Categories
Turismo

Roteiro de um dia em Lisboa

Lisboa é uma das cidades mais populares da Europa para turismo. É tão rica, charmosa e deslumbrante que precisamos de pelo menos umas dez viagens para conhecer tudo o que ela tem de melhor para oferecer. Eu, que moro no Algarve (Sul de Portugal) e vou a Lisboa várias vezes a passeio, ainda tenho muito a explorar e admirar por lá.

Frequentemente, recebo mensagens privadas de leitores que pedem dicas para um roteiro de um dia em Lisboa. São muitos os turistas que fazem uma passagem rápida na cidade. Chegou o momento de escrever um artigo sobre isso, para responder a todos de uma vez.

balao-fale-sobre-lisboa

.

1 dia em Lisboa

É uma pena saber que você estará em Lisboa por apenas um dia. Mas eu tenho certeza de que poderá viver grandes e inesquecíveis momentos por lá.

O roteiro a seguir é apenas uma sugestão com o que eu considero mais básico para turistas visitarem. Antes, tenho dois alertas…

.

Quando NÃO fazer o roteiro

garfield-odeio-segunda-feiraVocê terá apenas um dia em Lisboa. Esse dia não deve ser segunda-feira.

Às segundas-feiras, alguns monumentos primordiais fecham as portas. Já pensou a “tragédia” que seria passar por Lisboa sem entrar, por exemplo, na Torre de Belém e no Mosteiro dos Jerónimos?

.

Visita no inverno

O inverno é a baixa temporada em Portugal. O número de turistas cai drasticamente. Com isso, muitos locais populares trabalham em horários reduzidos, ou simplesmente fecham as portas.

No caso dos pontos indicados aqui, nenhum encerra as atividades. Mas quase todos diminuem os horários de funcionamento. Além disso, escurece mais cedo. O dia, portanto, rende menos para o turista.

Enfim, vamos ao…

.

Roteiro sugerido

Manhã

Não há como visitar Lisboa sem passar por Belém. É o mínimo para o turismo na capital portuguesa. Portanto, recomendo que, já de manhã, você garanta a passagem por ali. Provavelmente, você gastará todo o período na região.

Lá, apreciamos a majestade do Rio Tejo e conhecemos a Torre de Belém, o Mosteiro dos Jerónimos, o monumento Padrão dos Descobrimentos. Há outros pontos turísticos importantes, como o Museu dos Coches, mas você não terá tempo para tudo. Lembre-se: em um roteiro de 1 dia, temos de nos limitar ao essencial do essencial. Se você ficar triste com essa limitação, pense neste consolo: é ali que você comerá os tradicionalíssimos pastéis de Belém.

Muitos turistas cometem o “pecado” de ver a Torre de Belém e o Mosteiro dos Jerónimos apenas por fora. (Atenção: em Portugal, é “Jerónimos” mesmo, não “Jerônimos”.) Se você fizer isso, não sabe o que vai perder! Entrar nesses lugares é emocionante, uma aula de História e arquitetura, e rende fotografias incríveis.

Roteiro para Lisboa em apenas 1 dia
Torre de Belém
Roteiro para Lisboa em apenas 1 dia
Mosteiro dos Jerónimos (visto do alto do Padrão dos Descobrimentos)
Roteiro para Lisboa em apenas 1 dia
Padrão dos Descobrimentos
Roteiro para Lisboa em apenas 1 dia
Rio Tejo. Ao fundo, à esquerda, vemos o Padrão dos Descobrimentos. Sobre o rio, a Ponte 25 de Abril. Mais à direita, bem discreto, logo depois da ponte, está o Cristo Redentor.

Torre de Belém

Sugiro que você vá primeiro à Torre de Belém (localize no Google Mapas). O tempo gasto na visita depende de sorte — ou seja, da fila para entrar. Isso é mais complicado no verão. E aqui vai uma dica especial: ao comprar seu bilhete, aproveite para adquirir também uma entrada para o mosteiro. Lá no mosteiro, você ganha tempo.

Viagem Fantástica já publicou um artigo sobre a torre, cheio de fotos e dicas. É uma completa visita virtual. Siga depois este link para ver tudo.

.

Mosteiro dos Jerónimos

O mosteiro (Google Mapas) é uma das construções mais bonitas que eu já vi em toda a minha vida.

A igreja que faz parte dele oferece acesso gratuito ao público. Nela estão dois túmulos muito populares: o de Camões e o de Vasco da Gama.

Não deixe de entrar no mosteiro. O dinheiro gasto vale a pena. A arquitetura é impressionante! Aliás, já que falamos em túmulos (bbbbrrrrr!), aproveite para conhecer o túmulo de Fernando Pessoa e o túmulo de Alexandre Herculano.

.

Padrão dos Descobrimentos

O grande interesse nesse monumento (Google Mapas) está na vista que ele oferece lá no alto. Os turistas, deslumbrados, até se perdem, nem sabem o que fotografar primeiro. E haja selfie!

Esse é um lugar de acesso mais tranquilo, geralmente sem filas grandes. Suba, observe, desça logo, para aproveitar melhor seu tempo escasso.

Viagem Fantástica tem um artigo sobre o monumento — também uma completa visita virtual. Siga depois aqui.

.

Pastéis de Belém

Huuuummmm! Nham-nham-nham! Cite um turista em Lisboa que não tenha comido os tradicionais pastéis de Belém. Os pastéis originais, únicos, inconfundíveis, você pode comer apenas na Casa Pastéis de Belém. Ela fica a poucos passos do mosteiro (Google Mapas).

Por que “originais” e “únicos”?

Eles têm a fórmula original desse pastel de nata, guardada a sete chaves. E possuem registro comercial da denominação “Pastel de Belém”. Por isso, outros estabelecimentos podem anunciar a venda de “pastéis de nata”, mas não de “pastéis de Belém”.

Roteiro para Lisboa em apenas 1 dia
Casa Pastéis de Belém

Mas… espere, Glauco! Pelo andar das coisas, nesse momento já será hora do almoço. Agora eu vou comer… doce?

Bem lembrado.

Você tem dois cenários para escolher.

Se pretende almoçar em outra região de Lisboa, experimente os pastéis agora, queira ou não comer doce no momento. Você não terá tempo para voltar! (Daqui a pouco eu vou sugerir locais para você almoçar em outra região.)

Se aceita almoçar ali mesmo, em Belém, adie por uns minutos a ida à Casa Pastéis de Belém. Que os pastéis fiquem como sobremesa.

A poucos metros da casa dos pastéis, há uma pequena rua com restaurantes. Turistas que passam por ali com pressa geralmente nem reparam na rua. Mas eu estou aqui pra te passar a dica. A comida por ali é boa. Depois de almoçar, vá comer os tão esperados pastéis.

O nome da pequena rua é Vieira Portuense.

Rua Vieira Portuense, Lisboa
O balão vermelho indica a Casa Pastéis de Belém. (Um pouco à esquerda, fora da imagem, está o Mosteiro dos Jerónimos.) Um pouco abaixo, vemos a Rua Vieira Portuense. É ali que você pode comer. Marque como referência o McDonald’s, que fica na esquina. Para que você se localize melhor, aqui está o link para o McDonald’s no Google Mapas. (Não vá comer no McDonald’s! O que essa rede serve é lixo! E você está em Lisboa. Experimente os restaurantes locais.)
Roteiro para Lisboa em apenas 1 dia
Cá está a rua.

Há mais duas boas opções. Ao lado do monumento Padrão dos Descobrimentos, você encontra o Restaurante Nosolo e o Restaurante Portugália. Ambos ficam junto ao Rio Tejo.

IMG_3378

OK. Gostei de tudo. Mas… não vai dar tempo de visitar todos esses locais em Belém. Você me ajuda a diminuir um pouco a lista?

Claro.

Almoçar ali ou não, depende de você. Mas eu posso falar sobre os outros locais. No caso, você teria de sacrificar a visita à torre, ao mosteiro ou ao monumento. Em primeiro lugar, eu sacrificaria o Padrão dos Descobrimentos. Insista sempre na torre e no mosteiro. Faça um sacrifício. Dá tempo!

OK? Pois o tempo voa! Vamos para a tarde.

Andando de carroEpa! Espere aí! Como você sugere que eu vá para a outra região de Lisboa? Meu tempo será curto.

Bem pensado. Você é um turista que gosta de planejar.

Eu incentivo os turistas a usarem o transporte público de Lisboa. É eficiente e barato. Até sugeri, aqui no blog, o uso do Lisboa Card, que traz benefícios para isso. Mas… você mesmo disse: seu tempo será curto. Você não pode se perder, não pode gastar minutos tentando entender o sistema de transporte. Eu também incentivo o uso de táxi em Lisboa. É barato — talvez o mais barato da Europa, pelo menos de acordo com minhas experiências. Então, chame logo um táxi e vá direto à outra área!

.

Tarde

À tarde, vá a outro ponto essencial de Lisboa: a região da Praça do Comércio (Google Mapas).

Roteiro para Lisboa em apenas 1 dia
Praça do Comércio (vista do alto do Arco Triunfal da Rua Augusta).

Roteiro para Lisboa em apenas 1 dia

.

Vai almoçar agora?

Se você prefere almoçar agora, sugiro que seja aqui mesmo, na Praça do Comércio. Encontramos dois restaurantes fantásticos.

Restaurante Martinho da Arcada (Google Mapas) existe há quase 250 anos (!) e é um dos melhores não apenas de Lisboa, mas de Portugal inteiro. Muitos dizem que ali está o melhor bacalhau de Portugal, e também o melhor bolinho de bacalhau. O lugar tem enorme notoriedade por estar ligado a Fernando Pessoa. O autor almoçava ali frequentemente. Uma das fotos clássicas de Pessoa, sentado a uma mesa, foi tirada ali dentro. A mesa continua lá, preservada. José Saramago também era cliente cativo.

O restaurante é de alto nível, mas não abusa nos preços.

Roteiro para Lisboa em apenas 1 dia
Restaurante Martinho da Arcada

O outro restaurante é o Museu da Cerveja (Google Mapas). Fica em frente do Martinho da Arcada.

O Museu da Cerveja é pitoresco e oferece ótimo atendimento. O maior charme está em ocupar uma mesa na parte externa, ou seja, na esplanada. Todo mundo se diverte com o modo de eles servirem cerveja. O copo simula uma garrafa de cerveja virada para baixo. Quase todo turista compra um copo para levar de lembrança.

Roteiro para Lisboa em apenas 1 dia
Esplanada do Museu da Cerveja, na própria Praça do Comércio.

.

Praça do Comércio, Arco da Rua Augusta e Rua Augusta

Praça do Comércio é um ponto turístico imperdível (Google Mapas). Dali, cruzamos o Arco da Rua Augusta e seguimos pela tradicional Rua Augusta.

O Arco da Rua Augusta impressiona pela beleza. É o ponto mais fotografado da região. Turistas podem subir lá no topo para apreciar a vista. É uma visita que vale muito a pena, mas não insiro em um roteiro de apenas um dia em Lisboa. Para seu consolo, leia depois um artigo, aqui no Viagem Fantástica, que faz uma visita virtual ao Arco, até chegar ao alto.

Roteiro para Lisboa em apenas 1 dia
Outra vista da Praça do Comércio. Lá atrás, o Arco da Rua Augusta. Cruzamos o arco para seguir pela famosa rua. É subindo (bastante) à direita que chegamos ao Castelo de São Jorge. Mas esqueça o castelo. Não é ponto para quem passa apenas um dia em Lisboa.
Roteiro para Lisboa em apenas 1 dia
Rua Augusta (vista a partir do Arco da Rua Augusta).
Roteiro para Lisboa em apenas 1 dia
Rua Augusta, depois de cruzarmos o Arco (lá no fundo). Aqui você também encontra locais para comer.

Ao seguir pela Rua Augusta, você terá duas opções para ajustar a seu tempo apertado.

Uma opção é passar pelo Elevador de Santa Justa e seguir pelo Chiado. A outra idéia é continuar na Rua Augusta, em direção ao Rossio. Veja:

Mapa-1-Dia-Lisboa-Praca-Comercio
Comece pelas setas AZUIS. Na parte inferior está a Praça do Comércio. Cruzamos o Arco da Rua Augusta e seguimos na Rua Augusta. As setas VERMELHAS apontam o desvio em direção ao Elevador de Santa Justa, com destino ao Chiado. As setas VERDES são a outra opção de passeio, em direção ao Rossio. || Você pode tocar/clicar nesta imagem para vê-la maior, em outra janela do navegador.

.

Elevador de Santa Justa & Chiado

Como vimos acima, uma idéia é subir no Elevador de Santa Justa, de onde se tem, lá no alto, uma vista espetacular. Para localizar o elevador facilmente, cruze o Arco da Rua Augusta e siga à frente na Rua Augusta. Na sétima rua, olhe à esquerda. (Google Mapas)

Para melhorar, a saída do elevador passa pelo Restaurante Bellalisa, que tem ótima cozinha. Que tal comer aqui? Quero comida | FomeMas fique atento a um detalhe. Essa opção pode apertar a sua fome. Você já andou aos montes de manhã. Agora, antes de chegar ao restaurante, vai subir no elevador. Geralmente, a fila para o elevador é demorada. Isso complica mais no verão. Você segura a fome?

Roteiro para Lisboa em apenas 1 dia
Elevador de Santa Justa
Roteiro para Lisboa em apenas 1 dia
Vista no alto do Elevador de Santa Justa.
bellalisa
Esplanada do Restaurante Bellalisa, lá no alto, à saída do Elevador de Santa Justa.

Ao sair, você passa a explorar uma das principais zonas de Lisboa: o charmoso Chiado. Também aqui, encontra inúmeros restaurantes (e bares). É no Chiado, aliás, que fica o famoso Café A Brasileira — aquele com a estátua de Fernando Pessoa, junto à qual os turistas adoram tirar fotos (Google Mapas).

Se andar mais um pouco, pode chegar ao Bairro Alto. Mas não perca tempo com isso. O Bairro Alto é fantástico para turismo, mas não durante o dia.

.

Praça Dom Pedro IV & Praça da Figueira

Este é o caminho das setas verdes naquele mapa.

A Praça Dom Pedro IV (Google Mapas) e a Praça da Figueira (Google Mapas) estão em minhas listas dos pontos principais de Lisboa para visitar. Nos arredores, vemos muitas coisas interessantes — ótimos lugares para comer, inclusive. É ali que está o que chamamos de Rossio.

Roteiro para Lisboa em apenas 1 dia
Praça da Figueira. Lá no fundo, no alto, vemos parte do Castelo de São Jorge.
Roteiro para Lisboa em apenas 1 dia
Praça Dom Pedro IV (que é D. Pedro I na História do Brasil).

Agora eu estou indeciso. Qual das setas seguir?

Acho que ambas as opções daquele mapa deixam qualquer turista feliz. Mas, se eu fosse forçado a escolher, ficaria com as setas vermelhas (Elevador de Santa Justa & Chiado).

.

Noite

Oh, a noite caiu!

E agora?

Bom, isso depende de sua disposição.

Garfield cansado
“Oh, Glauco, estou muito cansado! Cheguei hoje de avião e já andei muuuuito. Estou um bagaço. Com bolhas nos pés. Quero descansar, dormir!”

OK. Hora de ir ao hotel. Mas é uma pena você desperdiçar a ótima vida noturna de Lisboa, justamente quando tem apenas UM dia na cidade.

Garfield disposto
“Oh, eu estou é muito feliz aqui em Lisboa! Animado! Quero explorar mais! Mais-mais-mais! Conhecer a vida noturna!”

Ótimo!

Você tem algumas opções fantásticas.

.

Fado

Quase todos os turistas querem viver uma noite de fado em Lisboa. Recomendo duas das melhores casas: A Severa (Google Mapas) e Clube de Fado (Google Mapas). A minha preferida é a A Severa, já recomendada aqui no Viagem Fantástica.

Nessas casas, é servido jantar durante o show. Portanto, sua refeição está garantida. Aliás, as duas casas indicadas acima oferecem ótima comida.

Atenção. Nunca pense em chegar a uma casa dessas sem reserva. Faça a sua reserva antes da viagem.

Roteiro para Lisboa em apenas 1 dia
Jantar com show na Casa de Fado A Severa.

.

Bairro Alto

O famosíssimo Bairro Alto (Google Mapas) é uma boa opção apenas à noite. A região ferve! Você encontra inúmeros bares e restaurantes… e muita, muita animação. Dá para passar a noite toda só ali. E a madrugada!

Roteiro para Lisboa em apenas 1 dia
Um restaurante no Bairro Alto.

Agora preste atenção. A Casa de Fado A Severa fica no Bairro Alto. O show acaba no início da madrugada. Dá tempo de sair dali e explorar a pé o Bairro Alto. Você não vê mais restaurantes abertos (e já comeu na casa de fado), mas os bares são muitos.

.

NOTA:
Procura hotéis em PORTUGAL? Aproveite a parceria deste blog com a Booking. Vantagens costumam aparecer nas reservas. Siga aqui para conferir. (Esse é um link afiliado. Há uma pequena comissão ao blog, e isso ajuda a cobrir altos custos com servidor de qualidade, segurança, tratamento de imagens, etc. É assim que eu NÃO coloco aqui aquelas publicidades irritantes que atrapalham o conteúdo dos artigos. Por uma internet mais limpa! Eu agradeço.)

Eu espero que você viva momentos inesquecíveis nessa cidade que eu tanto amo. 🙂

By GLAUCO DAMAS

Moro em Portugal. Atuo como autor desde 2001. Publiquei livros infanto-juvenis, inclusive pela Editora Saraiva. Em 2013, surgiram o primeiro livro técnico e o primeiro guia de viagem.

8 replies on “Roteiro de um dia em Lisboa”

Oi, Adorei seu post. estarei em Lisboa de 8 a 12 de fevereiro deste ano. Você saberia dizer o preço desses copos bacanas? Com formato de garrafa. Obrigada. Beijos.

Excelente o conteúdo por sua objetividade. Indo a Portugal na primavera, além de visitarmos Lisboa, que regiões do pais podem ser visitadas em um período de dez dias?

Deixe um comentário