O Cairo é presença certa em toda viagem ao Egito.
Se a viagem é curta e proporciona tempo apenas para visitar um local, a escolha deverá ser Cairo. Afinal, quem é que passa pelo Egito sem ver ao menos as Grandes Pirâmides e a Esfinge?
Algumas pessoas vão com roteiro amplo, folgado, mas dedicam apenas dois ou três dias no Cairo. Há muitas outras maravilhas para visitar no resto do país, principalmente a parte que envolve o cruzeiro no Rio Nilo.
É natural, portanto, que muitos leitores deste blog perguntem sobre um roteiro BÁSICO para turismo no Cairo. É o que apresento a seguir, incluindo uma visita a Saqqara, que fica nas proximidades. (Deseja também um roteiro básico para Alexandria?)
Pegue seu chapéu e seus óculos de sol, faça pose de arqueólogo… e venha comigo.
Roteiro BÁSICO para Cairo e região
Platô de Gizé
Esse é o lugar do turismo no Egito.
Tecnicamente, ali não é Cairo. É Gizé, que faz parte da Grande Cairo. Mas, em termos turísticos, sempre dizemos apenas “Cairo”, para facilitar.
Nesse platô encontramos as Grandes Pirâmides e a Esfinge.
Considere a idéia de entrar em uma das pirâmides. Não é nada, nada fácil, mas o esforço compensa: a emocionante aventura é para lembrarmos durante a vida toda. (Atenção: não é permitido escalar as pirâmides.)
Museu do Cairo
Ir ao Cairo sem entrar no Museu do Cairo seria o mesmo que ir a Paris e não visitar o Louvre.
O museu, enorme, exige pelo menos umas duas horas para uma visita muito básica.
Prepare-se para admirar incríveis tesouros da arqueologia. A seção mais famosa é a dedicada aos tesouros de Tutancamon. Recomendo vivamente a Sala Real das Múmias, onde vemos, por exemplo, a múmia de Ramsés II e a múmia de Hatshepsut (paga-se um bilhete extra de 100 libras egípcias para entrar nessa sala).
Por falar em Tutancamon… Quer saber como é a visita à tumba dele no Vale dos Reis, em Luxor? Siga depois aqui.
Mesquita de Mohammed Ali
Também chamada de Mesquita de Alabastro, a mesquita foi construída por ordem de Mohammed Ali entre 1830 e 1848. Foi a maior a ser construída no Cairo durante a primeira metade do século 19. Hoje, é a mais visível no Cairo.
O próprio Mohammed Ali está sepultado no local, em uma enorme tumba de mármore, incrivelmente decorada.
(Artigo continua após este recado.)
Turismo no Egito? Conheça o MEU EGITO. Eu mesmo, G. DAMAS, lá recomendo os melhores guias de turismo egípcios — aqueles em quem eu mais confio. É uma parceria oficial. Lembre-se: em um destino exótico e complexo como esse, a sua viagem está nas mãos dos guias. Por isso, tenha preocupação com qualidade. Para saber mais, siga depois AQUI.
Além de uma vivência religiosa, espiritual, a visita encanta pela impressionante arquitetura da construção. Aquilo é pura obra de arte feita em alabastro!
Khan el-Khalili
Os enormes mercados, onde se vende de tudo, são uma verdadeira atração turística no Egito. O mais famoso é o Khan el-Khalili, no Cairo. (Há um também especialmente famoso em Aswan.)
O mercado é uma boa oportunidade para comprar lembranças de viagem, roupas, jóias e bijuterias, condimentos culinários, etc. Prepare espaço em sua mala. A visita é uma tentação!
Algodão e papiro
Turistas adoram visitar lojas dedicadas a papiro e a produtos de algodão egípcio. Chegam ao ponto de considerar isso como básico em qualquer roteiro (e eu concordo!).
Nas lojas de papiros, além de comprarmos belíssimos papiros, podemos assistir a uma demonstração de como os antigos egípcios produziam isso. Uma loja certificada pelo governo vende papiros feitos com o mesmo método empregado na Antiguidade.
Recomendo duas lojas aqui no blog: a Abu Simbel (papiro) e a Flower Cotton (algodão).
Saqqara
Em princípio, pode não fazer sentido incluir Saqqara em um roteiro básico para o Cairo. Por que descartar pontos interessantes no Cairo para seguir até Saqqara?
Vale a pena a troca — e muitos turistas fazem isso.
As pessoas aproveitam a proximidade de Saqqara: apenas 30km do Cairo. É uma grande oportunidade para conhecer a Pirâmide de Degraus, de enorme importância histórica. E há coisas muito interessantes ao redor dela para visitar, como a Pirâmide de Teti, a Mastaba de Kagemni, o Templo de Heb-Sed.
À noite
Procura algo para ocupar a sua noite no Cairo? Em um roteiro básico, dois itens estão no topo de minha lista.
A primeira possibilidade é o show de luzes nas Grandes Pirâmides e na Esfinge. Luzes coloridas e imagens diversas são projetadas nelas, enquanto uma voz em potentes caixas de som narra partes da história egípcia.
Outra idéia é um jantar em um navio no Rio Nilo. Após a refeição, há show com danças típicas. (Procura a tradicional navegação no Rio Nilo? Ou seja, o tradicional cruzeiro? Isso acontece no sul do país, começando em Luxor ou em Aswan.)
Tudo no mapa
Veja esses pontos no Google Mapas. Se quiser abrir o mapa em outra janela, clique/toque no ícone que aparece no canto superior direito.
Meu Egito
Com as sugestões acima, você pode montar seu roteiro na companhia de viagem de sua escolha.
Considere, também, fazer a viagem aos cuidados do Meu Egito. Eu faço parte disso. Deseja saber mais? Vá agora aqui.
2 replies on “Roteiro básico para turismo no Cairo e região”
AMIGO GLAUCO, PARABENS PELA MATÉRIA. SÃO INFORMAÇÕES SÓLIDAS, PRECISAS, E FÁCEIS DE SEGUIR. E PRINCIPALMENTE, ATUALIZADAS. JÁ QUE ENCONTREMOS NOS FORUNS VÁRIAS OPINIÕES, EXPERIENCIAS E MATÉRIAS CONTRADITÓRIAS, E NÃO RARA VEZES TOTALMENTE DESATUALIZADAS. EM ESPECIAL O VISTO PARA O EGITO, QUE HÁ INOFORMAÇÃO PARA TIRAR NO BRASIL, E QUE NÃO SERIA POSSÍVEL TIRAR NO AEROPORTO DO CAIRO, O QUE VOCE ABORDOU COM ELOUQUENCIA E CLAREZA, CICATRIZANDO A QUESTÃO E PONDO UM FIM A DUVIDA, SIM O VISTO PODE SER EFETUADO NO AEROPORTO DO CAIRO, AO PREÇO DE ATÉ ENTÃO U$ 25,00 (dolares). Essa matéria é mais um exemplo, de boas informações, o que se espera de um guia, um informante, um amigo. obrigado, e siga postando. Agradecemos.
Uau! Muito obrigado pelo comentário tão gentil e cheio de incentivos! 🙂