Categories
Turismo

TAP: problemas em um vôo Lisboa-Viena

Eu viajo frequentemente pela companhia aérea TAP. Com prazer. Amo Portugal, por isso privilegio tudo o que esteja ligado ao país. Há pouco tempo, no entanto, tive experiências que me espantaram… e me irritaram.

As frustrações aconteceram em um vôo Lisboa–Viena. (Sim, eu escrevo “vôo”. Ignoro o ridículo acordo ortográfico.) Foi em junho, mas só agora escrevo sobre isso, porque a fila de artigos para serem publicados aqui é enorme, de acordo com as minhas viagens.

TAP, vôo Lisboa-Viena

O primeiro problema foi o precário estado de conservação da aeronave – modelo A320. Os bancos e o forro no chão eram de assustar. Até as revistas de bordo estavam em más condições. Com base nisso, pensamos automaticamente na manutenção do resto, do que mais importa: toda a parte que ergue aquele gigante e o mantém no ar com segurança.

Talvez a manutenção geral estivesse em dia, mas a sensação não era tranquilizadora. Antes disso, somente no Egito eu havia passado por uma situação dessas – durante um vôo doméstico pela EgyptAir, na rota Luxor–Cairo, em um avião tão velho que não caiu por milagre.

Problemas em vôo da TAP

Problemas em vôo da TAP

Problemas em vôo da TAP

Problemas em vôo da TAP

Problemas em vôo da TAP

Problemas em vôo da TAP

O segundo problema foi o estado da minha mala quando eu desembarquei em Viena. Acredite: ela estava molhada. Molhada mesmo, a ponto de deixar traços de água conforme eu me deslocava pelo aeroporto. Muitas pessoas olhavam intrigadas. Só o que faltou foi correrem de mim por medo de algum atentado.

No hotel, tive de secar várias peças de roupa.

Como chegou aquela água ali?

Foi uma dúvida que eu preferi manter, porque desisti de uma reclamação formal no aeroporto. Fui a um balcão de atendimento. Quando vi que o processo ia demorar, desisti. Eu chegava de férias com minha família, e estava pronto para colher muitas dicas para este blog. Tudo o que eu mais queria evitar era dor de cabeça, raiva. Não queria nenhuma energia negativa sobre essa chegada a Viena. Respirei fundo e segui em frente, controlando minhas frustrações. E segui feliz em uma ótima viagem.

Espero não ver esses problemas outra vez. Eu gosto mesmo da TAP, tenho um bom relacionamento. Quero muitos outros vôos com eles. Aliás, viajarei pela TAP em novembro, para a França, e em dezembro, para a Alemanha.

Falhas acontecem nas melhores companhias. Que eles reflitam sobre isso e procurem evoluir.

~~~

Actualização

A TAP entrou em contacto comigo pelo Facebook.

screenshot_20161017-023606

Resposta da TAP, alguns dias depois, por e-mail:

Fazemos referência ao seu comentário, a que dedicámos a nossa melhor atenção.

Queira aceitar em nome da TAP Portugal o nosso sincero pedido de desculpas pela situação relatada.

Aproveitamos para informar que a qualidade dos serviços prestados tem sido uma das nossas maiores preocupações, e nesse sentido temos vindo a intervir para obter uma melhoria significativa da qualidade dos serviços que pretendemos disponibilizar aos nossos Clientes.

É através do contributo dos nossos Passageiros que podemos dar continuidade ao processo de inovação dos produtos e serviços e aferir a qualidade de atendimento que pretendemos disponibilizar.

Informamos que as suas observações foram tidas em total consideração e remetidas ao Departamento responsável.

Uma vez que um dos nossos mais importantes objectivos consiste em satisfazer, ou mesmo antecipar, as expectativas dos nossos Passageiros, solicitamos-lhe que não hesite em contactar-nos noutras situações. Esperando que uma próxima viagem com a TAP Portugal venha a ser do seu inteiro agrado, aproveitamos esta oportunidade para lhe apresentar os nossos melhores cumprimentos.

 

By GLAUCO DAMAS

Moro em Portugal. Atuo como autor desde 2001. Publiquei livros infanto-juvenis, inclusive pela Editora Saraiva. Em 2013, surgiram o primeiro livro técnico e o primeiro guia de viagem.

2 comentários a “TAP: problemas em um vôo Lisboa-Viena”

Parabéns pela postagem Glauco. Bastante lúcida, sem agredir, mas criticando corretamente. Conheci esse blog hoje e gostei do seu tom, até de quando você faz brincadeiras em alguns posts. Gostei e fiquei fã.

Deixe um comentário