Categories
Tecnologia

Organize a sua vida (e as suas viagens!) com o Evernote

Evernote

Evernote é um consagrado serviço de organização de ideias e notas. Milhões de pessoas usam para administrar a vida pessoal e a profissional. Salvam e administram contatos, receitas, rótulos de bebidas, material de pesquisa e trabalho, planejamentos de viagens, etc. O limite do uso é a criatividade de cada um.

Uma das maiores vantagens é a possibilidade de adicionar e administrar as notas em diversos equipamentos. Além de acessível pelo seu navegador de internet, a sua conta Evernote pode ser usada por aplicativo próprio para Mac, Windows, iPhone/iPad, Android, BlackBerry. Tudo o que você faz é sincronizado entre os dispositivos (isso é um paraíso!). Para deixar o quadro ainda mais colorido, adianto que é possível abrir uma conta gratuita. Há um serviço premium, que é barato, mas uma conta grátis costuma ser o bastante para a maioria dos usuários.

O envolvimento com o Evernote chega ao ponto do “vício”. Eu simplesmente não consigo mais viver sem (tenho conta premium). Uso para diversos fins, inclusive profissionais. Eu disse que o limite é a criatividade do usuário, certo? Pois eu, como autor, criei um sistema próprio para organizar o que escrevo. Uso notas e etiquetas para temas, personagens, capítulos, pesquisas, dúvidas, imagens.

Agora dê uma olhada no primeiro parágrafo deste post. Cito “planejamentos de viagens”. Eis uma outra enorme utilidade do Evernote para mim. Organizo tudo pelo serviço: destinos, pesquisas, locais interessantes. Fotografo e salvo documentos importantes, como bilhetes aéreos e reservas de hoteis. Como estou sempre com meu iPhone, sei que poderei acessar as notas quando eu quiser. E com uma vantagem extra, por ter conta premium: textos que aparecem em imagens são reconhecidos durante pesquisas que faço. Por exemplo, a palavra “reserva” pode ser encontrada na imagem (foto) que eu salvei da reserva de um hotel. Facilita muito a busca por uma nota. Depois, durante a viagem, eu continuo a colher notas — com a genial possibilidade de inserir dados de GPS em cada uma. Volto para casa com um rico banco de dados. (Foi ótimo, por exemplo, para combinar viagem e pesquisa de livro enquanto eu escrevia o Allan Kardec em Paris.)

Ficou interessado? Corra à página web do Evernote para criar a sua conta. Você logo descobrirá que o serviço oferece muito mais do que eu cito aqui. E ficará com vontade de explorar tudo, tentando entender como organizar e facilitar a sua vida.

Organizando a Vida com o EvernoteÓtimo, não? Mas… e se alguém entregasse de bandeja os melhores “segredos” do Evernote?

Pois eu tenho uma boa notícia. Vladimir Campos, criador de livros e de podcasts, é viciado em viagens, como eu. E também é viciado no Evernote. Para nossa sorte, ele escreveu o livro Organizando a Vida com o Evernote.

É o primeiro livro brasileiro sobre o Evernote. Na Primeira Parte, espera-se que o leitor aprenda o que é o aplicativo, enquanto entende suas principais características e funções. Na Segunda Parte, o autor descreve como utiliza a ferramenta para organizar sua vida. Dessa forma, você poderá identificar situações úteis para sua própria organização pessoal e profissional.

Lançado no início de 2013, o livro já é um sucesso de público e de crítica. Ajuda iniciantes a entenderem todo o potencial do Evernote, e leva usuários avançados a ampliarem horizontes. O texto é simples (entenda isso como um elogio) e direto. Vladimir pisa em solo firme ao falar sobre isso. Foi nomeado Embaixador de Viagens para o Evernote no Brasil.

Veja o livro na Loja Kindle Brasil e na iBookstore Brasil.

By GLAUCO DAMAS

Moro em Portugal. Atuo como autor desde 2001. Publiquei livros infanto-juvenis, inclusive pela Editora Saraiva. Em 2013, surgiram o primeiro livro técnico e o primeiro guia de viagem.

Deixe um comentário