Categories
Turismo

Turismo no Algarve (Portugal)? Aproveite para conhecer Sevilha (Espanha)

Algarve é a região sul de Portugal. É onde eu moro, aliás. Terra de encantos naturais únicos, atrai cada vez mais turistas de todo o mundo, principalmente europeus. Já escrevi alguns artigos sobre a região, e muitos outros estão a caminho.

Quando uma pessoa me pergunta sobre o que fazer aqui, eu costumo dar uma dica extra se ela tiver certa folga no roteiro. Um passeio extra… fora de Portugal.

E então, Glauco, entra a dica sobre Sevilha.

Certo! SEVILHA! A belíssima, animada, limpa, histórica Sevilha.

Alvor - Algarve - Portugal
Algarve (Alvor, freguesia de Portimão). E do Algarve… vamos a Sevilha.
Palácio em Sevilha.
Palácio Real Alcázar — Sevilha.
Rua em Sevilha
Uma das muitas ruas movimentadas em Sevilha.

Sevilha

Por mais que eu viaje pela Espanha, continuo a eleger Sevilha como um de meus destinos preferidos no país.

Dedique tempo a Sevilha. Sempre vale a pena

Pela proximidade da minha casa, vou a Sevilha a passeio todo ano. Nunca me canso de lá. Além do grande número de turistas, os próprios habitantes fazem o movimento das ruas ferver. Acima de tudo, Sevilha marca pela animação, por isso eu costumo dizer que Sevilha é VIDA. Por que não aproveitar a sua presença no Algarve para conhecer um pouco desse local tão fascinante?

Que interessante, Glauco! É possível fazer uma viagem do tipo “bate e volta”, sem dormir na cidade?

Seria cansativo. Certamente, não o ideal. Mas possível. Se você for para a estrada bem cedo, ainda aproveitará parte da manhã em Sevilha, e poderá voltar ao Algarve no final da noite. Tempo suficiente para visitar o mais básico do turismo sevilhano e sentir as altas vibrações de lá. Mas… não explorar a cidade à noite? Saiba que lá está a casa de dança flamenca já considerada a melhor da Espanha: Tablao El Arenal. Que grande oportunidade! (Já estive várias vezes nessa casa e posso atestar a qualidade dos espetáculos.)

Gosto cada vez mais da ideia, Glauco. Como fazer essa viagem?

Anime-se: de carro, o percurso é rápido e tranquilo.

Catedral de Sevilha
Detalhe da impressionante Catedral de Sevilha.
Restaurante em praça em Sevilha
Estudantes universitários cantam para clientes de restaurantes na Plaza de Doña Elvira — Sevilha.

Viagem do Algarve a Sevilha

Carro é o melhor meio de transporte.

Aqui no blog, eu já disse que não aconselho alugar carro para turismo em Lisboa. Mas no Algarve vale o oposto: eu incentivo o aluguel de carro.

Não conte com transporte público no Algarve (e isso é uma vergonha)

Para falarmos de distância e tempo de viagem, consideremos Faro, capital do Algarve.

Faro, Algarve
O Algarve (delimitado, no alto, pela linha tracejada cinza).
Mapa: de Faro a Sevilha

De Faro a Sevilha, avançamos 200km em menos de duas horas de viagem. (O Google Mapas informa 2h05m, mas geralmente não chega a isso.)

As estradas são bem cuidadas, seguras, tranquilas. No Algarve, o importante é trafegar pela estrada A22 em direção a Vila Real de Santo António.

No caminho, a sinalização é eficiente. Não deverá haver estresse. Se você deseja GPS, use o Google Mapas ou o Here.

Glauco, minha maior curiosidade agora: como é na fronteira com a Espanha?

Em nosso caso, Vila Real de Santo António é a cidade portuguesa que faz fronteira com a Espanha. (Vale uma rápida visita, aliás. É pitoresca. E considere comer no Restaurante da Associação Naval do Guadiana. Ótimo para quem aprecia peixes e diversos frutos do mar.)

Naquela área, o Rio Guadiana marca a divisa entre Portugal e Espanha. Ao cruzar a ponte sobre o rio, você já está na Espanha — a cidade espanhola é Ayamonte. Não há nenhum posto de controle.

Simples assim.

Placas nas estradas de Portugal e da Espanha
Estradas de Portugal e Espanha são bem sinalizadas.
Fronteira Algarve-Andaluzia, com ponte sobre o Rio Guadiana
Ainda no Algarve, uma placa indica a Espanha a apenas 1km.
Fronteira Algarve-Andaluzia, com ponte sobre o Rio Guadiana
A ponte sobre o Rio Guadiana.
Fronteira Algarve-Andaluzia, com ponte sobre o Rio Guadiana
Cruzando a ponte.
Mapa do destino Algarve-Sevilha.
Observe as cidades destacadas em verde. Temos a portuguesa Vila Real de Santo António e a espanhola Ayamonte. (Note Castro Marim. Ofereço como curiosidade extra. É uma cidade portuguesa histórica. Lá acontece, por exemplo, todo verão, a famosa Feira Medieval de Castro Marim. E o castelo da cidade é uma ótima visita.) || O restaurante recomendado no lado português também está marcado no mapa. || Os traços em cor rosa acompanham o Rio Guadiana, a separar os dois países.

Ótimo. Mas agora eu posso considerar uma coisa… E se eu não alugar carro?

Autocarro (ônibus) é uma opção. Mas inviabiliza a idéia do “bate e volta”, porque você não terá liberdade de escolha nos momentos de ir e de vir, e porque as viagens demoram praticamente o dobro.

Caso queira isso, com a ideia de dormir pelo menos uma noite em Sevilha, pesquise no Google sobre bilhetes de viagem para a rota Algarve-Sevilha. A empresa de autocarros Eva, por exemplo, é famosa. Pesquisei agora mesmo a rota Faro-Sevilha e encontrei bilhetes a 20€, com viagens de aproximadamente 4 horas (muito tempo!). Dê uma olhada também na Go Euro. (Para a pesquisa de hotel em Sevilha, siga este link para ver ofertas especiais da Booking em parceria com o blog. Hotel no Algarve? Siga então aqui.)

E qual é o básico para o turismo em Sevilha, Glauco?

Já publiquei alguns artigos sobre Sevilha. Evidentemente, há vários outros artigos na lista de espera de publicação. Não deixe de ver dois: a melhor época para visitar Sevilha e roteiro básico para Sevilha.

Bons passeios! E não se esqueça de voltar ao Algarve para usufruir muitos outros encantos da região. 😉

NOTA:
Procura hotéis em PORTUGAL? Aproveite a parceria deste blog com a Booking. Vantagens costumam aparecer nas reservas. Siga aqui para conferir. (Esse é um link afiliado. Há uma pequena comissão ao blog, e isso ajuda a cobrir altos custos com servidor de qualidade, segurança, tratamento de imagens, etc. É assim que eu NÃO coloco aqui aquelas publicidades irritantes que atrapalham o conteúdo dos artigos. Por uma internet mais limpa! Eu agradeço.)

By GLAUCO DAMAS

Moro em Portugal. Atuo como autor desde 2001. Publiquei livros infanto-juvenis, inclusive pela Editora Saraiva. Em 2013, surgiram o primeiro livro técnico e o primeiro guia de viagem.

11 replies on “Turismo no Algarve (Portugal)? Aproveite para conhecer Sevilha (Espanha)”

Olá! Aluguei carro e estou pensando em ir para Sevilha ( ir e pernoitar por lá). Minha dúvida, o carro alugado em Portugal com CNH brasileira, serve para cruzar a fronteira? Ou necessito de carteira internacional? Obrigado pela atenção e pelas dicas!

Gdamas, ja conhecemos o centro e o norte de Portugal. Agora pretendemos passar 12 dias no Algarve. Sabe me dizer se tem passeios de 3 dias para Marrocos?

Oi. Pretendem ir de carro até Marrocos? Será uma longa viagem, passando por Espanha. Eu ainda prefiro ir de avião (moro em Portugal).

No Algarve, vocês não encontrarão passeios rápidos com destino a Marrocos.

Glauco,

Queria uma dica. Vou de Algarve para Sevilha, em abril.
Farei essa viagem sozinha, gostaria muito de fazer de carro. Você acha perigoso?
Tens como deixar o carro em Sevilha, pois dali vou para Granada.

Desdejá, agradeço.

Eu faço esse caminho de carro todo ano. Muito tranquilo.

Poder deixar o carro em Sevilha dependerá da agência de aluguel do veículo.

Olá, somos um casal do Brasil que ama Portugal. Será nossa terceira viagem. Já conhecemos o norte e a Ilha da Madeira.
Agora queremos ir no sul e de lá para Malaga e Marrocos.
Pode nos dar dicas ?

Oi, bom dia
Se for para Málaga, não esqueça de dar um pulo em Alhambra/Granada, é muito legal
Cadiz também é uma cidade muito interessante

Olá. Ir do Algarve à Espanha de carro é fácil e tranquilo, principalmente se for a Andaluzia (sul da Espanha). Eu sempre faço isso. É prático ir, por exemplo, a Sevilha, Granada, Córdoba.
Marrocos eu acho mais complicado. Ainda prefiro ir de avião a partir de Portugal. O voo é muito curto!

Deixe um comentário