Categories
Turismo

PARIS: emocionante passeio no RIO SENA — e dicas para que seja ainda mais inesquecível

[ Janeiro de 2017 – Este artigo está em completa revisão, com novas informações e substituição das fotos. A nova versão será publicada brevemente. ]

O tradicional passeio de barco no Rio Sena, em Paris, é um dos momentos mais marcantes de uma viagem à França. Por incrível que pareça, conheço muitos turistas que viajam até lá e não fazem esse passeio — às vezes por mera distração ou esquecimento, ou porque, em excursão, o pacote comete o pecado de não incluir isso. Essas pessoas, então, limitam-se a andar às margens do Sena ou a vê-lo pelo alto, geralmente de cima da Torre Eiffel.

Ir à França e não passear pelo Sena é como ir a Roma e não entrar no Coliseu. (Uma pessoa me disse “É como ir à Itália e não comer pizza”, mas essa comparação não vale, porque pizza na Itália é horrível. :-P)

Como é um passeio no Sena? O que se vê? A seguir, dicas especiais para um passeio mais vantajoso… e fotos, muitas fotos (30!).

~~~~~~~~~~~~~~~

Nos barcos, os melhores assentos são os da parte superior e em área descoberta. A visão é ampla, confortável. Dá para apreciar tranquilamente o cenário e fotografar à vontade. [Pra variar, sempre há turistas japoneses em todos os lados, clicando mil vezes por segundo suas potentes câmeras. Eu não fico pra trás. Acho até que tiro mais fotos que eles. Sempre digo que devo ter um toque de japonês no sangue (alô! mãe???). De fato, nas viagens, sou o único não japonês “desesperado” por fotos, fotos, fotos, cliques e mais cliques. No Egito, um espanhol achou engraçado o quanto fotografo e disse que alguma coisa de japonês eu tenho no sangue.]

.

Passeio de barco no Rio Sena
De meu barco, a céu aberto, observo um modelo coberto de barco. Naquele, a visão não é tão privilegiada.

Os barcos percorrem em ritmo tranquilo. Passam por locais famosos de Paris, como a Catedral de Notre-Dame. Enquanto isso, alto-falantes anunciam os lugares. Preste atenção, principalmente porque o som não costuma ser muito claro (parece som de igreja).

Não espere português nos anúncios. Em meu passeio, falaram em francês (é claro!), em inglês, em espanhol e em japonês. (Japonês não poderia faltar. Se eu tivesse recebido 1 euro cada vez que vi um japonês, teria juntado dinheiro bastante para comprar a Torre Eiffel. Bom, eu achei ótimo, porque sou fã dos japoneses. 🙂 )

.

Passeio de barco no Rio Sena
Notre-Dame.

Barcos descobertos são fantásticos, mas exigem dois cuidados especiais — e óbvios. Evite o passeio em dias chuvosos. E, com ou sem chuva, se não for verão, prepare-se para o forte vento frio. Sem roupa adequada, você pode perder o prazer do passeio. Vi turistas encolhidos, mal olhando para os lados.

Há vários passeios por dia. Se você viajar por pacote turístico fechado, provavelmente terá esse passeio no Sena — com hora determinada. Fica difícil exigir o momento do passeio; dependerá de sorte. Se estiver por conta própria, escolha à vontade. Mas aqui vai uma dica esperta: um passeio que comece no finalzinho da tarde. Assim, boa parte do trajeto será à luz do dia; depois, a noite caindo, você verá as luzes surgirem aos poucos, inclusive as luzes da Torre Eiffel. É um espetáculo à parte.

O cair da noite depende da época do ano. No verão europeu, em países como França, Itália, Espanha e Portugal é comum termos claridade às 9h30 da noite. Você verá isso daqui a pouco em uma foto. Primavera e outono também estendem um pouco a luz do dia.

Passeio de barco no Rio Sena

Prefere sentar-se durante todo o passeio? Procure não chegar com atraso, assim você escolhe os melhores lugares. Mas as pessoas podem se levantar, andar, buscar vistas melhores para apreciar e fotografar. Acho que fiquei sentado só durante uns dez por cento do percurso. No início, fiquei preocupado com um bom assento, mas depois eu me desliguei disso.

.

Passeio de barco no Rio Sena
Os assentos são muito disputados. Mas depois eu entendi que — pelo menos para mim — um bom lugar não é importante, pois o melhor foi ficar de pé.

E por falar em lugar para sentar…

Aconteceu uma coisa muito interessante comigo no início do passeio.

Cheguei atrasado com minha família. Éramos três. Não havia mais nenhuma sequência de três assentos disponíveis. Por um tempo, fiquei parado, analisando o ambiente. Não, não tinha jeito. Ficaríamos separados.

Começávamos a nos acomodar quando de repente eu senti suaves batidinhas no ombro. Virei-me e vi uma senhora japonesa. Ela só se comunicava em japonês, por isso “conversou” comigo por meio de gestos. Indicou que havia reorganizado os parentes e amigos que estavam com ela só para que sobrassem três assentos um ao lado do outro. Gentil, delicada, pediu que eu me aproximasse com a minha família. Desde o início ela percebra a minha situação e estava preocupada. Não acreditei! Foi emocionante, até! Tinha que ser japonês! 🙂

.

Passeio de barco no Rio Sena, em Paris
A doce e simpática japonesa que me ajudou. Exemplo de simpatia, bondade, cordialidade, CULTURA.

A seguir, mais algumas fotos de meu passeio, com informações quando necessário.

Passeio de barco no Rio Sena, em Paris.

Passeio de barco no Rio Sena, em Paris.

Passeio de barco no Rio Sena, em Paris.

Passeio de barco no Rio Sena, em Paris.

Passeio de barco no Rio Sena, em Paris.

Passeio de barco no Rio Sena, em Paris.

Passeio de barco no Rio Sena, em Paris.

Passeio de barco no Rio Sena, em Paris.

Passeio de barco no Rio Sena, em Paris.

Passeio de barco no Rio Sena, em Paris.

Passeio de barco no Rio Sena, em Paris.

Passeio de barco no Rio Sena, em Paris.

Passeio de barco no Rio Sena, em Paris.
Começa a escurecer. Já vemos algumas luzes.

Passeio de barco no Rio Sena, em Paris.

Passeio de barco no Rio Sena, em Paris.

Passeio de barco no Rio Sena, em Paris.
A Torre Eiffel… já se iluminando!

Passeio de barco no Rio Sena, em Paris.

Passeio de barco no Rio Sena, em Paris.

Passeio de barco no Rio Sena, em Paris.
A famosa rádio francesa RADIO FRANCE. Observe o relógio digital: 9h20 da NOITE. Viu como ainda está claro? (O mês era maio.) Não se esqueça de observar isso ao escolher, se possível, horário para viajar em metade dia, metade noite.

Passeio de barco no Rio Sena, em Paris.
Réplica da Estátua da Liberdade. Alinhada bem atrás dela, a Torre Eiffel.

Passeio de barco no Rio Sena, em Paris.
Pronto, bem mais escuro. Viu como compensa seguir a dica?

Passeio de barco no Rio Sena, em Paris.

Passeio de barco no Rio Sena, em Paris.
Fim do passeio — já fora do barco. Uma bela visão da Torre.

Preços, horários, duração de passeio e outros detalhes podem mudar a qualquer momento. Além disso, às vezes há variações naturais em horários, de acordo com as estações do ano. Prefiro não especificar nada aqui. Acho mais conveniente mostrar uma pequena lista de sites oficiais de companhias que eu vi, para você se informar melhor sobre os passeios e se preparar. Aqui está:

BATEAUX-MOUCHES

◊ A companhia mais famosa por lá.

◊ Oferece opção de passeio com almoço/jantar.

◊ Você pode fazer reservas on-line.

www.bateauxmouches.com (há versão em português)

BATEAUX PARISIENS

◊ Outra opção de muita qualidade. Que tal um embarque ao pé da Torre Eiffel?

◊ Também oferece opções com almoço/jantar.

◊ Faça reservas on-line.

www.bateauxparisiens.com (há versão em português)

LA MARINA DE PARIS

◊ Pelo menos até onde sei, opções apenas com refeição (sem opção de passeio simples). É uma companhia elogiada.

◊ Também oferece reservas on-line.

www.marinadeparis.com (sem versão em português)

By GLAUCO DAMAS

Moro em Portugal. Atuo como autor desde 2001. Publiquei livros infanto-juvenis, inclusive pela Editora Saraiva. Em 2013, surgiram o primeiro livro técnico e o primeiro guia de viagem.

62 comentários a “PARIS: emocionante passeio no RIO SENA — e dicas para que seja ainda mais inesquecível”

Eu acho horrível. Aliás, em toda a Europa, exceto na França. É minha comida preferida, e acho que só no Brasil come-se uma BOA pizza.

Concordo em gênero, número e grau! Rsrsrs. A pizza na Itália deixa a desejar! E a nossa pode ser ma-ra-vi-lho-sa se soubermos escolher o restaurante!

Sinceramente, eu acho que APENAS a pizza brasileira é boa – muito boa. Principalmente a de São Paulo. Na Itália, encontro algumas das piores pizzas que experimentei até hoje. Mas não foi lá que eu encontrei *A* pior pizza. A pior foi na Inglaterra, em um restaurante do famoso chef JAMIE OLIVER. Isso mesmo. O todo-poderoso, famoso, midiático Oliver proporcionou esse “prazer” para mim. Eu quase pedi martelo e serra para cortar a pizza… Já escrevi sobre isso aqui no blog.

Olá Glauco, vou a Paris em setembro e pretendo fazer este passeio no rio sena, só tenho uma dúvida que não consigo achar em post algum. O passeio é de ida e volta? Tipo, eu pego na torre e desço na torre ou posso pegar em um ponto e descer em outro. Tinha a intenção de pegar o barco proximo a catedral de Notre Dame e descer na Torre. Vc pode me ajudar com esta informação? Se possível, vc poderia responder pelo meu e-mail (nibiapozar@outlook.com)? Desde já agradeço. Nibia

Olá Glauco. Obrigada por compartilhar deste seu momento conosco. Achei super interessante. Recordei-me do passeio que fiz em 2013 neste mesmo percurso. Foi muito legal. Alem da visita ao Louvre e Palacio de Versalhes, não tem igual. Um abraço.
Jack.

Olá! Eu e meu esposo estamos planejando viajar para Paris em julho, será nossa primeira viagem internacional e nosso aniversário de casamento. Você acha que julho é interessante para uma viagem romântica? Que outro mês você recomendaria? Queremos fugir do estresse e curtir a dois na cidade luz. Desde já agradeço a ajuda

Glauco, meus parabéns pelas dicas de Paris e sobre Capri/ Pompéia !Obrigado!!! Moro aqui no Brasil e estou indo pra Paris no dia 21 de Agosto ( sozinho, sem excursão) , depois de 4 dias na cidade de Paris irei de excursão da Abreu para Milão-Como-Toscana-Veneza-Assis-Padua e Roma, mas, preciso rsrs visitar Pompeia e Capri, (Capri basta eu avistar de longe rs), li os seus relatos de Pompéia e Capri e fiquei ainda mais entusiasmado! Estou pensando em usar o dia livre de Roma da excursão e me aventurar até Pompéia/Napoli. Soube que da pra fazer em 1 dia, será exatamente 7 ou 8 de setembro. Li relatos de pessoas que saem de Roma trem, visitam Napole(so o Museu) , Pompeia e retornam pra Roma mesmo dia . Será mesmo possível?? Conseguiria eu avistar a ilha de Capri de algum ponto próximo ?? O que me sugeres? Um fraternal abraço, obrigado ! Bruno 🙂

Boa noite Glauco,
Minha primeira vez em Paris agora em maio. Gostaria de lhe perguntar se é melhor já comprar o passeio on-line os preços e opções podem variar muito?
Muito bom suas dicas, objetiva e bem ilustrativas.
Obrigado
Rogério

gostei muito de ver e ler …é um sonho ainda por realizar , mas quando chegar a hora já não vou às escuras , seguirei suas dicas . obrigada.

Sou de São Paulo, e acabei de voltar de Paris,,uma pena que não pesquisei muito,,mas quanto a horário e mês acertei em cheio fui no mês de maio e fiz um passeio que me custou apenas 13 euros , com um guia falando em francês , inglês e espanhol achei muito bom, estou postando com a finalidade de ajudar a alguma pessoa que pretenda viajar…

Sou de Cachoeirinha, Pernambuco e estou aproveitando suas dicas de viágens, pois estou indo à Europa agora em junho. Muito obrigado por mim proporcionar importantes sugestões!!

Olá Glauco!
Desde que compramos as passagens, isto é, já com as datas definidas,
pesquiso com frequência a internet em busca de informações. As suas foram ótimas sobre o Passeio no Rio Sena. Estaremos em Paris em abril.
Na volta conto a todos como foi. Agradecida. Lilian Azevedo de Goiânia.

Olá Glauco, adorei suas dicas. Viajarei agora em abril, tenho certeza que cada coisa que vir vou lembrar de você e suas dicas importantíssimas.Quando retornar comentarei. Grata, Andrea Abdon de Natal/RN.

Adorei as dicas, estou indo este mês fazer um tour por lá.espero tirar muitas fotos mesmo não sendo japonesa rsrs. Deus te abençoe.Duque de Caxias Rio de Janeiro.

Adorei as dicas, tambem adorei as fotos do seu passeio! Adoro passeio de barcos, sempre que a cidade oferece faço um e nunca me arrependo!!!! Como moro em Munique, aqui ja escurece as 21h em maio tambem, vou seguir a dica de fazer o passeio a noite!!!!!
Luciana Munique Baviera Alemanha

Ola pessoal!Fiz este passeio agora no dia 27 de abril de 2012 recomendo a todos é simplesmente maravilhoso,mesmo c/ tanta chuva e muito frio e vento eu aproveitei o maximo q eu pude aproveitar…recomendadissimo a todos q tiverem oportunidade de conhecer Paris.
Ñ deixem de visitar o Museu do Louvre,Arco do Triunfo,passeio de barco no rio Seine é muito emocionante…td é muito emocionante,eu tb fotografei td até a Galerie Lafayette…imaginem se eu iria perder cada pouse era um flash…comprei o pacote da viagem de onibus e barco para dois dias vc descia onde queria e depois subia no onibus novamente onde vc estivesse e podia visitar td por 43 euros pra mim foi bom pq eu ñ conhecia nada e ficar pegando onibus coletivo e metro e taxi iria perder muito tempo e gastar muito mais.SSó mencionei ai os lugares mais importantes e os q eu me lembrei mais foi muito mais q isto…

Muito lindo mesmo;fiz o passeio agora em Fevereiro! estava muito frio, por isso fomos no barco fechado; o ultimo barco sai as 9:00 da noite, e o ingresso comprado la custa acho que 6 ou 8 euros, no hotel eles fingem te vender, mais apenas é um truque pra eles ganharem dinheiro de da gente, 4 euros por pessoas a mais que fica para ele, já que vc ao chegar no embarque tem que pagar a diferença (que é o valor normal do barco), não é só brasileiro que é espertonesse mundo, viu! fiquem de olho.

Ola Glauco, gostei dos detalhes, muito bom!
Vou agora em maio para Paris e como percebi pela descrição da foto vc esteve em maio tb, correto? Como é o tempo la, ja é primaveira mas a temperatura? frio, calor?
Obrigada

GLAUCO, ADOREI SUAS FOTOS DO PASSEIO PELO RIO SENA,GOSTARIA DE SABER MAIS SOBRE OUTROS PONTOS TURÍSTICOS DE PARIS E QUAL É A MÉDIA DE GASTOS NESTA VIAGEM SEM CONTAR PASSAGEM AÉREA E HOTEL ,CALCULADOS EM REAIS É CLARO (RSRSRSRS).
BEIJOS, AGUARDO SEU RETORNO.
MÉRCIA, SÃO PAULO.

Oi, Mercia!

Obrigado pela visita!

O roteiro básico da França envolve o Rio Sena, o Museu do Louvre (imperdível!) e a Torre Eiffel. Pense também em visitar o fantástico Palácio de Versailles.

Quanto a gastos, dificilmente se aconselha bem nesse aspecto. A questão é que os gastos dependem muito da pessoa — quanto pode gastar e qual o objectivo da viagem. Mas considere que, no geral, Paris é uma cidade mais cara em relação a outras famosas da Europa.

Boa viagem!

Oi, Heraldo!

Para ser sincero, não lembro o nome do meu barco… Sim, você pode me xingar. 🙂

O modo mais seguro para você se programar é acessar os web sites que indico aqui no post. Neles, há informações atualizadas sobre horários, preços e reservas.

Boa viagem!

Glauco, adorei as suas dicas sobre o passeio pelo Rio Sena, as fotos e as dicas sobre a cidade luz. Paris e o meu sonho e eu acho que é de todos nos me senti em Paris Moro em São José dos Campos, vou a Paris no dia 25/02/2012 se tiver algo mais me mande,abraço,

Oi, Toshiko!

Que prazer receber seu comentário!

Você vai gostar MUITO de lá, eu tenho certeza! Depois conte como foi!

Boa viagem!

Bonjour, Glauco!
Parabéns! Fiquei impressionada com seu post sobre minha cidade querida! Amo Paris! Em 2008 estive lá e fiz este passeio, realmente algo inesquecível como tudo que se vê. Costumo dizer que em Paris, basta abrir os olhos e olhar ao redor… tudo é lindo! Este ano, em setembro voltarei a Paris pra matar a saudade. Percebe-se o cuidado, o capricho e a preocupação em oferecer um verdadeiro passeio não só pelo Senna mas por vários pontos importantes e famosos da cidade. Coloquei o site nos meus favoritos e estarei acompanhando as novidades!

Olá, Glauco! Para variar, bisbilhotando aqui e ali, vi seu passeio pelo Sena. Gostei muito, mas queria dar uma ajudazinha, pois ainda é tempo de vc fazer uma correçãozinha importantíssima. A EStatue de la Liberté, que é avistada na extremidade sul da da Île des Cygnes logo após a passagem sob a Pont de Grenelle, deixando à direita a Maison Radio France, é a ORIGINAL! A que se encontra em New York é que é uma réplica, doada pelo Governo da França aos Estados Unidos. Veja o que complementa A excelente Wikipédia: oficialmente A Liberdade Iluminando o Mundo – a estátua “é um monumento localizado na entrada do Porto de Nova Iorque desde 28 de outubro de 1886. Comemora o centenário da assinatura da Declaração da Independência dos Estados Unidos e é um gesto de amizade da França para com os Estados Unidos. Projetada e construída pelo escultor alsaciano Frédéric Auguste Bartholdi (1834-1904), que baseou-se no Colosso de Rodes para edificá-la. Para a construção da estrutura metálica interna da estátua, Bartholdi contou com a assistência do engenheiro francês Gustave Eiffel, mesmo arquiteto da Torre Eiffel”. Abraços! Iolanda.

Iolanda!

Prazer em “vê-la” aqui de novo! E com boas informações! Muito obrigado!

Depois eu vou corrigir isso e dar o crédito a você no texto.

Muito bom, parabens!!!
Só uma correção: pizza em Roma é horrivel,mas se voce for em Nápoles vai encontrar a melhor pizza do mundo! 😉

Olá. Parabéns pela post! Cheia de detalhes, fotos e melhor, não é nem um pouco cansativa de se ler. Tenho uma dúvida: Será que vc poderia me falar quando é o verão em Paris? E outra dúvida: Qual é a cidade melhor para ficar hospedado?

oi Glauco como sempre vc é o máximo!!1 revivi as emoçoes que senti ao visitar Paris a dez anos atras, essa viagem foi um sonho acalentado durante toda minha vida. Gostaria de voltar, mas so posso ir sózinha´, Será que poderia me dar umas orientações sobre a possibilidades de uma sra . de meia idade conseguir fazer esse passeio sem “perigos’? À dez anos atras eu me animei, agora, só com algumas boas dicas eu me animo Obrigada…

oi Glauco!!! adorei seu relato vou para Paris em abril, ficarei 4 dias, estava em duvida sobre esse passeio de barco…mas agora coloquei no roteiro. Se tiver mais dicas vou gostar muito. Obrigada!

Bom ler isso. Eu não tinha me preocupado com esse passeio para a minha viagem em outubro. Agora é passeio garantido la

ola,sou aluna da professora albani. eu adorei suas fotos .principalmente:as do rio senna,a de notridame,o fim do seu passeio no rio senna. você é demais eu te admiro muito. um beijasso!!!!!!! da sua nova amiguxa!!![fã] beijossssssssssssssssssssss.

Lara Maria Ferreira De Araujo.

Recife Pernambuco.

Glauco, bacana as dicas, só me dá mais uma, duas… onde pagar o barco em Paris?, qunto custa o passeio? quanto tempo leva? Bjs, obrigada, Dani.

Glauco, bacana as dicas, só me dá mais uma, duas… onde pagar o barco em Paris?, qunto custa o passeio? quanto tempo leva? Bjs, obrigada, Dani.

Parabéns, Glauco!Um post cheio de detalhes, e com sua didática explicação, fica maravilhoso!Fiz parte da viagem só vendo as fotos, rsrsrsrsrsr!
Aguardo o post do passeio pelo Nilo.
Abraço
Albani

Albani, a intenção é que o leitor ao menos sinta um pouco como é estar no lugar. 🙂 E que sirva de dica e inspiração para quem vai conhecer o lugar pessoalmente.

🙂

Foi uma recordação e tanta da viagem que fiz em 2014. A medida que ia vendo as fotos me recordava do passeio de barco

Foi uma recordação e tanta da viagem que fiz em 2014. A medida que ia vendo as fotos me recordava do passeio de barco

Deixe um comentário