Categories
Turismo Variedades

The New York Times publica matéria sobre “a violenta Salvador”

Foto: The New York Times
Foto: The New York Times

Uma reportagem publicada em novembro (2013) pelo The New York Times acendeu uma polêmica na Bahia. Apesar de enaltecer algumas características de Salvador (seu lado cultural extremamente rico), o jornal ressalta o lado “sombrio” da cidade, com foco na “violência alarmante”. Chega a falar em “capital brasileira dos assassinatos”. O trânsito da cidade também entrou na mira: foi classificado como “caótico e violento”. Lugares estratégicos, como o Pelourinho, são vistos como “pontos de pessoas esfarrapadas a consumirem crack em plena luz do dia”.

Alguns dirão que é o tradicional “exagero da mídia”. Outros defenderão a matéria, recebendo-a como uma séria denúncia sobre feridas que precisam ser tratadas. O fato é que a Bahia é um dos pontos turísticos mais famosos do planeta. Turismo é uma indústria bilionária que deve ser cuidada com extrema atenção. Com uma reportagem tão negativa, perdem os baianos, perde o Brasil.

By GLAUCO DAMAS

Moro em Portugal. Atuo como autor desde 2001. Publiquei livros infanto-juvenis, inclusive pela Editora Saraiva. Em 2013, surgiram o primeiro livro técnico e o primeiro guia de viagem.

Deixe um comentário