Categories
Tecnologia

Poupar bateria no Android? Desative a sincronização de alguns itens de sua conta Google

Um ajuste muito simples ajuda a poupar bateria em seu smartphone ou tablet Android. O segredo está nas configurações de sua conta Google. Eu detectei uma possível vantagem nisso e fiz testes em meu Nexus 6 nas últimas semanas. Agora, partilho contigo a idéia.

Poupar bateria no Android

Poupar bateria no Android

Conta Google

Sua conta Google está associada a vários produtos e serviços que a gigante oferece. Ao inserir a conta em seu smartphone ou tablet, os itens ativos passam a ser sincronizados automaticamente, em segundo plano.

Isso é muito útil e prático. Mas, evidentemente, consome um pouco da carga da bateria.

Para piorar, alguns itens da conta frequentemente aparacem com uma exclamação, que indica erro de sincronização. Por exemplo, em alguns smartphones (não mais no Nexus) é comum o erro no item “Sound Search for Google Play”, que indica isto: “Sync is currently experiencing problems. It will be back shortly”. Ou seja, o sistema vai tentar e tentar e tentar normalizar a sincronização, gastando, é claro, mais energia. E se você não se importa com o tal Sound Search for Google Play? Por que manter à toa esse gasto extra de energia?

Esse é o raciocínio — descartar o que não lhe interessa. Menos itens para sincronizar, um pouco menos de energia em uso. Verifique os itens que aparecem associados a sua conta Google e observe quais você realmente usa. Eu aposto que você vai ficar surpreso ao identificar que o sistema o tempo todo sincroniza produtos e serviços pelos quais seu interesse é ZERO. O que você pode fazer? Simplesmente, desativar a sincronização para esses itens. Logo nota-se um pequeno ganho no rendimento da carga da bateria.

.

Desative a sincronização de itens de sua conta Google

Vamos aos passos:

Cancele a sincronização de alguns serviços em sua conta Google
Abra a janela de ajustes e escolha “Contas” (Accounts). (Eu só uso em inglês.)
Cancele a sincronização de alguns serviços em sua conta Google
Toque em “Google”.
Cancele a sincronização de alguns serviços em sua conta Google
Aparecem os itens associados a sua conta Google.
Cancele a sincronização de alguns serviços em sua conta Google
Veja que eu desativei “Google Play Books” e “Google Play Movies & TV”. Não uso esses serviços (afinal, para que servem Kindle e Netflix?). 😉 (As setas girando indicam que há uma sincronização do item em andamento.) // Dica: o item “Google Play Newsstand” traz boa vantagem ao ser desativado.
Cancele a sincronização de alguns serviços em sua conta Google
Veja outros itens que eu cancelei. Por enquanto, o aplicativo Inbox não me convenceu a deixar o aplicativo Gmail de lado. E, como eu não uso os aplicativos Google para planilhas e apresentações, desativei também a sincronização para “Sheets” e “Slides”. // Dica: o item “News & Weather” traz boa vantagem ao ser desativado.

Agora, vá em frente, faça isso no seu!

By GLAUCO DAMAS

Moro em Portugal. Atuo como autor desde 2001. Publiquei livros infanto-juvenis, inclusive pela Editora Saraiva. Em 2013, surgiram o primeiro livro técnico e o primeiro guia de viagem.

Deixe um comentário