Categories
Turismo

Sevilha: não deixe de ir à pitoresca Plaza de Doña Elvira

Converso com muitas pessoas que fazem turismo em SevilhaEspanha. Falo sobre a Plaza de Doña Elvira e, geralmente, ouço o seguinte: “Plaza o quê?”.

Uma pena que elas percam a visita a esse lugar.

A Plaza de Doña Elvira está a uma caminhada de apenas 5 minutos a partir da Catedral de Sevilha, que é um dos principais pontos turísticos da cidade. Todos os turistas visitam a Catedral. Mas nem todos têm um espírito explorador quando viajam. Com isso, deixam de fazer descobertas — muitas vezes, descobertas que estão a poucos metros.

Plaza de Doña Elvira, Sevilha, Espanha

A praça é um local muito simpático, pitoresco, cheio de restaurantes. O maior charme ali é ocupar uma mesa na parte externa dos restaurantes, debaixo das laranjeiras. Com o som ambiente oferecido por centenas de pássaros, sentimos a energia, o alto astral do lugar. De repente, para animar mais ainda nosso espírito, surgem estudantes universitários a cantarem músicas espanholas típicas.

Vou a Sevilha pelo menos duas vezes por ano. A praça tornou-se ponto obrigatório em minhas visitas. Explore agora, comigo, um pouco mais desse lugar.

 

Plaza de Doña Elvira

Onde fica

A praça está no Barrio (Bairro) de Santa Cruz. Veja a proximidade da Catedral de Sevilha:

Plaza de Doña Elvira, em Sevilha
Seta VERMELHA: Plaza de Doña Elvira. ROSA: Palácio Real Alcázar (outra visita imperdível). VERDE: Catedral de Sevilha. AZUL: Restaurante El Giraldillo, um de meus preferidos na cidade. | Para localizar a praça direto no Google Mapas, siga este link.

A caminhada da Catedral de Sevilha até a Plaza de Doña Elvira é quase uma viagem no tempo. Passamos por ruelas, esquinas apertadas, construções históricas. Esteja com sua câmera em posição.

Plaza de Doña Elvira, Sevilha, Espanha
Ali no fundo, virei à direita e cruzei uma estreita passagem. Note, à direita, a referência ao restaurante La Cueva. É um bom restaurante lá na Plaza de Doña Elvira.
Plaza de Doña Elvira, Sevilha, Espanha
Já é a praça ali no fundo.

 

Melhores épocas para a visita

Primavera e outono são as melhores épocas para a visita. De preferência, a primavera.

No inverno, o número de turistas cai, mas a cidade não deixa de ser interessante.

O verão, na verdade, marca o clímax de Sevilha. É quando vemos mais turistas. A cidade vira um formigueiro e fica ainda mais animada. No entanto, eu nunca privilegio essa época para a visita. Motivo? Oh, meu caro leitor, o calor é insuportável. A sensação térmica passa tranquilamente de 50 graus Celsius. Chega a atrapalhar o prazer de alguns passeios. Por exemplo, eu não andaria de Segway em Sevilha no verão. (Já escrevi sobre o clima de Sevilha — e as melhores épocas para a visita — aqui no blog.)

 

Enfim, a praça

Aproxime-se. Sinta a brisa refrescante proporcionada pelas sombras das laranjeiras. (Sevilha é cheia de laranjeiras nas ruas!) Ouça os cantos dos pássaros. Observe a charmosa fonte no meio da praça. Perceba as vibrações desse ambiente simpático, cheio de mesas de restaurantes, com pessoas alegres saboreando comidas e bebidas.

Plaza de Doña Elvira, Sevilha, Espanha

Plaza de Doña Elvira, Sevilha, Espanha

Plaza de Doña Elvira, Sevilha, Espanha

Plaza de Doña Elvira, Sevilha, Espanha

Plaza de Doña Elvira, Sevilha, Espanha

Plaza de Doña Elvira, Sevilha, Espanha

Plaza de Doña Elvira, Sevilha, Espanha

Plaza de Doña Elvira, Sevilha, Espanha
O Restaurante La Cueva é um dos mais populares ali. Aliás, isso me faz lembrar de uma coisa. Por acaso o seu roteiro de viagem inclui Madri? Então, lá, não deixe de conhecer o fantástico Restaurante Las Cuevas de Luis Candelas.

Os restaurantes são bem típicos da Andaluzia. Você deve encantar-se com as decorações. Mas eu insisto: o charme da Plaza de Doña Elvira é ocupar uma mesa fora, na praça. Aliás, em Sevilha toda, o maior charme é esse. Eles têm mania de mesas externas, ocupando calçadas e praças.

Aqui, vale ressaltar um alerta. Lembre-se do calor infernal no verão. Não é fácil ocupar uma mesa externa nessa época.

Plaza de Doña Elvira, Sevilha, Espanha
OK, nem tudo é charmoso na decoração típica. Infelizmente, vemos aqui as referências às malditas touradas…

Plaza de Doña Elvira, Sevilha, Espanha

 

Ouça as belas e animadas músicas espanholas!

Na praça, a animação fica mais quente quando estudantes universitários aparecem para cantar músicas típicas espanholas. As apresentações são muito bonitas! E têm uma intenção nobre: eles esperam, com isso, ganhar algum dinheiro para ajudar nas despesas educacionais. Mas eles não pedem dinheiro aos turistas. Vão direto aos gerentes dos restaurantes. Eles são, afinal, uma atração à parte na praça, ajudam a atrair turistas, e esperam ganhar algo com isso.

Plaza de Doña Elvira, Sevilha, Espanha
Todo mundo se anima quando os estudantes surgem!

 

Eu espero que você visite esse lugar. E que delicie-se com Sevilha, como eu. Sevilha é dinâmica. Sevilha é linda. Sevilha é charmosa. SEVILHA É VIDA!

By GLAUCO DAMAS

Moro em Portugal. Atuo como autor desde 2001. Publiquei livros infanto-juvenis, inclusive pela Editora Saraiva. Em 2013, surgiram o primeiro livro técnico e o primeiro guia de viagem.

Deixe um comentário