Categories
Turismo

Sherlocked: diversão e mistério em Amsterdã. Elementar, meu caro leitor!

Caricatura de Sherlock HolmesPensa que apenas em Londres os turistas podem viver as melhores emoções ligadas ao universo de Sherlock Holmes? Há poucos dias, em Amsterdã, eu descobri um divertido local dedicado aos fãs do maior detetive do mundo. Ops, a um dos melhores detetives do mundo (não quero bronca de Poirot!). E você agora vai descobrir esse lugar comigo.

 

Sherlock Holmes em Amsterdã

Sherlocked

Usei táxi e Uber em Amsterdã inúmeras vezes. Também aproveitei o eficiente Tram. Mas é a pé que eu prefiro deslocar-me quando estou em turismo. Além de saudável, é um meio de, nos trajetos, eu fazer descobertas interessantes.

Nesse meu retorno a Amsterdã, uma das descobertas aconteceu quando eu estava a caminho do Museu Madame Tussauds, conhecido popularmente como “Museu de Cera”. Perto do museu, eu parei em um café, o Grand Cafe Beurs van Berlage, para descansar e matar a sede.

Vista frontal do prédio do Grand Cafe Beurs van Berlage
Grand Cafe Beurs van Berlage. Observe o primeiro arco à esquerda.

O prédio é histórico. Encantado com a arquitetura, eu observei tudo. E…

Epa! O que está escrito ao lado do primeiro arco à esquerda, na fachada do prédio? Eu li direito? SHERLOCKED?

SHERLOCKED!

Fachada do prédio

Placa na entrada do prédio

Minhas anteninhas ficaram de pé. Mas… não, não era nada sobre o detetive, não. Apenas uma semelhança no nome. Não haveria algo sherlockeano bem ali, tão discreto.

Quem disse que a minha curiosidade deixou-me em paz? Fui lá verificar. E, como bom detetive, fiz uma descoberta.

 

A atração

Sherlocked é uma atração do tipo scape room. Os corajosos participantes são trancados em uma sala e precisam desvendar alguns enigmas para cair fora dali.

Oh! Espera aí, Glauco! Isso é Amsterdã, certo? Holanda. Então as pistas em palavras são oferecidas em holandês? Eu vou ficar preso lá PRA SEMPRE!

Não! Eles não seriam tão sádicos! Para servir bem os turistas, usam a língua universal: inglês.

Mas não espere que as aventuras estejam sempre limitadas à sala. Algumas vezes, eles fazem os participantes saírem do prédio à procura de pistas. Eu mesmo presenciei isso enquanto estava naquele café. Vi um grupo sair às pressas, à procura de alguma pista que eu não sei qual era.

E eles têm incrementado cada vez mais o Sherlocked. Por exemplo, começarão a oferecer uma aventura no porto de Amsterdã.

Divertido, né? A gente vê que, atualmente, não é apenas o sortudo Benedict Cumberbatch quem pode assumir o papel de Holmes.

Benedict Cumberbatch como Sherlock Holmes
“Olá parra as leitorres da blog do Glauco. Eu não serr o único pessoa que pode estarr na papel de Sherlock Holmes.”

Que emocionante, Glauco! Olha, eu vou fazer turismo em Amsterdã, por isso cheguei aqui ao seu blog. E vou correndo para o Sherlocked!

Hum……….

 

Reservas

Neste blog, partilho parte de minhas experiências. Você não acha estranho eu não falar da minha aventura lá e não mostrar minhas fotos?

Quando descobri a atração, fiquei desesperado para participar. Mas é necessário fazer reserva. Fiz de tudo para que me aceitassem. Implorei, implorei, usei meu charme, disse que eu era da nobreza holandesa, então usei meu charme outra vez e implorei mais um pouco.

Nossa! Então você participou!

Em meu sonho, sim. Ao menos eu pude chamar um dos responsáveis. Falei sobre meu blog. Gentil e atencioso, ele deu detalhes sobre a atração.

Além de poderem aceitar um número limitado de participantes, os organizadores precisam preparar cada enigma. Isso leva tempo. Por isso, eles não abrem mão de uma reserva com boa antecedência.

Para reservar seu misterioso espaço no Sherlocked, visite o web site deles.

 

Preços

Os valores variam muito de acordo com o tipo da atração. O melhor é você conferir no web site deles.

O que posso adiantar agora é que os preços devem ser estabelecidos por algum inimigo de Holmes. O valor mais baixo que eu vi foi 125€. Para um turista português, falamos de euro para euro. Mas, para turistas brasileiros, a situação fica muito complicada devido ao demoníaco câmbio real-euro.

 

Onde fica

O endereço é Beursplein 1 1012 JW. Siga este link para localizar direto no Google Mapas.

Mapa do Grand Cafe Beurs van Berlage
Junto ao café (balão vermelho), encontramos o Sherlocked. Não deixe de visitar, depois, o Museu Madame Tussauds. Você o encontra abaixo no mapa, à esquerda.

Boa diversão em Amsterdã!

Elementar, meu caro leitor!

By GLAUCO DAMAS

Moro em Portugal. Atuo como autor desde 2001. Publiquei livros infanto-juvenis, inclusive pela Editora Saraiva. Em 2013, surgiram o primeiro livro técnico e o primeiro guia de viagem.

Deixe um comentário