Categories
Turismo

Turismo no Egito: suco e chá de hibisco aos montes!

Logo no início da viagem ao Egito, notamos um hábito frequente no país: tomar suco e chá de HIBISCO. O hibisco aparece em todas as refeições oferecidas a turistas, e até em [deliciosos] momentos extras no decorrer do dia.

Viajar é ampliar a mente, descobrir o mundo, experimentar novas sensações. Por isso, você não pode desperdiçar a oportunidade de tomar os preciosos líquidos feitos com essa flor. No fim, torna-se um vício até para os turistas. Em minha viagem mais recente ao Egito, eu tomei suco de hibisco aos montes!

Para mim, o suco é a melhor idéia, porque toma-se gelado. Ele tem um efeito quase mágico para combater o calor que nos castiga no país (por isso eu evitava o chá, que é quente, afinal). Por exemplo, eu quase derreti com o calor que fazia quando visitei o famoso Templo de Kom Ombo. Nessa altura da viagem, eu estava no cruzeiro pelo Rio Nilo. Ao voltar ao navio, eu fui ao bar e pedi suco de hibisco. E mais um. Em poucos minutos, eu estava revigorado.

Suco de hibisco

Meu precioso vermelhinho. Foi este que tomei primeiro ao voltar do Templo de Kom Ombo.

O suco e o chá são feitos com flores secas de hibisco e açúcar. Há um tempo de repouso, e então tudo passa em uma peneira. No caso do suco, acrescenta-se gelo ao bater em liquidificador. Pronto, uma bebida refrescante e digna dos deuses egípcios!

Flores secas de hibisco Hibisco de molho, com açúcar

Depois de tanto hibisco, é comum os turistas terem vontade de tomar também depois de voltarem para casa. Mas com hibisco do Egito — original, tradicional. É muito fácil providenciar isso. Os mercados egípcios vendem as flores já secas. Procure o produto, por exemplo, no mercado de Aswan (por onde passa o cruzeiro no Nilo) e no mercado do Cairo.

(Artigo continua após este recado.)
Turismo no Egito? Conheça o Meu Egito. Eu mesmo, G. DAMAS, lá recomendo os melhores guias de turismo egípcios — aqueles em quem eu mais confio. Em um destino exótico e complexo como esse, a sua viagem está nas mãos dos guias. Por isso, tenha preocupação com qualidade. Para saber mais, siga depois AQUI.

Eu trouxe um pacote grande na mala. Quer ver o resultado disso? Aqui está. Hibisco em meu liquidificador! Tem ajudado a enfrentar o verão do Algarve, aqui em Portugal.

Suco de hibisco Suco de hibisco

É agora, então, que muitas pessoas dizem:

Glauco, eu vou usar o hibisco do Brasil/Portugal mesmo. Eu encontro essa flor lá em todos os cantos. Aliás, eu tenho em casa!

Boa tentativa. Mas é outro o hibisco usado no Egito para suco e chá. Atenção! Você pode intoxicar-se se consumir a flor do hibisco que é tão comum no Brasil e aqui em Portugal.

NÃO é este hibisco!

 

ESTAS são as flores usadas no Egito. Atenção! (Aliás, podem ser encontradas em alguns supermercados e casas de chá em Portugal e no Brasil.)

Gostou? Está salivando?

Agora com licença, eu vou tomar mais hibisco…

By GLAUCO DAMAS

Moro em Portugal. Atuo como autor desde 2001. Publiquei livros infanto-juvenis, inclusive pela Editora Saraiva. Em 2013, surgiram o primeiro livro técnico e o primeiro guia de viagem.

3 comentários a “Turismo no Egito: suco e chá de hibisco aos montes!”

Produzimos calices de hibiscus subdariffa organicos no Brasil. Lapa e Mandirituba no Parana. Parabens pelo trabalho.
Luiz Lopes

Deixe um comentário