Categories
Curiosidades

Por que há um pequeno furo nas janelas dos aviões?

Furo nas janelas dos aviões

Glauco, eu noto pequenos furos em janelas de avião. Isso não é sinistro? Pra que um pequeno buraco BEM ALI?

Muitas pessoas se assustam quando notam isso pela primeira vez. Já soube de passageiros de primeira viagem que se desesperaram e alertaram o comissário de bordo. “Há um probleminha aqui!”

Na verdade, o orifício existe para nossa segurança.

Desde quando UM FURO em uma janela DE AVIÃO é pra nossa segurança?!

Se você olhar atentamente para uma típica janela de avião, perceberá que há três placas transparentes, geralmente feitas de acrílico. A função da placa mais interna — a que está junto ao passageiro — é proteger a placa seguinte. A placa do meio e a placa externa são as mais importantes nessa sequência. E o tal orifício, causa de tantos arrepios, fica na placa do meio.

Quando um avião sobe, a pressão do ar diminui drasticamente dentro da cabine e no exterior. Diminui mais no exterior, porque o sistema de pressurização da aeronave mantém a pressão na cabine em um nível seguro e mais confortável para as pessoas. Por isso, durante a viagem, a pressão interna é muito superior à pressão externa.

Aquelas duas placas mais externas da janela têm a função de conter essa diferença de pressão. Ambas são resistentes o bastante para isso. Mas é a mais externa que suporta o pior do trabalho… e graças ao famoso orifício na placa do meio. Ele permite que a pressão se equilibre entre a cabine e o ar entre as placas.

Furo em janela de avião

Hum… E se a placa externa falhar?

Muito improvável. Mas, ainda assim, não será o desespero que você imagina.

Se isso acontecer, a placa do meio assumirá a função principal. Haverá fuga de ar pelo orifício, mas ainda a ponto de isso ser gerenciado pelo sistema de pressurização (apenas nunca coloque um dedo ali nesse momento!).

Nosso [agora amigo] orifício ainda tem outra vantagem. Ele libera umidade do ar entre as placas e interrompe quase toda a formação de neblina e de gelo sobre a janela. Enfim, quando olhamos pela janela e podemos nos maravilhar com as nuvens ou com o cenário lá embaixo, temos de dar graças ao… orifício.

 

Quer mais curiosidades ligadas a aviões? Considere ler:

* Qual é a parte mais contaminada em um avião? (Surpreenda-se!)

* Por que reduzem-se as luzes de cabine quando os aviões sobem ou descem?

* Por que os assentos da classe turística geralmente não estão alinhados com as janelas do avião?

Conheça um vôo “infernal” que assustou passageiros e virou motivo de piada em uma sexta-feira 13.

By GLAUCO DAMAS

Moro em Portugal. Atuo como autor desde 2001. Publiquei livros infanto-juvenis, inclusive pela Editora Saraiva. Em 2013, surgiram o primeiro livro técnico e o primeiro guia de viagem.

1 comentário a “Por que há um pequeno furo nas janelas dos aviões?”

Deixe um comentário