Aliás, mais do que isso. Ele chegou a ser considerado, no início de 2016, o melhor smartphone Android — mesmo com a concorrência de grandes pesos, como o Samsung Galaxy S7.

Uma das novidades que mais chamaram a minha atenção no Nexus 6P foi o leitor de impressão digital. Isso já é um recurso indispensável. Eu sentia falta em meu Nexus 6.

Nexus 6P | Leitor de impressão digital

Quando comprei o aparelho, pela Google Play Store, eu fiquei ansioso quanto à precisão do uso de digitais. Eu já tinha certo trauma com isso, após uma triste experiência com o Samsung Galaxy Note 4. Neste, era comum o leitor de digital falhar. Eu passava o dedo duas, três vezes. Além disso, era necessário “acordar” o aparelho, para então desbloquear o sistema usando a digital.

Agora, depois de dois meses com o Nexus 6P, eu posso afirmar: o uso do leitor de impressão digital é, simplesmente, perfeito.

Perfeito.

Perfeito.

Ficou bem claro?

O leitor falhou apenas uma vez, e por um motivo compreensível. Eu estava com o dedo úmido, após lavar as mãos.

A função dele não limita-se a destravar a tela (ou o ecrã, como se diz aqui em Portugal). A utilidade alcança alguns aplicativos, como o Play Store e o LastPass.

Acompanhe comigo os detalhes. No final, eu mostro um vídeo sobre tudo.

 

Nexus 6P: Leitor de impressão digital

Configuração

O uso de digital não dispensa uma senha principal no sistema. Aquela senha padrão no Android, com números ou com um traçado que conecta pontos.

Há duas razões óbvias para isso. Primeiro, a senha principal é necessária para inserir, editar ou apagar impressões digitais. Segundo, o uso da digital pode falhar quando queremos destravar o sistema. Neste caso, em SOS, destravamos com a senha principal. (Observação interessante — Quando ligamos o Nexus 6P, ou quando reiniciamos o sistema, a digital não é aceita para desbloquear a tela. Temos de usar a senha principal.)

A configuração das digitais está, evidentemente, nos ajustes de segurança.

Adicionei a digital do meu dedo indicador esquerdo. Nem me preocupei em adicionar outro dedo dessa mão. Por praticidade, ergonomia, é sempre o indicador que eu uso no leitor de digital.

Pela mesma praticidade, eu inseri também a impressão do indicador direito. Essa importância depende de cada usuário. Eu raramente uso a mão direita para pegar o smartphone (não, eu não sou canhoto).

Leitor de impressão digital do Nexus 6P
“Finger 1” e “Finger 2” referem-se a meus dedos já cadastrados. Atenção: você pode cadastrar também o dedo de outra pessoa. (Não deixe o/a namorado(a) ou marido/esposa saber disso! 😛 )
Leitor de impressão digital do Nexus 6P
Uma digital a ser inserida. Tocamos o dedo no sensor e, imediatamente, sentimos uma vibração. Pronto. Para registrar outras posições da digital, o sistema pede que você encoste o dedo em posições diferentes.

Leitor de impressão digital do Nexus 6P

 

Um toquezinho e… PAM!

Não é necessário ativar a tela do Nexus 6P para só então usar a digital como desbloqueio. Fantástico. O smartphone está quietinho, dormindo, e acorda imediatamente, já desbloqueado, quando eu toco o dedo no leitor de digital.

Nexus 6P | Leitor de impressão digital

O processo é tão inteligente!

Lembre-se: o leitor está atrás do aparelho. Não está no botão Home, como é comum vermos em outros modelos. Na parte traseira, o acesso à função é muito mais prático.

Quando pego o Nexus, eu automaticamente toco o dedo no leitor conforme ergo a mão à altura de meus olhos. Antes que eu olhe para a tela, ela já está desbloqueada!

Em pouco tempo, ganhei experiência nesse gesto. No início, eu errava o ponto a ser tocado na parte de trás do aparelho. Agora, é um processo automático — meu dedo vai preciso ao ponto.

Mas Glauco… como pode ser tão rápido, tão automático, se você precisa tocar o dedo com precisão? Se for uma posição diferente do dedo, o leitor não deve reconhecer a digital. Não é isso?

Não.

Eu disse ali em cima: ao configurar a digital, gravamos posições diferentes dela. Por isso, ao tocar meu dedo, eu não preciso ser cuidadoso. É incrível, mas o leitor sempre reconhece!

 

Use a digital em alguns aplicativos

Por que limitar-se a usar essa maravilha tão precisa apenas para desbloquear a tela? É possível aproveitar a digital gravada no sistema para liberar recursos de segurança em alguns aplicativos.

Por exemplo, eu não uso mais a minha senha Google para comprar aplicativos na Play Store. Dava trabalho usar a senha toda vez. Ela é eeenoooorme. Agora, toco o dedo no leitor e PAM!, compra liberada. Também está muito mais prático usar o LastPass, onde guardo todas as minhas senhas.

Leitor de impressão digital do Nexus 6P
No aplicativo Play Store, ativei a opção “Fingerprint authentication”. (Só uso sistema em inglês.)
Leitor de impressão digital do Nexus 6P
Configurações do LastPass. Ativei “Use fingerprint to unlock”.
Leitor de impressão digital do Nexus 6P
Quando abro o LastPass, preciso apenas tocar o dedo no leitor. Nada mais de digitar, todos os dias, aquela minha senha LastPass com 1 trilhão de caracteres!

 

Vídeo

Assista agora a um vídeo que eu fiz sobre isso.

 

Eu amo a linha Nexus. E estou fantasticamente feliz com o Nexus 6P. Aliás, usar “Android puro” é uma experiência insuperável!

By GLAUCO DAMAS

Moro em Portugal. Atuo como autor desde 2001. Publiquei livros infanto-juvenis, inclusive pela Editora Saraiva. Em 2013, surgiram o primeiro livro técnico e o primeiro guia de viagem.

1 comentário a “Nexus 6P: o leitor de impressão digital é fantástico!”

Deixe um comentário