Categories
Tecnologia

Wear OS: como tirar cópia de tela do smartwatch

Não é mais segredo para ninguém o modo de tirar uma cópia da tela de um smartphone, de um tablet ou de um computador. Aliás, tela ou ecrã, como bem dizem aqui em Portugal. Mas, quando surge a [rara] necessidade de fazer uma cópia da tela de um smartwatch que usa o Wear OS, sistema da Google, as pessoas coçam a cabeça.

DúvidaIsso mesmo, Glauco! Eu fiz de tudo para descobrir isso! Já até imaginava que não seria possível!

Eu imagino.

Conheça agora o segredo.

.

Cópia de tela no Wear OS

Você se perdeu até agora por uma razão muito lógica. Por ser a cópia da tela do relógio, você procura essa função no próprio relógio. E vasculha mil vezes os menus, as configurações, as opções todas. Mas o caminho para fazer isso não está no relógio. Está em seu telefone.

Em seu smartphone Android, você deve ter o app do fabricante de seu relógio e o app Wear OS, oficial da Google para o gerenciamento de smartwatches. Abra esse app Wear OS.

A imagem abaixo mostra a minha tela com o app Wear OS (eu sempre uso o sistema em inglês). Aparece o Huawei Watch 2, meu relógio no momento.

Legal, Glauco! E esse relógio é bom? Você recomenda?

Publicarei um artigo especial sobre ele nos próximos dias, e também sobre uma má experiência minha com um relógio da Asus. Mas não vamos agora desviar o assunto. Voltemos à cópia de tela no smartwatch Wear OS. Observe, enfim, a imagem em meu telefone:

Tirar cópia de tela de um smartwatch Wear OS

Viu o acesso a um menu ali em cima, à direita? Os três pontinhos em vertical, abaixo do relógio que marca 5:39? Toque ali. Então, aparece este menu:

Tirar cópia de tela de um smartwatch Wear OS

Nosso caminho é o terceiro item do menu — “Take screenshot of watch”. Se você usa o sistema em português, deve ver algo como “tirar cópia da tela do relógio”.

Seu telefone está conectado ao relógio por Bluetooth. O telefone envia ao relógio uma ordem para este copiar a tela do momento.

A cópia não é automaticamente salva no telefone. Não vai direto para o Google Fotos, por exemplo. Aparece uma notificação no telefone, que fica à espera de uma ação sua.

Tirar cópia de tela de um smartwatch Wear OS

A primeira notificação diz: “Ready to send watch screenshot” (pronto para enviar a cópia da tela do relógio). Abaixo disso, um pedido de ação: “Tap to send”. Enfim, tocar para enviar.

OK, toquemos ali.

Esta é a próxima tela:

Tirar cópia de tela de um smartwatch Wear OS

Escolhemos o que fazer com a imagem.

Enviar a imagem? Partilhar? Eu talvez não queira isso. Meu interesse pode ser, por exemplo, simplesmente salvar no meu app de fotos, como o Google Fotos.

Observe outra vez a imagem acima. Você viu ícones de Facebook, Instagram, Twitter, Telegram. Mas um dos itens é “Upload to Photos” — enviar ao Google Fotos. Simples.

E pronto. Resolvido. Aqui está a cópia da tela de meu smartwatch, que eu fiz para este exemplo no blog:

Tirar cópia de tela de um smartwatch Wear OS

É uma parte do menu de seleção de apps.

Nota algo na imagem?

Hum… Qual o mistério?

Não é mistério. É apenas uma curiosidade. A imagem acima é quadrada, um arquivo regular de imagem PNG. Mas observe que o conteúdo da cópia da tela limita-se em uma área circular, espelhando exatamente o visor redondo do relógio. Eu poderia caprichar mais, usando um editor de imagem para cortar a parte extra da moldura quadrada. Poderia fazê-la branca, ou, melhor ainda, transparente.

E por que você não fez isso?

Não achei necessário. Seria mero detalhe neste artigo.

≈ Ou seja: preguiçoso. ≈

Eu captei seu pensamento.

Mas está tudo bem entre nós.

Boas cópias de tela para você. Divirta-se com seu Wear OS.

By GLAUCO DAMAS

Moro em Portugal. Atuo como autor desde 2001. Publiquei livros infanto-juvenis, inclusive pela Editora Saraiva. Em 2013, surgiram o primeiro livro técnico e o primeiro guia de viagem.

Deixe um comentário