Categories
Turismo

Plaza Mayor, em Madri: dicas e fotos para a sua visita

Plaza Mayor, Madri

Plaza Mayor é um dos principais pontos turísticos de Madri. Visitar a cidade sem passar por ali é o mesmo que ir a Lisboa sem conhecer a área da Torre de Belém.

Junte-se a mim, agora, em uma visita virtual à praça. Vamos ver a arquitetura que encanta todo mundo. Qual a minha experiência com alguns restaurantes na área. O que há por perto para visitar. Tudo com muitas fotos, é claro. ¡Olé!

 

Plaza Mayor

Não podemos visitar a praça sem saber…

 

Um pouco da história

Originalmente, o nome era Plaza del Arrabal. Ao longo da história, foi chamada também de Plaza de la Constitución, Plaza Real e Plaza de la República.

Um plano de remodelação da então Plaza del Arrabal foi colocado em prática em 1617, durante o reinado de Felipe III. Depois disso, houve outras reconstruções. O visual como hoje conhecemos é fruto de trabalhos em 1790, depois de uma série de grandes incêndios que atingiram a área.

Muito empolgante, Glauco! Agora eu tenho uma curiosidade… Ali sempre foi uma praça destinada a lazer?

Não. Infelizmente, há sombras macabras na história do lugar.

A praça já foi usada para as malditas touradas. Triste, certo? Mas os animais não foram os únicos a sofrerem terríveis suplícios ali. O local foi usado também para execuções públicas e…

…o que houve mesmo de tão sangrento na história da Espanha?…

…oh, sim, a Inquisição Espanhola, que ali executou inúmeros “hereges” durante os “autos-de-fé”.

Hoje, enfim, é um local de alegrias, comemorações, memoráveis passeios.

 

Quando é melhor visitar

verão é o clímax do turismo na cidade, mas eu evito essa época.

Se é o clímax, por que você não recomenda? Não faz sentido, Glauco.

O calor é insuportável. Chega a estragar alguns passeios a céu aberto — entre eles, portanto, a Plaza Mayor.

Primavera, principalmente, e outono são as melhores épocas. Também gosto do inverno. Mas sou suspeito para falar isso, porque sinto-me bem no frio. Se você não se importa com baixas temperaturas, pode incluir o inverno em sua lista. Aliás, prefiro passar frio ali, não calor. Do frio nós podemos nos proteger. Do calor, não.

 

Enfim, a praça

A área, retangular, mede 129m × 94m. Está cercada por edifícios residenciais de 3 andares. As sacadas dos apartamentos — 237 no total — dão um charme especial à arquitetura.

O térreo dos prédios é ocupado por restaurantes populares. Você precisa passar pela experiência de comer e beber algo ali. É uma experiência fascinante. Comentarei isso daqui a pouco.

Bonita visão geral da Plaza Mayor durante o dia

Mais uma vista geral da Plaza Mayor durante o dia

Outra vista do prédio principal da Plaza Mayor

Vista lateral da Plaza Mayor durante o dia

Outra vista geral da Plaza Mayor

Vista geral da Plaza Mayor
A estátua no centro da Plaza Mayor representa Felipe III. É de 1616, mas foi colocada ali apenas em 1848.

Prédio principal da Plaza Mayor

Poste de iluminação na Plaza Mayor

Plaza Mayor, prédio

Plaza Mayor durante o dia

Grande movimento de turistas na Plaza Mayor

 

Restaurantes na Plaza Mayor

Não limite-se a andar na praça, tirar um milhão de selfies e ir embora. Viva a experiência de ocupar uma mesa ali. É inesquecível.

Evidentemente, há mesas internas nos restaurantes, mas o charme está nas mesas externas. Prepare-se, no entanto, para longas esperas na primavera e, principalmente, no verão. (E aqui eu ressalto sobre o calor no verão. Não acho agradável ocupar mesa ali fora sob um sol tão escaldante. É o mesmo problema, aliás, sobre o qual eu alerto em Sevilha.)

Mesas externas de restaurantes na Plaza Mayor

É realmente muito charmoso, Glauco! Eu devo ir a qual restaurante?

Para minha decepção, não gostei de alguns restaurantes. Sinceramente? Um deles sequer era limpo. Quando eu ocupei uma mesa e um funcionário aproximou-se de mim com sujeira no uniforme, meu radar despertou. Era momento de colocar em prática uma regra que eu criei para restaurantes: verificar antes o banheiro, não a cozinha do restaurante. Fui lá dentro e não gostei de nada. Sem cerimônia, saí dali e fui pesquisar outro restaurante.

Gostei muito do Eboli. O restaurante é limpo e organizado, com atendimento cordial e comida de qualidade. Ali eu encontrei, pela primeira vez, uma paella vegetariana — e muito boa. Também comi uma dose de queijo manchego, que é mania na cidade.

Na praça, você pode encontrar outra jóia, caso aprecie o famoso jamón. Visite o restaurante Museo del Jamón. Não posso dar minha opinião sobre ele. Sinto muito, eu não como isso. Mas entrei lá e tive a impressão de haver capricho.

Outra vista da esplanada do Restaurante Eboli, na Plaza Mayor

Mesas na esplanada do Restaurante Eboli, na Plaza Mayor

Fachada do Restaurante Eboli, na Plaza Mayor

Museo del Jamón, na Plaza Mayor

Interior do Museo del Jamón, na Plaza Mayor

Restaurante na Plaza Mayor

Prato servido no Restaurante Eboli, na Plaza Mayor
Minha paella vegetariana.

 

A Plaza Mayor à noite

Você deve visitar a Plaza Mayor durante o dia ou à noite? Sem dúvida, durante o dia. Mas procure voltar à noite. Você descobrirá que ela oferece um charme especial nesse horário.

As fotos abaixo mostram a praça já quase vazia porque era tarde quando eu resolvi fotografar.

Mesas do Restaurante Eboli, na Plaza Mayor

Mesas externas do Restaurante Eboli, na Plaza Mayor

Vista geral da Plaza Mayor à noite

Plaza Mayor à noite

 

As entradas da Plaza Mayor

Não há apenas um acesso à Plaza Mayor. Ao redor dela, você encontra passagens que devem ser exploradas para você descobrir as preciosidades turísticas da região. E, oh, meu caro, há muitas coisas a serem descobertas ali.

Por exemplo, ao descer aqui…

Escada de acesso à Plaza Mayor

…você encontra um dos melhores restaurantes de Madri (e que foi uma de minhas maiores descobertas na cidade): o Las Cuevas de Luis Candelas. Também ali há um simpático bar belga, o CafeeKe. E o Restaurante Mesón Rincón de la Cava. E uma grande jóia da cidade: o Botín, que é o restaurante mais antigo do mundo.

Acesso à Plaza Mayor
Um outro acesso à Plaza Mayor. Aqui eu vinha a pé de meu hotel, a poucos metros dali. (O hotel era o Ópera, que eu não recomendo.)
Dizeres no chão de acesso à Plaza Mayor
Isto é o que vemos escrito no chão, no local mostrado na foto acima.

Vamos facilitar um pouco a sua vida com este mapa:

Mapa com pontos turísticos na região da Plaza Mayor

Eu indico alguns pontos interessantes para você explorar na região da Plaza Mayor. A praça é o balão azul. Os outros pontos são estes:

Agora, para facilitar ainda mais a sua vida, acesse o mapa acima direto no Google Mapas. Eu mesmo criei o mapa e deixei com acesso público.

 

Y viva la España!

By GLAUCO DAMAS

Moro em Portugal. Atuo como autor desde 2001. Publiquei livros infanto-juvenis, inclusive pela Editora Saraiva. Em 2013, surgiram o primeiro livro técnico e o primeiro guia de viagem.

Deixe um comentário