Categories
Turismo

Livro imperdível para os interessados na peregrinação a Santiago de Compostela

“Viajar é mudar a roupa da alma.”
— Mário Quintana

“Viajar é mais do que a visão de
pontos turísticos. É uma mudança
que acontece, profunda e
permanentemente, no conceito
sobre o que é a vida.”
— Miriam Beard

Livro sobre a peregrinação a Santiago de Compostela

Recebo frequentemente mensagens de leitores deste blog que pedem artigos sobre Santiago de Compostela. O problema é que eu ainda não estive lá, não segui o Caminho, e o foco do Viagem Fantástica é partilhar um pouco de minhas experiências. Passei, então, a pesquisar publicações sobre o assunto. Quando eu encontrasse alguma de especial valor, publicaria um artigo aqui.

Há poucos dias, tive a felicidade de conhecer o livro Uma Viagem em um Bloco de Notas, da escritora gaúcha Tatiana Fadel Rihan. Com o subtítulo “Andança – Em Dança – Mudança — Rumo a Santiago de Compostela“, o livro imediatamente cativou minha atenção. E com um atrativo extra: o prólogo é de Luis Fernando Verissimo. Impossível não dedicar meu preciso tempo a essa obra.

Livro sobre a peregrinação a Santiago de Compostela
Verissimo escreveu: “Porque quando a viajante é alguém como a Tatiana, as notas que ela toma são sempre sensíveis, perspicazes, divertidas — ou seja, são ótimas leituras”.

Dizem que a peregrinação a Santiago de Compostela é viver uma energia e uma magia que transformam a vida das pessoas. A mente se abre, pontos de vista se ampliam, a alma se enobrece. Portanto, para escrever sobre o assunto, precisamos de uma pessoa com sensibilidade à flor da pele. Foi isso que eu senti nos relatos de Tatiana.

Depois, entrei em contato com ela e descobri uma mulher jovial, dinâmica, simpática, de alto astral e espírito aventureiro.

A maneira como Tatiana relata seu dia-a-dia durante a viagem transforma o livro em um marco. Quem programa uma viagem dessas certamente estará mais preparado se ler o livro antes. Mas eu chamo a atenção para um detalhe. Tatiana nos faz viver junto as emoções e as aventuras. Durante a leitura das mais de 600 páginas, enriquecidas com fotos, eu me senti LÁ. Com isso, o livro torna-se especial também para quem NÃO vai fazer a peregrinação. Muitas pessoas não podem fazer essa viagem, por falta de tempo ou de recursos financeiros. Ao permitir que o leitor sinta como se lá estivesse, Tatiana “democratiza” as emoções e as descobertas, tornando-as acessíveis a todos. A obra, enfim, pode ser um canal para os leitores experimentarem em casa as energias da peregrinação.

Livro sobre a peregrinação a Santiago de Compostela

Livro sobre a peregrinação a Santiago de Compostela

Livro sobre a peregrinação a Santiago de Compostela

Neste ponto, você deve estar a perguntar-se: “Mas que título de livro é esse? Bloco de Notas? Em uma obra sobre peregrinação a Santiago de Compostela?”.

Aí está mais um diferencial que Tatiana nos traz. Durante a viagem, ela produziu os relatos no Bloco de Notas de um iPhone. O smartphone foi seu fiel companheiro na peregrinação. Ela conseguia escrever sensações e impressões ainda fresquinhas na mente. Por isso, eu acho, transferiu tão bem para o papel tudo o que viveu naqueles dias.

Antenada com tecnologia (pois quantos autores escrevem uma obra toda em um dispositivo móvel?), Tatiana deu um toque moderno ao livro. Em várias páginas, o leitor encontra QR Codes, que são “primos” dos códigos de barras que conhecemos tão bem. Basta apontar seu smartphone (com um aplicativo próprio) para um QR Code e o aparelho leva o usuário a algum conteúdo especial associado ao capítulo. Por exemplo, um álbum de fotos no Flickr — inúmeras fotos extras para enriquecer o relato da seção.

Gostei bastante disso. Uniu duas paixões minhas: viagem e tecnologia móvel. 😉

Livro sobre a peregrinação a Santiago de Compostela
Um QR Code (margem direita).
Livro sobre a peregrinação a Santiago de Compostela
O QR Code da foto anterior levou-me a este link para um álbum de fotos da autora no Flickr. (Este aplicativo que uso em meu smartphone Android é o Barcode Scanner. Você pode baixá-lo gratuitamente pela Play Store. Para iPhone, dê uma olhada no ShopSavvy.)

O livro está à venda em várias livrarias do Brasil. Você pode facilitar a sua compra por meio de uma livraria virtual. O site da Livraria Cultura oferece em edição impressa e em edição digital. Em digital, a obra está disponível também na Saraiva e na Amazon. Na Amazon, é uma edição Kindle, que eu prefiro.

Para acompanhar notícias e novidades da autora sobre a peregrinação, siga a página do livro no Facebook.

Livro sobre a peregrinação a Santiago de Compostela
A autora em uma feira de livro. E aí está o grande companheiro de viagem… (Foto: Luis Ventura)

________________

Uma Viagem em um Bloco de Notas

616 páginas

Editora Imprensa Livre – www.imprensalivre.net

By GLAUCO DAMAS

Moro em Portugal. Atuo como autor desde 2001. Publiquei livros infanto-juvenis, inclusive pela Editora Saraiva. Em 2013, surgiram o primeiro livro técnico e o primeiro guia de viagem.

3 comentários a “Livro imperdível para os interessados na peregrinação a Santiago de Compostela”

Gente, maravilhoso. Eu sonho fazer esse caminho, eu preciso desse livro
Está fantastico esse seu blog Glauco

Deixe um comentário