Categories
Curiosidades

Por que é comum ver assentos azuis em aviões?

Glauco, eu observo que azul é uma cor muito frequente em assentos de aviões. É coincidência ou há motivo para isso?

A escolha da cor surge por questões práticas e… psicológicas.

No caso dos assentos, azul é a cor mais fácil para tratar de limpeza e aparência. Permite que manchas se incorporem mais disfarçadamente no tecido. Branco e amarelo, por exemplo, não trariam essa facilidade.

Então por que não o preto? Seria mais fácil disfarçar manchas.

Nem sempre. Às vezes o preto até ressalta manchas.

Mas essa não é a única razão de não escolherem o preto. Aqui vem a parte psicológica, que citei ali em cima.

O azul está mundialmente associado a paz e tranquilidade. Transmite uma sensação de calma que é muito conveniente para lidar com o tão comum medo de voar. Isso pode acalmar um pouco os passageiros. Agora imagine se tudo fosse preto no avião. Imagem escura, fechada. Não haveria o mesmo conforto mental.

Podemos pensar ainda em uma terceira razão: o simples facto de o azul ser a cor predominante na imagem da companhia aérea. O logotipo, por exemplo, pode ser azul. Então os assentos são azuis para combinarem com a imagem geral da companhia. Mas note que isso nos leva novamente à segunda razão do uso da cor: passar uma sensação de tranquilidade. A companhia precisa que você confie nela no momento de comprar passagens.

Logotipo da KLM com predominância de azul.
A predominância do azul na imagem da KLM. E com branco — outra cor associada a paz e tranquilidade.

Com ou sem azul, desejo-lhe sempre bons voos!

By GLAUCO DAMAS

Moro em Portugal. Atuo como autor desde 2001. Publiquei livros infanto-juvenis, inclusive pela Editora Saraiva. Em 2013, surgiram o primeiro livro técnico e o primeiro guia de viagem.

Deixe um comentário