Categories
Turismo

Táxi: em viagens, memorize o número de cada veículo

Táxi: em viagens, memorize o número de cada veículo
1769

Todos os dias, milhares de passageiros esquecem objetos em táxis. O problema é mais comum com turistas. Durante uma viagem, as pessoas tendem a ficar deslumbradas, por isso baixam a guarda para certas coisas.

Eu nunca passei por isso. Ainda. Tenho mania de conferir tudo ao sair do carro. Para evitar problemas maiores, criei um hábito: quando o táxi começa a afastar-se, vejo qual é o número do veículo e memorizo. Todo táxi é identificado por um número. Se eu perceber que algo foi esquecido, basta telefonar para a central e informar o número. O motorista poderá ser contactado facilmente.

Não é necessário memorizar o número por muito tempo. Eu conto que, se perder algo, logo perceberei. Por isso, ao usar o táxi seguinte, o número anterior fica praticamente esquecido.

Ter foco no número do veículo é bem mais fácil que memorizar a placa, que inclui letras e mais números.

Você pode pensar em fotografar o número ou a placa do veículo. Mas isso é mais difícil de tornar-se hábito, e dá mais trabalho. Há um outro detalhe. Já vi um motorista voltar para perguntar por que a pessoa estava tirando uma foto. O motorista desconfia que a pessoa vai fazer uma reclamação. Para evitar explicações e olhares estranhos, eu simplesmente memorizo o número do veículo. Isso é automático e não chama a atenção de ninguém.

By GLAUCO DAMAS

Moro em Portugal. Atuo como autor desde 2001. Publiquei livros infanto-juvenis, inclusive pela Editora Saraiva. Em 2013, surgiram o primeiro livro técnico e o primeiro guia de viagem.

Deixe um comentário