Categories
Turismo

Roteiro básico para turismo em SEVILHA

Fonte em Sevilha

Moro no Algarve, sul de Portugal. Fica perto de Sevilha, na Espanha. Aproveito essa facilidade para ir até lá de carro. É uma viagem rápida e prazerosa.

Passeio em Sevilha pelo menos umas três vezes por ano. Nunca me canso dessa cidade. Pelo contrário: sempre há mais e mais coisas para descobrir. E, mesmo aquilo que eu já vi mil vezes, tenho vontade de ver novamente. Sevilha é animada, vibrante, bonita, histórica. Costumo dizer que Sevilha é VIDA.

Eu falo muito sobre isso. Natural, portanto, receber pedidos de dicas para um roteiro básico em Sevilha. Abaixo, você descobre minhas sugestões.

Roteiro básico para Sevilha

Primeiro, vamos visualizar no Google Mapas todos os pontos citados aqui.

Azul claroCatedral de Sevilha. Vermelho: Plaza de Toros. Rosa: Padilha Crespo Ala Ancha. Verde claro: Tablao Flamenco El Arenal. Cinza escuro: Restaurante El Giraldillo. Marrom: La Alcazaba. Amarelo: Plaza de Doña Elvira. Laranja: Torre del Oro e passeio de barco. Verde escuro: Hotel Alfonso XIII. Preto: Palácio Real Alcázar. Cinza claro: Parque María Luísa. Azul escuro: Plaza de España.

O mapa está disponível em minha conta Google. Para vê-lo diretamente no Google Mapas, siga aqui.

Outra informação importante é saber qual a melhor época para visitar Sevilha. Já escrevi a respeito aqui no blog, por isso não vale a pena repetir. Mas adianto uma informação: cuidado com julho e agosto, porque o calor é insuportável.

Catedral de Sevilha

Catedral de Sevilha é uma visita obrigatória. I.M.P.E.R.D.Í.V.E.L. Tão importante que eu começo o roteiro básico com essa sugestão.

Mas Glauco… catedral não tem nada a ver comigo. Nem católico eu sou!

Não importa. A visita é para todos.

A catedral é GIGANTESCA. Sustenta as honras de ser a maior catedral gótica do mundo. A estrutura deixa-nos de queixo caído. Durante a visita, pensamos: “Como o homem pôde construir isto no século 16?”.

Vale pela importância histórica, pela arquitetura espetacular. E ainda há um extra interessante: vemos, lá dentro, o túmulo de Cristóvão Colombo.

Catedral de Sevilha

La Giralda, da Catedral de Sevilha

A atração mais popular ali é a torre. Se você tiver fôlego (e haja fôlego!), suba até o alto, na área dos sinos, para apreciar uma vista deslumbrante de Sevilha.

• Segunda-feira
    • 11h às 15h30
    • 16h30 às 18h: visita audioguiada (espanhol e inglês), gratuita, com reserva antecipada pelo e-mail reservas@catedraldesevilla.es
  • Terça a sábado
    • 11h às 17h
  • Domingo
    • 14h30 às 18h
  • Horários podem ser alterados devido a atos de culto ou a atividades culturais.

• Entrada comum: 9€
  • Estudantes de até 25 anos e aposentados: 4€
  • Até 14 anos: gratuito

Pode haver longa fila para entrar. Evite tumulto ao comprar tickets on-line.

Palácio Real Alcázar

Depois da Catedral, este é o ponto turístico mais popular de Sevilha. Aliás, fica a poucos metros da Catedral.

Originalmente desenvolvido por reis muçulmanos, o palácio é considerado um dos mais bonitos da Espanha. O piso superior ainda é usado pela Família Real como residência oficial em Sevilha. Por isso, o Real Alcázar é um dos mais antigos palácios reais ainda em uso.

Palácio Real Alcázar, em Sevilha

É possível fazer visita noturna, mas eu acho que a emoção maior está durante o dia.

• Outubro a março
    • 9h30 às 17h
  • Abril a setembro
    • 9h30 às 19h
  • Fechado
    • 1 e 6 de janeiro
    • 25 de dezembro

Preços:

• Visita geral à planta baixa
    • Ticket comum: 9,50€
      • Segundas-feiras, das 18h às 19h
    • Outubro a março
      • Segundas-feiras, das 16h às 17h

Pode haver longa fila para entrar. Aproveite para comprar tickets on-line.

Restaurante El Giraldillo

Aqui está o restaurante onde eu mais gosto de comer em Sevilha.

É o mais sofisticado? Não. Nem sempre isso significa ser o melhor. Já estive em um desses em Sevilha, e larguei a comida (!).

O Restaurante El Giraldillo já atrai turistas pela própria localização muito privilegiada. Está na praça junto à Catedral, portanto também a poucos passos do Palácio Real Alcázar.

O lugar é pitoresco, agradável, com boa comida e atendimento simpático. As mesas externas, na praça, são o maior charme. Eu sempre faço questão de ocupar uma mesa bem ali.

Praça junto à Catedral de Sevilha
O restaurante está nesse prédio amarelo, à esquerda. Note as mesas externas. Que vista temos dali!
Área junto à Catedral de Sevilha
Mesas do restaurante. A imponente construção ao fundo é uma parte da Catedral.

Aqui está uma boa oportunidade para comer paella. Aliás, para minha felicidade, eles também servem paella vegetariana — e muito gostosa. Aprecie uma paella com uma bela cerveja espanhola e viva um dia feliz.

O El Giraldillo abre todos os dias, das 11h às 23h30.

Reservas: +34 954 21 45 25 ou giraldillo@barriosantacruz.com

Plaza de Doña Elvira

Eis um ponto despercebido por muitos turistas, e um dos mais simpáticos de Sevilha.

A Plaza de Doña Elvira é uma área cheia de bares e restaurantes, muito pitoresca e animada. Está a apenas 350 metros da Catedral.

Como sempre, prefira as mesas externas desses locais.

Plaza de Doña Elvira, em Sevilha

Estudantes cantam na Plaza de Doña Elvira, em Sevilha
Estudantes universitários aparecem para cantar músicas espanholas típicas.

Tablao Flamenco El Arenal

Você não pode cometer a heresia de ir embora de Sevilha antes de apreciar um show de flamenco!

¡Olé!

Essa tradição é fortíssima na cidade. Evidentemente, muitas casas exploram o negócio. Mas eu estou aqui para ajudar. A melhor casa de dança flamenca de Sevilha é o Tablao El Arenal. E não tenha mesmo dúvidas da qualidade. O lugar já foi eleito pelo The New York Times como a melhor casa de flamenco do mundo. (Apesar disso, não abusa nos preços. Não se preocupe.) As instalações são simples, mas o show é de tirar a nossa respiração. (Sua viagem à Espanha incluirá Córdoba? Lá, conheça um show de flamenco imperdível.)

Palco de show do Tablao El Arenal, em Sevilha
Palco de shows.

Leia o artigo publicado aqui para saber mais.

Parque María Luisa

Essa é a principal área verde de Sevilha. Não tenho palavras para descrever a beleza e o quanto é prazeroso passear ali. O melhor: é caminho para a Plaza de España, outro ponto turístico imperdível.

Parque de María Luisa, em Sevilha

Plaza de España

Chegamos à famosa praça do Parque María Luisa.

A praça e o prédio central formam a imagem mais famosa de Sevilha. Refiro-me a isto:

Plaza de España, em Sevilha

Você já deve ter visto essa imagem em algum lugar. Agora imagine chegar aqui depois de cruzar o Parque María Luisa, respirando o ar puro proporcionado por todo aquele verde. Aliás, já fiz esse percurso usando um Segway (leia abaixo). Foi incrível!

Plaza de Toros

Chegamos a um lugar que eu não indico com prazer: a Plaza de Toros de la Real Maestranza de Caballería de Sevilla. Insiro na lista porque alguns leitores perguntam-me a respeito. Para mim, esse é um lugar maldito, porque eu amo e respeito os animais. Por esse motivo, nunca entrei — apenas passei em frente várias vezes.

Plaza de Toros em Sevilha

Torre del Oro

A torre, construída no século 13, serviu de vigia — por isso a posição estratégica junto ao Rio Guadalquivir. Depois, serviu de prisão. Foi a última grande construção dos muçulmanos na cidade.

Reserve um tempo extra ali. Viva a experiência de entrar nela. (Muitos turistas limitam-se a ver um lugar desses apenas por fora. É comum acontecer isso, por exemplo, quando visitam a Torre de Belém, em Lisboa. Sempre digo: entre nessa torre!)

Torre del Oro em Sevilha
O Rio Guadalquivir está à direita.

• Segunda a sexta-feira
    • 9h30 às 18h45
  • Sábado e domingo
    • 10h30 às 18h45
  • Fecha em todos os dias festivos

• Ticket regular: 3€
  • Estudantes, 6 a 14 anos e acima de 65 anos: 1,50€
  • Inferior a 6 anos: grátis

Passeio de barco

Passeios de barco não são privilégios apenas de cidades como Paris e Londres. O Rio Guadalquivir, que corta Sevilha, é cenário de um prazeroso passeio de barco.

Passeio de barco no Rio Guadalquivir, em Sevilha

A poucos passos da Torre del Oro, você encontra uma estação de embarque. Compre tickets ali mesmo e viva uma pequena aventura.

Hotel Alfonso XIII

Você conhece, agora, o melhor hotel de Sevilha. Já fui hóspede ali algumas vezes, e sempre fiquei muito impressionado.

O Hotel Alfonso XIII funciona em um antigo palácio. Muitos turistas, apesar de não hóspedes, entram ali para conhecer. Observam a beleza, o luxo. E aproveitam para usufruir os bares e os restaurantes lá dentro, que são abertos ao público. Conheça também a loja de antiguidades. Há itens que você nem pode imaginar: armaduras de soldados medievais, anéis da Antiga Grécia, estátuas da Roma Antiga, etc. São produtos caros. Provavelmente, você não vai comprar nada. Mas compensa simplesmente olhar.

Entrada do Hotel Alfonso XIII, em Sevilha

Fachada do Hotel Alfonso XIII, em Sevilha

Explorando a área

Já pensou em como vai explorar essa área?

Se você tiver disposição, o melhor meio será a pé. Assim, descobrimos muitas curiosidades e belezas que nos escapam quando usamos algum transporte. Ficamos mais exploradores. Vemos inúmeros restaurantes, lojas de produtos típicos, construções históricas, ruelas medievais.

Nas lojas, será o grande momento de comprar o que turistas adoram ali: vestidos típicos, castanholas, xales, miniaturas dos pontos turísticos famosos, etc. Também há lojas especializadas em pratos típicos ornamentais e em chapéus.

Uma das lojas de pratos está a poucos metros do Palácio Real Alcázar: La Alcazaba (Google Mapas). A loja de chapéus mais famosa é a Padilla Crespo Ala Ancha. Chapéus são uma tradição em Sevilha, por isso ali eles servem os melhores — inclusive os tradicionais Panamá. (Google Mapas)

Loja de pratos em Sevilha

Fachada de loja de chapéus em Sevilha

Loja de chapéus em Sevilha

O que mais deve chamar a atenção é a enorme quantidade de mesas de bares e restaurantes dispostas nas calçadas. Mesas em todos os lugares. Os sevilhanos têm mania disso — e é uma delícia! Independentemente do lugar, sempre prefira uma mesa externa. O charme de Sevilha está todo nisso.

Ruas com mesinhas de bares em Sevilha

Outra característica curiosa é a abundância de laranjeiras nas ruas. Turistas ficam encantados. Já escrevi sobre isso aqui.

Rua de Sevilha cheia de laranjeiras

Também não posso ignorar uma outra curiosidade. Os sevilhanos devem ser muito casamenteiros, porque, em todas as minhas viagens, eu vi pelo menos duas noivas nas ruas.

Noiva nas ruas de Sevilha

Descobrimos mais coisas assim quando exploramos a pé. Mas há outras duas boas maneiras: bicicleta e Segway.

É fácil alugar bicicletas em Sevilha. Mas a opção mais divertida é o Segway.

Não sabe o que é Segway? Claro que sim. Apenas não associou o nome à imagem. É aquele veículo elétrico no qual seguimos em pé, controlando-o pelos movimentos de nosso corpo. Veja as fotos abaixo.

Aluguel de bicicletas em Sevilha

Segway em Sevilha

Glauco… eu gosto de conforto. Adoro as vantagens de um táxi! Não quero pedalar, não! Nem usar meu corpo pra controlar nada! Muuuuito menos andar a pé!

Táxi é barato em Sevilha, mas nem sempre prático. Ele não pode chegar muito perto de alguns pontos, como a Catedral, por haver uma praça ao redor. Dependendo do lugar, há uma pequena caminhada a fazer. Há alguém junto com dificuldades de locomoção?

Outra opção popular, mas que não me agrada, são as charretes. Que eu saiba, estamos no século 21. Não devia haver exploração de animais. Os cavalos lá são bonitos, parecem receber boa alimentação, mas nem assim eu concordo.

De um jeito ou de outro, Sevilha é sempre uma excelente escolha para turismo!

Bons passeios!

By GLAUCO DAMAS

Moro em Portugal. Atuo como autor desde 2001. Publiquei livros infanto-juvenis, inclusive pela Editora Saraiva. Em 2013, surgiram o primeiro livro técnico e o primeiro guia de viagem.

16 replies on “Roteiro básico para turismo em SEVILHA”

Tambem sou do algarve e vou mts vezes a Espanha. No entanto nunca tive oportunidade de me aventurar na Cidade de Sevilha. Achei excelente o Blog. Vou estar a visitar Sevilha com familia Inglesa em Setembro deste ano, e vou seguir o Roteiro – Excelente! TOP! Parabéns.

Em primeiro lugar parabéns pelo dom que você tem de transmitir suas experiências para outros turistas.
Sou brasileiro e aposentado, e pergunto-lhe, se teria direito às reduções nos preços dos Ingressos, como no Alcazar de Sevilha, por exemplo,por ser aposentado (jubilado), ou se tal facilidade seria aplicaria somente aos cidadãos espanhóis nesta condição ?

Antecipadamente grato.
Geraldineli Azevedo

Oi Glauco, muito obrigada pelas dicas, com certeza serão muito úteis!! Uma dúvida, onde estacionar o carro para passar o dia?

Olá! Roteiro fantástico! Visitarei Sevilha na próxima semana e o seu “guia” vai ajudar imenso. Também eu vou de Portugal (não do Algarve mas do Porto). Tenho uma duvida que acredito que me possa ajudar: sendo que eu vou de carro, como faço em Sevilha? Acha que devo deixar o carro em algum lougar e depois ir de metro, autocarro ou taxi? ou existem parques (como aqui em portugal) onde deixar o carro na cidade e depois fazer o resto a pé?
Obrigada!!!!!!!!

Olá olá olá! Roteiro fantástico! Visitarei Sevilha na próxima semana e o seu “guia” vai ajudar imenso. Também eu vou de Portugal (não do Algarve mas do Porto). Tenho uma duvida que acredito que me possa ajudar: sendo que eu vou de carro, como faço em Sevilha? Acha que devo deixar o carro em algum lougar e depois ir de metro, autocarro ou taxi? ou existem parques (como aqui em portugal) onde deixar o carro na cidade e depois fazer o resto a pé?

Que dicas fantásticas. Sua generosidade é bonita de ver. Vou para Sevilha no final do ano sozinha e vou usar TODAS as suas dicas. Obrigada por fazer a munha viagem melhor 🙂

Oi, Adriane!
Obrigado por essas palavras tão gentis!
Bons passeios na incrível Sevilha!

Bom dia. Roteiro perfeito e bem detalhado. Parabens. Gostaria de uma indicação de um bom hotel de praia em Algarve para inicio de outubro. Casal em merecidas ferias. Pretendo também dar um pulo em Sevilha.Obrigado Clecius.

Olá, Clecius.

Obrigado pelo comentário.

Outubro será um ótimo mês para turismo no Algarve e em Sevilha. Clima bem ameno. Pois são duas regiões com verão de altíssimas temperaturas.

Quanto a hotel, eu teria de saber o nível que desejam. Pode escrever para glaucodamas@gmail.com.

Suas dicas são preciosas!! Obrigada! Vou para Sevilha em abril de 2017 e vou seguir suas sugestões! Abs

Obrigado pelo gentil comentário, Ivete! Aliás, abril é um ótimo mês para a visita! Bons passeios!