Categories
Turismo

As quinze pontes mais belas da Europa — e o destaque para Portugal

A European Best Destinations, organização sem fins lucrativos sediada em Bruxelas, elegeu as 15 pontes mais belas da Europa. Para mim, a lista foi motivo de alegria, porque contempla três pontes em Portugal. E o melhor: uma ponte em Lisboa aparece em primeiro lugar. A organização elege também o destino europeu do ano, e premiou Porto agora em 2014. Uau! Quantas honras para Portugal! 🙂

No topo da lista, a Ponte 25 de Abril, em Lisboa, foi inaugurada em 1966. Com mais de 2.200 metros, cruza o majestoso Rio Tejo. Milhares de veículos cruzam o caminho todos os dias. A parte inferior da ponte é dedicada exclusivamente a comboios (trens).

Passo por ela toda vez que saio do Algarve em direção a Lisboa. Eu sempre admiro a vista e a arquitetura — como se transitasse ali pela primeira vez.

"Ponte25Abril1" by Vitor Oliveira from Torres Vedras, PORTUGAL - Lisboa vista de Almada (Portugal). Licensed under Creative Commons Attribution 2.0 via Wikimedia Commons - http://commons.wikimedia.org/wiki/File:Ponte25Abril1.jpg#mediaviewer/File:Ponte25Abril1.jpg

Importantes pontos turísticos de Lisboa estão nas proximidades da Ponte 25 de Abril. Por exemplo, a Torre de Belém, o Padrão dos Descobrimentos, a casa Pastéis de Belém, o Mosteiro dos Jerónimos, o Cristo Redentor.

Portugal fatura também a quinta posição na lista da European Best Destinations. A cidade, no entanto, é outra: Porto, com a bela Ponte Dom Luís I (o nome oficial original é Luís I).

A ponte, inaugurada em 1886, cruza o encantador Rio Douro, ligando Porto a Vila Nova de Gaia. Duas curiosidades sobre ela: o desenhista do anteprojeto da ponte foi Théophile Seyrig, discípulo de Eiffel (aquele mesmo, da torre de Paris); e o arco da ponte é considerado o maior arco de ferro forjado do mundo.

"Puente Don Luis I, Oporto, Portugal, 2012-05-09, DD 13" by Poco a poco - Own work. Licensed under Creative Commons Attribution-Share Alike 3.0 via Wikimedia Commons - http://commons.wikimedia.org/wiki/File:Puente_Don_Luis_I,_Oporto,_Portugal,_2012-05-09,_DD_13.JPG#mediaviewer/File:Puente_Don_Luis_I,_Oporto,_Portugal,_2012-05-09,_DD_13.JPG

Portugal ressurge no 14º lugar da lista, com honras à Ponte Vasco da Gama, também em Lisboa. Inaugurada em 1998, possui um total de mais de 17 quilômetros de extensão — a maior ponte da Europa. Tenho grande admiração por ela. Acho emocionante passar de carro ali.

A área do Vasco da Gama oferece outros populares pontos turísticos de Lisboa, como o Oceanário, o teleférico (telecabine), o Centro Comercial Vasco da Gama, o Parque das Nações.

"Vasco da Gama Bridge aerial view" by Till Niermann - Own work. Licensed under Creative Commons Attribution-Share Alike 3.0 via Wikimedia Commons - http://commons.wikimedia.org/wiki/File:Vasco_da_Gama_Bridge_aerial_view.jpg#mediaviewer/File:Vasco_da_Gama_Bridge_aerial_view.jpg

Veja a lista das 15 pontes consagradas:

  1. Ponte 25 de April – Lisboa, Portugal
  2. Tower Bridge – Londres, Inglaterra
  3. Vecchio – Florença, Itália
  4. Bastei – Lohmen, Alemanha
  5. Dom Luis – Porto, Portugal
  6. Millau – Millau, França
  7. Széchenyi – Budapeste, Hungria
  8. Rialto – Veneza, Itália
  9. Kapellbrücke – Lucerna, Suíça
  10. Puente Nuevo – Ronda, Espanha
  11. Stari Most – Mostar, Bósnia
  12. Fort de Roovere – Halsteren, Holanda
  13. Garabit – Ruynes-en-Margeride, França
  14. Vasco de Gama – Lisboa
  15. Pont du Gard – Remoulins, França

.

By GLAUCO DAMAS

Moro em Portugal. Atuo como autor desde 2001. Publiquei livros infanto-juvenis, inclusive pela Editora Saraiva. Em 2013, surgiram o primeiro livro técnico e o primeiro guia de viagem.

6 replies on “As quinze pontes mais belas da Europa — e o destaque para Portugal”

Não acredito. Afinal, não incluiram o viaduto do corgo que é a segunda mais alta da Europa a seguir ao millau?

Deixe um comentário