Categories
Turismo

Turistas vegetarianos e veganos em Berlim

A Alemanha é o paraíso dos carnívoros. Terra dos salsichões, dos salames, dos pernis, etc. Eu dispenso tudo isso. Antes da minha primeira viagem ao país, estava muito preocupado. Eu conseguiria comer em Berlim?

Vegetarianismo em Berlim

Sou apaixonado pela Espanha. Visito o país todo ano. É uma delícia, mas confesso que eu quase passo fome. O mesmo acontece comigo na Grécia. Então, eu imaginava uma situação similar na Alemanha.

Para minha surpresa, encontrei em Berlim uma gastronomia fantástica, mesmo para quem privilegia a comida vegetariana. Visitei bons restaurantes e bares, e todos tinham algumas caprichadas opções sem carne.

Turistas vegetarianos e veganos em Berlim
Midtown Grill: aqui, jantei durante duas noites seguidas, e consegui ótimos pratos vegetarianos. (Localize no Google Mapas.)
Turistas vegetarianos e veganos em Berlim
Reinhard’s: mais um ótimo restaurante com boas opções vegetarianas. (Localize no Google Mapas.)

Eu me dei bem até na tradicional Feira de Natal de Berlim. Com diversas barracas nas ruas, em meio à fissura do povo pelas carnes, eu encontrei deliciosas opções vegetarianas. Fiquei no paraíso.

Descobri uma cultura que se abre cada vez mais à vida vegetariana/vegana, em respeito aos animais. Surpreso, soube da Schivelbeiner Straße, uma rua, em Berlim, dedicada aos vegans. Há lojas de roupas e de calçados, cafés e restaurantes onde só se vendem produtos livres de componentes de origem animal. Berlim apresenta outro troféu: é a cidade com a maior rede de supermercados veganos do mundo (www.veganz.de). Incrível!

Turistas vegetarianos e veganos em Berlim
Local com lanches vegetarianos na Feira de Natal de Berlim. Aqui eu comi muito bem!

Portanto, se você é um vegetariano ou vegano com viagem marcada para Berlim, fique tranquilo. E, se estiver curioso para conhecer aquela “rua vegana”, encontre-a diretamente no Google Mapas.

By GLAUCO DAMAS

Moro em Portugal. Atuo como autor desde 2001. Publiquei livros infanto-juvenis, inclusive pela Editora Saraiva. Em 2013, surgiram o primeiro livro técnico e o primeiro guia de viagem.

1 comentário a “Turistas vegetarianos e veganos em Berlim”

Olá, Glauco

Muito interessante o seu texto, mas ainda fiquei com dúvuda sobre as feiras de Natal. Eu gostaria de ir nesta época mas nos vídeos a impressão que dá é que só tem porco. Eu como frango e peixe, então queria saber se há opçòes fora pão com queijo!

Obrigada

Deixe um comentário