Categories
Turismo

Papa em Fátima: hotéis esgotados e ‘demoníaca’ exploração nos preços

Papa em Fátima, Portugal

visita do Papa a Fátima em maio de 2017, para a comemoração católica do centenário das aparições, provoca uma reação nada… ahn… angelical no setor hoteleiro português. Aliás, a exploração da fé deve ir além da hospedagem. Preços demoníacos são esperados em tudo – de restaurantes a lojas de presentes. Portanto, se você deseja estar em Portugal durante o evento, prepare o bolso e já comece a ter sonhos infernais com seu cartão de crédito.

 

Papa em Fátima

O turismo dói no bolso

Depois da confirmação da visita do Papa, operadores turísticos reservaram os quartos de hotéis na cidade, para dominar a oferta antes e durante o evento. Apesar dos preços mais pecaminosos, as vagas praticamente esgotaram-se em um piscar de olhos, erguendo uma corrida contra o tempo para conseguir um lugar para dormir.

Você agora pode dizer isto:

Basta eu reservar hotel em uma cidade próxima. As viagens de ida e volta até Fátima, de carro ou de autocarro (ônibus), serão rápidas e tranquilas.

Muito bem. Mas aqui vai uma notícia preocupante: milhares de pessoas pensaram a mesma coisa. Inclusive… os tais operadores turísticos, que adquiriram direitos também sobre os quartos das cidades arredores.

Santuário de Fátima

Primeiro, esgotaram-se as ofertas de hotéis na simpática Leiria, que fica a apenas 30km de Fátima. Ansiosos, os turistas começaram a aceitar a idéia de hospedar-se mais longe. Acredite se quiser: hotéis em Lisboa (128km) e em Coimbra (89km) estão lotados. As atenções, então, voltaram-se para alojamentos mais simples, como hostels, camas em instituições religiosas e casas de família.

Sim, casas de família.

febre, como eu disse, começou pelas mãos dos operadores turísticos. Depois, até particulares aderiram. Moradores anunciaram quartos na própria casa – o que é ilegal, por isso nenhum admite abertamente.

Santuário de Fátima

Não adiantou o Papa fazer um apelo para que não houvesse exploração. O delírio especulativo jogou os preços lá nas nuvens.

Se você duvida desse delírio, tente digerir isto. Houve quem pagasse 2500 euros por noite em hotel 4 estrelas. Uma casa de hóspedes com estada em saco-cama (isso mesmo, saco-cama) pediu quase mil euros para dois adultos. Talvez você precise de uma cama em dormitório de seis pessoas, com casa de banho (banheiro) partilhada. OK, são 500 euros por noite – valor acima de muitos hotéis 5 estrelas de Lisboa, Cascais, Porto e Algarve. Um alojamento para até dez pessoas? Que tal pagar 6 mil euros por dois dias?

Cpaelinha das Aparições em Fátima

Profissionais do setor turístico de Fátima muitas vezes negam a especulação. Mas a mídia tem feito alertas aqui em Portugal. O jornal Público, por exemplo, citou uma unidade de apartamentos turísticos de 45 metros quadrados, com frigorífico (geladeira) e microondas. Pediam 2 mil euros por noite para dois adultos. A mesma unidade antes era vendida a (aaahn…) 60 euros.

Até quanto você chegaria? Talvez você ainda encontre um ou outro quarto, a preços astronômicos.

Quanto vale a fé?

Basílica de Nossa Senhora de Fátima

Basílica de Nossa Senhora de Fátima

 

EXTRAS:

Muitos turistas visitam Fátima sem saber da existência de uma enorme loja de produtos católicos. É ocasião perfeita para comprar produtos relacionados e presentes para amigos e familiares. Visite, então, o Centro Comercial Fátima.

E, se você ainda está corajoso o bastante para procurar hotéis, dê uma olhada no que a Booking oferece.

NOTA:
Procura hotéis em PORTUGAL? Aproveite a parceria deste blog com a Booking. Vantagens costumam aparecer nas reservas. Siga aqui para conferir. (Esse é um link afiliado. Há uma pequena comissão ao blog, e isso ajuda a cobrir altos custos com servidor de qualidade, segurança, tratamento de imagens, etc. É assim que eu NÃO coloco aqui aquelas publicidades irritantes que atrapalham o conteúdo dos artigos. Por uma internet mais limpa! Eu agradeço.)

By GLAUCO DAMAS

Moro em Portugal. Atuo como autor desde 2001. Publiquei livros infanto-juvenis, inclusive pela Editora Saraiva. Em 2013, surgiram o primeiro livro técnico e o primeiro guia de viagem.

1 reply on “Papa em Fátima: hotéis esgotados e ‘demoníaca’ exploração nos preços”

Texto “bem explicado”.
Não concordo com nada. Muita exploração para quem tem fé.
O certo seria boicotarem isso, mas…
Jamais pagaria isso! Nem dez℅.
A fé tem que deixar as pessoas fortes, o que seria não aceitar isso. Penso assim.

Deixe um comentário