Categories
Turismo

Roteiro básico para turismo no Cairo e região

Cairo é presença certa em toda viagem ao Egito.

Se a viagem é curta e proporciona tempo apenas para visitar um local, a escolha deverá ser Cairo. Afinal, quem é que passa pelo Egito sem ver ao menos as Grandes Pirâmides e a Esfinge?

Algumas pessoas vão com roteiro amplo, folgado, mas dedicam apenas dois ou três dias no Cairo. Há muitas outras maravilhas para visitar no resto do país, principalmente a parte que envolve o cruzeiro no Rio Nilo.

É natural, portanto, que muitos leitores deste blog perguntem sobre um roteiro BÁSICO para turismo no Cairo. É o que apresento a seguir, incluindo uma visita a Saqqara, que fica nas proximidades. (Deseja também um roteiro básico para Alexandria?)

Pegue seu chapéu e seus óculos de sol, faça pose de arqueólogo… e venha comigo.

 

Roteiro BÁSICO para Cairo e região

Platô de Gizé

Esse é o lugar do turismo no Egito.

Tecnicamente, ali não é Cairo. É Gizé, que faz parte da Grande Cairo. Mas, em termos turísticos, sempre dizemos apenas “Cairo”, para facilitar.

Nesse platô encontramos as Grandes Pirâmides e a Esfinge.

Considere a idéia de entrar em uma das pirâmides. Não é nada, nada fácil, mas o esforço compensa: a emocionante aventura é para lembrarmos durante a vida toda. (Atenção: não é permitido escalar as pirâmides.)

As Grandes Pirâmides em Gizé A Esfinge em Gizé Turistas entram nas Grandes Pirâmides

 

Museu do Cairo

Ir ao Cairo sem entrar no Museu do Cairo seria o mesmo que ir a Paris e não visitar o Louvre.

O museu, enorme, exige pelo menos umas duas horas para uma visita muito básica.

Prepare-se para admirar incríveis tesouros da arqueologia. A seção mais famosa é a dedicada aos tesouros de Tutancamon. Recomendo vivamente a Sala Real das Múmias, onde vemos, por exemplo, a múmia de Ramsés II e a múmia de Hatshepsut (paga-se um bilhete extra de 100 libras egípcias para entrar nessa sala).

Por falar em Tutancamon… Quer saber como é a visita à tumba dele no Vale dos Reis, em Luxor? Siga depois aqui.

Museu do Cairo

 

Mesquita de Mohammed Ali

Também chamada de Mesquita de Alabastro, a mesquita foi construída por ordem de Mohammed Ali entre 1830 e 1848. Foi a maior a ser construída no Cairo durante a primeira metade do século 19. Hoje, é a mais visível no Cairo.

O próprio Mohammed Ali está sepultado no local, em uma enorme tumba de mármore, incrivelmente decorada.

(Artigo continua após este recado.)
Turismo no Egito? Conheça o MEU EGITO. Eu mesmo, G. DAMAS, lá recomendo os melhores guias de turismo egípcios — aqueles em quem eu mais confio. É uma parceria oficial. Lembre-se: em um destino exótico e complexo como esse, a sua viagem está nas mãos dos guias. Por isso, tenha preocupação com qualidade. Para saber mais, siga depois AQUI.

Além de uma vivência religiosa, espiritual, a visita encanta pela impressionante arquitetura da construção. Aquilo é pura obra de arte feita em alabastro!

Mesquita de Alabastro

 

Khan el-Khalili

Os enormes mercados, onde se vende de tudo, são uma verdadeira atração turística no Egito. O mais famoso é o Khan el-Khalili, no Cairo. (Há um também especialmente famoso em Aswan.)

O mercado é uma boa oportunidade para comprar lembranças de viagem, roupas, jóias e bijuterias, condimentos culinários, etc. Prepare espaço em sua mala. A visita é uma tentação!

Khan el-Khalili

 

Algodão e papiro

Turistas adoram visitar lojas dedicadas a papiro e a produtos de algodão egípcio. Chegam ao ponto de considerar isso como básico em qualquer roteiro (e eu concordo!).

Nas lojas de papiros, além de comprarmos belíssimos papiros, podemos assistir a uma demonstração de como os antigos egípcios produziam isso. Uma loja certificada pelo governo vende papiros feitos com o mesmo método empregado na Antiguidade.

Recomendo duas lojas aqui no blog: a Abu Simbel (papiro) e a Flower Cotton (algodão).

Loja de papiro Loja de produtos de algodão

 

Saqqara

Em princípio, pode não fazer sentido incluir Saqqara em um roteiro básico para o Cairo. Por que descartar pontos interessantes no Cairo para seguir até Saqqara?

Vale a pena a troca — e muitos turistas fazem isso.

As pessoas aproveitam a proximidade de Saqqara: apenas 30km do Cairo. É uma grande oportunidade para conhecer a Pirâmide de Degraus, de enorme importância histórica. E há coisas muito interessantes ao redor dela para visitar, como a Pirâmide de Teti, a Mastaba de Kagemni, o Templo de Heb-Sed.

Saqqara Saqqara

 

À noite

Procura algo para ocupar a sua noite no Cairo? Em um roteiro básico, dois itens estão no topo de minha lista.

A primeira possibilidade é o show de luzes nas Grandes Pirâmides e na Esfinge. Luzes coloridas e imagens diversas são projetadas nelas, enquanto uma voz em potentes caixas de som narra partes da história egípcia.

Outra idéia é um jantar em um navio no Rio Nilo. Após a refeição, há show com danças típicas. (Procura a tradicional navegação no Rio Nilo? Ou seja, o tradicional cruzeiro? Isso acontece no sul do país, começando em Luxor ou em Aswan.)

Show de luzes em Gizé

 

Tudo no mapa

Veja esses pontos no Google Mapas. Se quiser abrir o mapa em outra janela, clique/toque no ícone que aparece no canto superior direito.

 

Meu Egito

Com as sugestões acima, você pode montar seu roteiro na companhia de viagem de sua escolha.

Considere, também, fazer a viagem aos cuidados do Meu Egito. Eu faço parte disso. Deseja saber mais? Vá agora aqui.

By GLAUCO DAMAS

Moro em Portugal. Atuo como autor desde 2001. Publiquei livros infanto-juvenis, inclusive pela Editora Saraiva. Em 2013, surgiram o primeiro livro técnico e o primeiro guia de viagem.

2 replies on “Roteiro básico para turismo no Cairo e região”

AMIGO GLAUCO, PARABENS PELA MATÉRIA. SÃO INFORMAÇÕES SÓLIDAS, PRECISAS, E FÁCEIS DE SEGUIR. E PRINCIPALMENTE, ATUALIZADAS. JÁ QUE ENCONTREMOS NOS FORUNS VÁRIAS OPINIÕES, EXPERIENCIAS E MATÉRIAS CONTRADITÓRIAS, E NÃO RARA VEZES TOTALMENTE DESATUALIZADAS. EM ESPECIAL O VISTO PARA O EGITO, QUE HÁ INOFORMAÇÃO PARA TIRAR NO BRASIL, E QUE NÃO SERIA POSSÍVEL TIRAR NO AEROPORTO DO CAIRO, O QUE VOCE ABORDOU COM ELOUQUENCIA E CLAREZA, CICATRIZANDO A QUESTÃO E PONDO UM FIM A DUVIDA, SIM O VISTO PODE SER EFETUADO NO AEROPORTO DO CAIRO, AO PREÇO DE ATÉ ENTÃO U$ 25,00 (dolares). Essa matéria é mais um exemplo, de boas informações, o que se espera de um guia, um informante, um amigo. obrigado, e siga postando. Agradecemos.

Deixe um comentário