Categories
Turismo

Arqueólogos recriam virtualmente a casa de Lucius Caecilius Iucundus em Pompéia

A visita a Pompéia, na Itália, é uma das mais marcantes em minha vida. Andamos pelas ruínas da cidade destruída pelo vulcão Vesúvio no ano 79. Em algumas partes, vemos os famosos corpos moldados pelas cinzas da erupção. Já escrevi aqui um artigo detalhado sobre isso. (Sim, “Pompéia”, com acento. Recuso o acordo ortográfico, e o movimento contra ele acentua-se cá em Portugal.)

Andando pelas ruínas de Pompéia

Um dos corpos, moldados pelas cinzas, exposto em Pompéia.

Caminhamos ali imaginando como seria aquele cenário antes da destruição. Sabemos que as artes decorativas na cidade eram sofisticadas. E se pudéssemos ver uma simulação daquela realidade? Seria possível?

Para um grupo de arqueólogos, sim.

 

Lucius Caecilius Iucundus

Recriação virtual de onde ele morou

Depois de um terremoto na Itália em 1980, o curador de Pompéia pediu ajuda à comunidade científica internacional para documentar a antiga cidade. Um dos resultados disso surgiu em 2000, com a participação de um grupo sueco. A proposta era pesquisar, gravar e analisar toda uma área de Pompéia conhecida como Insula V1.

O distrito foi meticulosamente escaneado, e agora surgem os primeiros modelos em 3D. Podemos ter noção muito melhor de como era a vida em Pompéia. Inicialmente, o filme liberado (com falas em inglês) é apenas o da recriação virtual da casa de Lucius Caecilius Iucundus.

Curioso?

Oh, muito, Glauco! Como eu faço para ver?

Apenas dê agora o PLAY!

Veja:

Bons passeios! Virtuais, por enquanto. Mas eu espero que logo sejam pessoalmente!

By GLAUCO DAMAS

Moro em Portugal. Atuo como autor desde 2001. Publiquei livros infanto-juvenis, inclusive pela Editora Saraiva. Em 2013, surgiram o primeiro livro técnico e o primeiro guia de viagem.

1 reply on “Arqueólogos recriam virtualmente a casa de Lucius Caecilius Iucundus em Pompéia”

Deixe um comentário