Categories
Curiosidades

Onde está o corpo de Cleópatra?


Oi, Glauco! Logo eu irei ao Egito. Tenho grande interesse em visitar o local onde está o corpo de Cleópatra. Será que eu consigo?

Primeiro, um esclarecimento. Eu aposto que está a falar de “Cleópatra VII” — a famosa Cleópatra, tão explorada em filmes (Elizabeth Taylor), livros, documentários, etc.

Visitar o local onde está o corpo dela? Ou não o corpo, mas os restos mortais? Ou, melhor dizendo, a tumba de Cleópatra? Por enquanto, não é possível. Infelizmente.

A localização da tumba de Cleópatra continua um dos maiores enigmas da história do Antigo Egito. Pesquisadores deitam-se sobre milhares de teorias e de especulações. Algumas vezes, anuncia-se como “muito próxima” a descoberta, mas o assunto logo esfria, porque os pesquisadores acabam em um beco sem saída.

A descoberta dos restos mortais de Cleópatra seria o maior acontecimento no país depois da revelação da tumba de Tutancamon, em 1922. O responsável ficaria imortal na fascinante história mundial da arqueologia. Por isso, esse é um sonho que habita os desejos mais intensos de muitos arqueólogos. Zahi Hawass, arqueólogo e ex-ministro de Antiguidades do Egito, sempre teve o assunto como uma das principais ambições de sua vida. (Hawass se esforça também pela localização da tumba de Nefertiti.)

Por enquanto, serve de consolo aos turistas a possibilidade de ver, bem de perto, a múmia do mais popular dos faraós: Tutancamon. Nas vezes em que visitei o Vale dos Reis, vi o corpo dele na própria tumba, em uma caixa de vidro. Oh, visitas extremamente emocionantes! Fiquei mesmo cara a cara com ele! E, na viagem mais recente, eu tive licença para fotografar! (Quer ver o artigo sobre essa visita? Siga aqui.)

Tumba de Tutancâmon (Tut Ankh Amun), Vale dos Reis, Egito
Tut Ankh Amun… ou Tutancamon. Entrada da tumba, no Vale dos Reis.
Corpo de Tutancamon
Tutancamon!

Gostou?

Pois, antes de terminar, aqui vai um alerta. Devemos reconhecer o famoso filme Cleópatra, com Elizabeth Taylor, por seu valor na história do cinema. O filme é um clássico, afinal. Mas, historicamente, ele tem erros, além de várias licenças dramáticas. Portanto, encare o filme como mero entretenimento.

E viva o Egito!

Oh, espere. Uma nota especial. A tumba de Cleópatra você ainda não encontra, mas o túmulo de Elizabeth Taylor, sim. 😛 Fica no Forest Lawn Memorial Park, em Los Angeles, Califórnia.

By GLAUCO DAMAS

Moro em Portugal. Atuo como autor desde 2001. Publiquei livros infanto-juvenis, inclusive pela Editora Saraiva. Em 2013, surgiram o primeiro livro técnico e o primeiro guia de viagem.

8 replies on “Onde está o corpo de Cleópatra?”

Caro Glauco. Para fins de registro deixo meus agradecimentos pelas dicas de viagem e de exploração do Egito. Estamos de malas printas e seguiremos suas sugestões de passeios de guias de valores e de cultura. Confesso que desconfiei no início de tantas dicas e informações e fui conferir cada uma delas. Eureka. Tudo tudo tudo confere. Parabéns. E obrigado. Luis . Brasil. RS.

Deixe um comentário