Categories
Turismo

Portugal: a lenda do Galo de Barcelos

Portugal tem um galo como símbolo. Turistas vêem miniaturas do galo à venda em todos os cantos. Voltar para casa sem um galo é o mesmo que visitar a França e voltar sem uma pequena réplica da Torre Eiffel.

Esse animal-símbolo português é o Galo de Bacelos. Todo mundo o associa a Portugal, mas poucas pessoas sabem a origem dele.

Galo de Barcelos, em Portugal
Galos de Barcelos à venda em uma simpática loja de Alvor, no Algarve.

A província do Minho é o berço de Portugal. Lá estão Guimarães, primeira capital do país, e Braga, grande centro religioso. É no Minho que encontramos Barcelos, cidade com origens em um povoado do período romano.

Diz a lenda — aqui em versão muito resumida — que um peregrino saía de Barcelos, a caminho de Santiago de Compostela, quando foi acusado de roubar prata de um latifundiário. Sentença criminal: morte por enforcamento.

O peregrino se dizia inocente. Desesperado, e como tentativa final de salvar sua vida, pediu um novo encontro com o juiz momentos antes da forca. O juiz estava prestes a começar uma refeição, que incluía galo assado. O peregrino disse que, como prova da inocência, logo o galo ia levantar-se naquele prato e cocoricar. Irritado, o juiz ignorou o pedido de clemência.

No momento da execução do peregrino, o galo… levantou-se no prato do juiz e cantou. Transtornado, o juiz percebeu seu erro e correu até o local do enforcamento. Viu que, por muita sorte (milagre?), o peregrino não havia morrido, devido a uma falha no nó da corda. O juiz concedeu perdão e o peregrino foi embora.

Anos depois, o peregrino voltou à cidade e esculpiu o Cruzeiro do Senhor do Galo, ainda presente no Museu Arqueológico de Barcelos.

~~~

Interessante essa lenda, não?

NOTA:
Procura hotéis em PORTUGAL? Aproveite a parceria deste blog com a Booking. Vantagens costumam aparecer nas reservas. Siga aqui para conferir. (Esse é um link afiliado. Há uma pequena comissão ao blog, e isso ajuda a cobrir altos custos com servidor de qualidade, segurança, tratamento de imagens, etc. É assim que eu NÃO coloco aqui aquelas publicidades irritantes que atrapalham o conteúdo dos artigos. Por uma internet mais limpa! Eu agradeço.)

By GLAUCO DAMAS

Moro em Portugal. Atuo como autor desde 2001. Publiquei livros infanto-juvenis, inclusive pela Editora Saraiva. Em 2013, surgiram o primeiro livro técnico e o primeiro guia de viagem.

12 replies on “Portugal: a lenda do Galo de Barcelos”

Eu estou restaurando um Galo de Barcelos Nº 7 que pertenceu aos meus sogros, no fundo tem uma etiqueta dourada com a seguinte inscrição ´´galo de barcelos simbolo da felicidade“

Estive em Portugal e tinha muita curiosidade de saber a respeito do Galo, tão pouco sabia que era de Barcelos, na cidade do Porto eu li uma pequena história a respeito do Galo da sorte.
Gostei da versão em tempo amei viajar a Portugal pela primeira recomendo Portugal.

Ermari Curitiba

Fiquei muito curiosa em saber porque o galo é o símbolo de Portugal . Fiz a pesquisa e descobri que era uma lenda . AMEI ! Muito legal !

Oiiiiiiiiiiii
Gostei de conhecer essa lenda, afinal, sempre venho aqui, em busca de informação, e como sempre a tenha.
Valeu, amigoooo

Deixe um comentário