Categories
Turismo

Restaurante e garrafeira Veneza, no Algarve: paraíso para quem gosta de vinhos

Restaurante Veneza | Paderne, Algarve, Portugal

Restaurante Veneza, no Algarve (Portugal), é um paraíso (P-A-R-A-Í-S-O) para quem aprecia vinhos. Essa preciosidade fica em Paderne, região de Albufeira.

O cliente sofre um impacto ao entrar no restaurante. A decoração é feita com as próprias garrafas — todas à venda. O encanto está também nos aromas do ambiente. O cheiro da boa comida mistura-se ao cheiro de vinho, de madeira. É inebriante. Qualquer refeição torna-se mais prazerosa lá dentro.

Por tudo isso, o Veneza define-se também como garrafeira.

Restaurante Veneza | Paderne, Algarve, Portugal

Restaurante Veneza | Paderne, Algarve, Portugal

A cozinha, de qualidade, é a típica portuguesa, como há tantas no Algarve. O enorme diferencial do restaurante está mesmo nos vinhos. Eu moro no Algarve. Muitas vezes, quando recebo familiar ou amigo como hóspede e a pessoa me pede para comprar vinhos de qualidade, é para o Veneza que nós vamos.

O Veneza vende todos os tipos de vinho, inclusive os simples. Mas a especialidade da casa está nas melhores marcas, nas mais incríveis produções. O que mais chama a atenção são os vinhos antigos. E, por “antigos”, eu não me refiro apenas a 10, 20, 30 anos. O Veneza oferece garrafas do início do século 20. Quer algo mais velho? Que tal experimentar um vinho de 1855?

Isso mesmo. Não foi erro de digitação. A data é 1855! Você tem idéia da sensação que é tomar um vinho desses? Eu tomei. Não tenho palavras para descrever.

Restaurante Veneza | Paderne, Algarve, Portugal

Restaurante Veneza | Paderne, Algarve, Portugal

O atendimento é muito cordial. São educados, dedicados, pacientes. Isso é importante quando o cliente precisa entender os vinhos. Afinal, o universo dos vinhos é uma arte.

Essa dedicação faz o restaurante aceitar encomendas. Eles podem pesquisar um vinho raro para você. Muito bom, mas nem sempre viável para turistas, que costumam ir embora logo. Alguns pedem o envio por correios. Caso o turista seja brasileiro, acho essa opção uma temeridade. Os correios brasileiros são um caos. Eu não confiaria o envio de uma garrafa de vinho caro.

O consagrado Barca-Velha.

Restaurante Veneza | Paderne, Algarve, Portugal

Restaurante Veneza
Eu tomei desta garrafa. Vinho de 1944. Ainda acontecia a II Guerra Mundial! Note a “velharia” do vidro, do rótulo. Não parece um achado arqueológico?
Restaurante Veneza | Paderne, Algarve, Portugal
Vinho de 1855!!! 😮

E por falar em turista brasileiro…

Os preços das refeições ali são muito bons — nada acima de outros restaurantes da mesma qualidade. Quanto aos vinhos, é evidente que paga-se mais por qualidade superior. E o brasileiro se preocupa, pois enfrenta a realidade do demoníaco câmbio real-euro.

Há dois cenários. Primeiro, pode-se ter o prazer de comer ali com a seleção de um vinho trivial. O ambiente vale tudo. Segundo: se a pessoa estiver disposta a gastar, esse será o momento. Mesmo a considerar o câmbio, comprar vinhos de alta qualidade ali sai MUITO mais barato que comprar no Brasil. Com um detalhe: muitos dos vinhos expostos ali sequer podem ser encontrados no Brasil.

Eu estive no Veneza com amigos do Brasil que são apaixonados por vinhos e gastam um bom dinheiro com isso. Pediram uns vinhos de alta qualidade e gastaram quase 700€. Valor muito alto, certo? Mas eles acharam “barato”, por isso quiseram aproveitar. No câmbio atual, esse valor corresponde a uns 3.500 reais. Segundo eles, tomar aqueles mesmos vinhos em um restaurante de São Paulo custaria uns 12 mil reais. Então eles pensaram: “Por que não aproveitar?”.

Mas o Veneza não dedica-se apenas a vinhos. Essa é a especialidade deles, não uma exclusividade. Encontramos também uísque, conhaque e aguardente das melhores qualidades. Eu gosto muito de tomar uísque japonês. Para ser sincero, o japonês já consegue ser superior ao escocês.

Restaurante Veneza | Paderne, Algarve, Portugal
Uísque japonês
Restaurante Veneza | Paderne, Algarve, Portugal
Conhaque nobre e antigo
Aguardente nobre

.

Atendimento

O Veneza abre para almoço e jantar.

Exceções: terça-feira; quarta-feira no almoço.

.

Localização

O endereço é Estrada de Paderne, 560A.

Para facilitar, localize o restaurante direto no Google Mapas. Siga este link.

.

Contato & Reserva

O telefone é +351 289 367 129.

É importante reservar mesa, principalmente no verão. O restaurante é muito procurado.

By GLAUCO DAMAS

Moro em Portugal. Atuo como autor desde 2001. Publiquei livros infanto-juvenis, inclusive pela Editora Saraiva. Em 2013, surgiram o primeiro livro técnico e o primeiro guia de viagem.

Deixe um comentário