Categories
Turismo

Dica de restaurante em Coimbra: Solar do Bacalhau

Você passeou aos montes em Coimbra (Portugal). Descobriu toda a rica cultura da cidade. Os encantos históricos fervem em sua mente, trazendo emoções inesquecíveis. Em meio a tantas experiências, você sente…

Já sei, Glauco! Vai dizer: “Sente muita felicidade”.

Felicidade, sim. Mas eu não ia dizer isso. Eu ia falar que você sente… fome!

Ah, sim, isso sempre!

Eu sei. E lá vai você consultar mapas impressos, Google Mapas, guias turísticos e até — quem sabe? — cartomantes para descobrir uma boa dica de restaurante em Coimbra.

Desnecessário. Eu já tenho uma boa resposta.

.

Restaurante em Coimbra

Solar do Bacalhau

Fui apresentado ao restaurante em minha primeira viagem a Coimbra, em 2008. O guia de turismo Helder Lopes levou-me até lá, dizendo ser coisa boa. Na época, o nome do restaurante era Giuseppe & Joaquim.

Agora, 2018, eu finalmente começo a explorar Coimbra com mais dedicação. No primeiro dia da minha volta, pensei em revisitar aquele restaurante que havia me agradado. Para minha surpresa, encontrei o lugar com outro nome: Solar do BacalhauMas o atual proprietário (eu falei com ele) já estava ligado ao estabelecimento em 2008.

Fachada do Restaurante Solar do Bacalhau, em Coimbra, Portugal

No início, fiquei preocupado. Novo nome? Haveria ali a mesma qualidade?

Valia a pena arriscar.

E então, Glauco? Valeu a pena?

Foi uma boa decisão.

.

Ambiente

O restaurante é amplo e bem decorado, com pedras e belos toques de vermelho. A atmosfera passa um ar de limpeza. É o tipo de lugar que deixa-me à vontade para pedir uma refeição.

Restaurante em Coimbra: Solar do Bacalhau | Dizeres à porta
O que se lê ao cruzarmos a porta de entrada.

Restaurante em Coimbra: Solar do Bacalhau | Interior Restaurante em Coimbra: Solar do Bacalhau | Interior Restaurante em Coimbra: Solar do Bacalhau | Interior

.

Atendimento

Aqui está um dos pontos fortes do Solar do Bacalhau.

Seria injusto eu dizer que o atendimento foi atencioso e simpático. Devo dizer que o atendimento foi MUITO atencioso e simpático. Dou meus parabéns a toda a equipe. Ops! A toda a equipa, como se diz em Portugal.

.

Comida & bebida

É lógico pensar que bacalhau marca-se como ponto forte da casa. Afinal, veja novamente o nome do restaurante. Mas outros itens destacam-se. Por exemplo, frutos do mar e até massas. A porção de camarões fritos, com alho e azeite de oliva, tão tradicional nos restaurantes portugueses, revela-se uma das mais bem feitas no país.

Bebidas, especialmente cervejas, são MUITO geladas. Ponto para eles! Em quase toda a Europa, as pessoas não se importam muito com bebidas geladas. É comum servirem, por exemplo, cerveja em temperatura ambiente. Não é o caso de Portugal. Encontramos facilmente bebidas geladas. Mas, no Solar do Bacalhau, são ainda mais geladas. Com capricho.

Solar do Bacalhau | Comida e bebida no restaurante de Coimbra Solar do Bacalhau | Comida e bebida no restaurante de Coimbra Solar do Bacalhau

Que loucura, Glauco! Apertou a minha fome aqui! Pode apostar, essa dica será boa para a minha visita a Coimbra.

Ótimo. Então vamos logo às informações práticas. (E saiba que eu ouvi agora o seu estômago roncar de fome.)

.

Horários

O Solar do Bacalhau abre todos os dias:

  • Meio-dia às 3h da tarde.
  • 7h da noite até meia-noite.

.

Contatos & Reservas

.

Onde fica

A localização é fácil para turistas.

O restaurate fica na Baixa de Coimbra. Procure o Largo da Portagem. Um ótimo ponto de referência ali é a estátua que aparece na foto abaixo. É o famoso monumento a Joaquim António de Aguiar. Turistas param muito por ali para fotografar.

Estátua Joaquim Antônio de Aguiar - Coimbra

É uma curta caminhada do monumento até o restaurante. Veja a seta azul e a vermelha.

Ainda assim, para facilitar a sua vida, encontre agora o Solar do Bacalhau directo no Google Mapas.

Ah! Uma outra dica. O proprietário do Solar do Bacalhau também é dono de uma pizzaria que fica ali perto: a Il Tartufo.

NOTA:
Procura hotéis em PORTUGAL? Aproveite a parceria deste blog com a Booking. Vantagens costumam aparecer nas reservas. Siga aqui para conferir. (Esse é um link afiliado. Há uma pequena comissão ao blog, e isso ajuda a cobrir altos custos com servidor de qualidade, segurança, tratamento de imagens, etc. É assim que eu NÃO coloco aqui aquelas publicidades irritantes que atrapalham o conteúdo dos artigos. Por uma internet mais limpa! Eu agradeço.)

By GLAUCO DAMAS

Moro em Portugal. Atuo como autor desde 2001. Publiquei livros infanto-juvenis, inclusive pela Editora Saraiva. Em 2013, surgiram o primeiro livro técnico e o primeiro guia de viagem.

6 replies on “Dica de restaurante em Coimbra: Solar do Bacalhau”

Mais uma boa dica para a nossa viagem em Portugal, viu Glauco. Eu e o meu marido estamos anotando tudo rs Com certeza nós vamos nesse restaurante.

Obrigado! Aproveitem tudo que Portugal tem a oferecer no turismo! É um país incrível para isso!

Deixe um comentário