Categories
Turismo

Plácido: um dos restaurantes mais simpáticos de Toledo (Espanha)

Caminhar em Toledo (Espanha) é fazer uma viagem no tempo. Tudo ali respira História.

Depois de uma visita à famosa Catedral, minha caminhada ganhou um outro foco: procurar um local para almoçar. De repente, olhei para o lado e vi isto:

Restaurante Plácido, em Toledo | Fachada

Não é difícil a sua caminhada passar por ali. O Restaurante Plácido fica a 3 minutos, a pé, a partir de um dos pontos turísticos mais populares de Toledo: a Casa-Museu de El Greco. Está integrado ao prédio do antigo Convento de San Bernardino.

O restaurante existe desde 1941, e vem trocando de mãos entre gerações da mesma família. Foi uma de minhas melhores experiências naquele dia. Aliás, marcou como um dos locais mais simpáticos que encontrei em Toledo. 

A boa surpresa começou já no ambiente. Uma atmosfera aconchegante, em estilo pátio, tão típico na Espanha.

Eu e minha família logo ficamos bem à vontade, porque o atendimento foi um primor em atenção e em simpatia. A proprietária estava lá e fez de tudo para nos servir bem. Não poupou esforços, e o tempo todo tinha um sorriso para nós.

Restaurante Plácido, em Toledo | Vista geral do interior
Não estranhe as mesas vazias. Eu cheguei fora de horário de pico, para fotografar. Além disso, era inverno, baixa temporada.

Restaurante Plácido, em Toledo | Detalhe no interior

Restaurante Plácido, em Toledo | Salão interior

Não podíamos dispensar, antes da refeição, algumas entradas típicas. Ah, o famoso queijo manchego! Cheeeeeio de azeite. Impossível resistir. Também umas azeitonas espanholas e pães. Com o acompanhamento de uma cerveja espanhola, para completar o clima.

Restaurante Plácido, em Toledo | Azeitonas, queijos, pães e cervejas

Restaurante Plácido, em Toledo | Azeitonas

E gazpacho? Glauco, eu quero gazpacho!

Quem não quer?

Eu gosto muito. Sempre experimento gazpacho na Espanha, até para comparar entre as cidades, porque cada região prepara isso de um jeito.

OK, então onde estava o meu gazpacho lá no Restaurante Plácido? Não havia. Oh, Glauco, era inverno, e os espanhóis não consomem isso durante o frio. Ao ver minha frustração, a proprietária, toda preocupada, fez o cozinheiro preparar para nós. Minutos depois, lá veio meu gazpacho — delicioso.

Restaurante Plácido, em Toledo | Gaspacho

Para o prato principal, as opções eram várias. Podíamos escolher entre saladas, sopas, carnes vermelhas, peixes, frutos do mar, preparados de acordo com as tradições locais. Vegetarianos também tinham algumas opções — a cozinha até podia adaptar um prato para eles (para mim, inclusive).

Se a sua bebida for cerveja, peça uma espanhola. Viva o clima em completo. Mas foi nos vinhos que eles destacaram-se mais. A carta era bem variada.

No fim, momento da sobremesa, não peça nada ali.

Não pedir nada? Por quê, Glauco? A sobremesa é muito ruim?

Você verá o motivo logo abaixo.

Primeiro, vamos às informações práticas.

 

Horários

O Plácido abre das 8h às 23h.

O inverno, baixa temporada, é exceção: das 13h às 16h.

 

Contatos & Reservas

Fale com eles por telefone ou pela internet.

 

Onde fica

O endereço é Calle Santo Tomé, 2-8.

Para facilitar sua vida, localize agora no Google Mapas.

 

Espere! Cadê meu doce?

Reserve a sobremesa para um momento especial.

A poucos passos do restaurante, na mesma quadra, você encontra a casa de doces El Café de las Monjas. Pertence à mesma família. É uma ótima opção para a sua sobremesa.

Aproveite!

El Café de las Monjas: doçaria em Toledo, Espanha

Confeitaria Santo Tomé, em Toledo | Entrada

Confeitaria Santo Tomé, em Toledo | Balcão de doces

Confeitaria Santo Tomé, em Toledo | Interior

By GLAUCO DAMAS

Moro em Portugal. Atuo como autor desde 2001. Publiquei livros infanto-juvenis, inclusive pela Editora Saraiva. Em 2013, surgiram o primeiro livro técnico e o primeiro guia de viagem.

Deixe um comentário