Categories
Turismo

O Obelisco Inacabado de Aswan, no Egito

Aswan (Assuão, para os portugueses) está em quase todos os roteiros de viagem ao Egito. Estive lá durante a deliciosa fase do cruzeiro no Rio Nilo. O navio ancorou na cidade e eu saí para passeios com o meu guia.

Um dos principais pontos turísticos por ali é o OBELISCO INACABADO DE ASWAN. Sim, inacabado. Apesar disso, atrai multidões.

Que tal uma visita virtual comigo… agora mesmo?

Oh, é claro que eu quero, Glauco!

Pois siga-me, ó leitor com ares de  arqueólogo! 😉

.

Obelisco Inacabado de Aswan

O caminho até o obelisco

O granito, tão importante para inúmeras obras do Antigo Egito, era encontrado apenas nessa região sul do país. As pedreiras de Aswan marcaram-se como a principal fonte do material.

O que tanto atrai turistas nas pedreiras não é um templo, uma pirâmide, um museu. Não é algo que os faça olhar para cima, como é típico diante das grandezas do Egito. O que os turistas anseiam em ver é algo que os faz olhar para baixo: um obelisco inacabado. Abandonado. Deitado até hoje no chão.

E lá vão eles, emocionados, ansiosos, seguindo pedreira acima em um caminho irregular — que faz a visita ser inadequada para pessoas com dificuldades de locomoção.

Obelisco Inacabado de Aswan
Na pedreira, a caminho do Obelisco Inacabado.

Obelisco Inacabado de Aswan, no Egito

Obelisco Inacabado de Aswan, no Egito

Obelisco Inacabado de Aswan, no Egito

Obelisco Inacabado de Aswan, no Egito

(Artigo continua após este recado.)
Turismo no Egito? Conheça o MEU EGITO. Eu mesmo, G. DAMAS, lá recomendo os melhores guias de turismo egípcios — aqueles em quem eu mais confio. É uma parceria oficial. Lembre-se: em um destino exótico e complexo como esse, a sua viagem está nas mãos dos guias. Por isso, tenha preocupação com qualidade. Para saber mais, siga depois AQUI.

.

Enfim, o obelisco

Acredita-se que o obelisco seja da época de Hatshepsut (lembra-se do famoso Templo de Hatshepsut?). Com quase 42 metros de altura — se estivesse de pé — e 1168 toneladas, teria sido o mais pesado e mais alto bloco único de pedra já trabalhado pelos egípcios.

De imediato, a questão que coça a mente dos visitantes é: por que inacabado?

A resposta deve ser mais simples e surpreendente do que você pensa.

Durante os trabalhos, surgiu uma fenda na pedra, o que era inaceitável para um obelisco. Não se pensava nem mesmo em reparar! A peça tinha que ser perfeita por inteiro (foi essa perfeição, afinal, que levou os antigos egípcios a fazerem incríveis obras para a eternidade). Desapontados, os trabalhadores simplesmente abandonaram a obra.

Três lados estavam prontos, com exceção das inscrições. A parte de baixo permaneceu ligada à rocha principal, deitada. Veja:

Obelisco Inacabado de Aswan, no Egito

Obelisco Inacabado de Aswan, no Egito

Obelisco Inacabado de Aswan, no Egito

Obelisco Inacabado de Aswan, no Egito

Obelisco Inacabado de Aswan, no Egito

Obelisco Inacabado de Aswan, no Egito

Obelisco Inacabado de Aswan, no Egito

Obelisco Inacabado de Aswan, no Egito
ESTA foto não é minha. Recebi por e-mail e não consigo descobrir quem é o autor. A vista por cima dá uma boa dimensão da estrutura.

Que incrível, Glauco! Mas… ahn… compensa dedicar tempo para ver uma obra… ahn… inacabada? Há algum outro interesse nisso?

Claro que compensa!

Além da curiosidade, esse obelisco traz um enorme valor histórico. Por causa dele, estudiosos puderam compreender melhor como os egípcios construíam os obeliscos. É fantástico VOCÊ poder analisar isso pessoalmente!

Quer explorar mais a área agora mesmo? Localize o obelisco direto no Google Mapas.

Obelisco em Paris
Não se vêem obeliscos apenas no Egito. Por exemplo, este é um famoso obelisco (proveniente mesmo do Egito) em Paris. Fotografei há poucos dias.

By GLAUCO DAMAS

Moro em Portugal. Atuo como autor desde 2001. Publiquei livros infanto-juvenis, inclusive pela Editora Saraiva. Em 2013, surgiram o primeiro livro técnico e o primeiro guia de viagem.

3 replies on “O Obelisco Inacabado de Aswan, no Egito”

Estive por lá, a obra é empolgante e magnifica, apesar de não ter sido concluída por um defeito encontrado na pedra. Se não houvesse esse incidente, o obelisco inacabado, tudo indica que seria o maior entre todos os outros, com os seus 42 metros.

A pergunta sobre se vale a pena ver uma obra inacabada, teria que ter uma resposta assim: “mas qd você visita ruínas elas não estão também “inacabadas” em certo sentido?

Deixe um comentário