Categories
Turismo

Evite visitar as Grandes Pirâmides e a Esfinge no 1° dia de sua viagem


Visitar Gizé, na Grande Cairo, é o ponto alto de toda viagem ao Egito. Lá estão as Grandes Pirâmides e a Esfinge. É claro que todos os turistas ficam muito ansiosos por esse momento. Mas cuidado: você deve prestar atenção em quando fazer a visita. Uma decisão errada pode atrapalhar as incríveis emoções que podem ser vividas ali.

Gizé, Egito

Qual é o grande problema? Por que evitar essa visita no primeiro dia?

Em minha primeira viagem ao Egito, em 2008, eu ainda morava no Brasil. Peguei um vôo da ótima KLM com conexão em Amsterdã. Em vez de já trocar de aeronave, aproveitei para ficar na Holanda por uns dias. Depois, peguei um vôo Amsterdã-Cairo.

Foram várias horas de vôo. Cheguei cansado, às 4 horas da madrugada. Para piorar, eu estava em um fuso horário bem diferente, adiantado algumas horas.

Depois de encontrar o meu excelente guia Ihab, sair do aeroporto, chegar ao Hotel Le Sphinx, fazer check-in, explorar um pouco o hotel (eu estava muito ansioso), o sol já estava prestes a nascer. Resultado: pude dormir durante menos de duas horas. Em meu roteiro, a visita a Gizé era já nesse primeiro dia, e o passeio começaria muito cedo.

zombieNo café-da-manhã/pequeno almoço, eu quase nem sentia o que estava ingerindo. Eu estava um bagaço! Parecia um zumbi!

Você deve ter isto em mente: é preciso ter muita disposição física para visitar Gizé. O calor ali costuma ser infernal — tanto que a sola do sapato de minha irmã se desprendeu. O clima é seco, a respiração fica mais difícil, a areia incomoda quem não está habituado. Se você quiser viver a intensa emoção de entrar em uma pirâmide, pior ainda. Que tenha preparo físico muito maior.

Cairo, Hotel Le Sphinx
Após o café-da-manhã/pequeno almoço, depois de dormir por menos de duas horas, eu estava… ahn… pronto para viver as primeiras aventuras no Egito. Na verdade, sentia-me um zumbi. Nota-se, aqui, o cansaço em meu olhar. É assim que você gostaria de visitar Gizé? (Ao fundo, o que se vê são mesmo duas das Grandes Pirâmides. O hotel fica bem perto delas.)

Por tudo isso, o ideal é ter uma boa noite de descanso antes de viver essa aventura. Evite, a todo custo, essa visita no primeiro dia do roteiro. Converse a respeito com seu agente de viagens. Verifique a possibilidade de adaptar o pacote. Infelizmente, observo que a grande maioria dos pacotes coloca Gizé no primeiro dia.

E viva o Egito! Foi a viagem da minha vida!

By GLAUCO DAMAS

Moro em Portugal. Atuo como autor desde 2001. Publiquei livros infanto-juvenis, inclusive pela Editora Saraiva. Em 2013, surgiram o primeiro livro técnico e o primeiro guia de viagem.

2 replies on “Evite visitar as Grandes Pirâmides e a Esfinge no 1° dia de sua viagem”

Deixe um comentário