Categories
Turismo

O famoso MUSEU DO CAIRO será transferido para a área das Grandes Pirâmides

O Museu do Cairo está com planos piramidais para 2015. O governo egípcio entregará uma nova sede para ele junto às Grandes Pirâmides. A ideia já foi anunciada para 2009 e 2012, mas agora, dizem, 2015 é data certa. Que os deuses egípcios os ajudem.

O museu terá 85 mil metros quadrados, com 100 mil peças, um armazém de antiguidades e um laboratório de restauração. Promete-se uma construção com nada a invejar de gigantes como o Louvre e o Museu Britânico.

(Artigo continua após este recado.)
Turismo no Egito? Conheça o Meu Egito. Eu mesmo, G. DAMAS, lá recomendo os melhores guias de turismo egípcios — aqueles em quem eu mais confio. Em um destino exótico e complexo como esse, a sua viagem está nas mãos dos guias. Por isso, tenha preocupação com qualidade. Para saber mais, siga depois AQUI.

A notícia é muito animadora. A sede atual, no centro do Cairo, data de 1902. Bem, ser “velho” não é problema em um país de antiguidades. O problema é que o museu falha nos cuidados com algumas peças muito valiosas. Eu, quando o visitei pela primeira vez, fiquei aborrecido.

Segundo matéria publicada no portal UOL (e fonte da foto acima), “as primeiras imagens do projeto mostram grandes salas com pé direito alto e galerias com muita luz natural. Foram projetadas de modo que o visitante sinta que está entrando em um terreno arqueológico”. E mais: “Os tesouros da tumba de Tutancâmon, descobertos em 1922 pelo arqueólogo britânico Howard Carter, serão o destaque do novo centro. A máscara de ouro do faraó presidirá uma grande sala, da mesma forma como fizeram no caso da Monalisa no Louvre de Paris. O visitante seguirá os passos de Carter descobrindo a sepultura de Tutancâmon através de modelos em tamanho real”.

 

By GLAUCO DAMAS

Moro em Portugal. Atuo como autor desde 2001. Publiquei livros infanto-juvenis, inclusive pela Editora Saraiva. Em 2013, surgiram o primeiro livro técnico e o primeiro guia de viagem.

Deixe um comentário